O Núcleo da Célula

O núcleo, de forma geral a maior organela celular eucarionte, medindo cerca de 5μm, é a região delimitada por membrana, onde se localizam os cromossomos e um ou mais nucléolos mergulhados no nucleoplasma ou também cariolinfa.

Foi identificado e descrito inicialmente em 1833, pelo botânico escocês Robert Brown, ao analisar tecidos vegetais. Em suas observações descobriu que a maioria das células apresentava uma estrutura interna, com morfologia esférica ou ovóide, recebendo desde então a denominação ‘núcleo’.

Atualmente sabemos que existem células com apenas um núcleo, outras binucleadas (com dois núcleos), multinucleadas (com vários núcleos) e anucleadas (que perderam o núcleo durante a diferenciação).

Mononucleadas – células do tecido epitelial;
Binucleadas – células hepáticas e cartilaginosas;
Multinucleadas – células musculares estriadas do coração humano;
Anucleadas – hemácias de muitos mamíferos.

A membrana nuclear ou carioteca (karyon = núcleo; théke = invólucro) é formada por duas camadas lipoprotéicas, separadas entre si por um espaço perinuclear transpassado por numerosos poros com 100nm de diâmetro, funcionando como válvulas, que regulam a entrada e saída de substâncias comunicantes entre o núcleo e o citoplasma, armazenando e protegendo o material genético.

De acordo com o estágio do ciclo celular, o núcleo pode assumir comportamento distinto: totalmente íntegro e funcionante durante a interfase e desintegrado quando a célula se encontra em divisão (mitose e meiose).

A cariolinfa, semelhante a um colóide, é constituída por água, sais minerais, proteínas e materiais que participam da síntese de ácidos nucléicos (moléculas de DNA e RNA). E também uma massa corpuscular densa, o nucléolo, um significativo acúmulo de proteínas onde se formam os ribossomos.

Evolutivamente uma estrutura que proporcionou maior complexidade entre os organismos.
Publicado por: Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

No núcleo, que é uma região da célula delimitada por membrana, encontramos o material genético do organismo. Entre as alternativas a seguir, marque aquela que indica corretamente o nome dado às células que possuem núcleo definido.

a) Células autotróficas.

b) Células heterotróficas.

c) Células eucarióticas.

d) Células procarióticas.

Ao falarmos de células, normalmente pensamos naquelas que possuem apenas um núcleo. Entretanto, existem células com vários núcleos (multinucleadas) e algumas sem núcleo na maturidade (anucleadas). Entre os exemplos a seguir, marque a alternativa que indica uma célula anucleada:

a) Miócitos.

b) Leucócitos.

c) Eritrócitos.

d) Adipócito.

e) Condrócito.

Observe a localização do retículo endoplasmático na célula
Retículo endoplasmático
Aprenda as principais características do retículo endoplasmático e entenda a diferença entre seus dois tipos.
Escherichia coli
Procariontes
Organismos unicelulares com organização citoplasmática rudimentar.
Robert Hooke: uma vida entregue às mais diversas faces da ciência.
Robert Hooke
Robert Hooke, Hooke, Sir Peter Leiy, Westminster School, Universidade de Oxford, Dr. Busby, Robert Boyle, bomba de ar, pressão e volume dos gases, Denis Papin, panela de pressão, Lei de Hooke, Issac Newton, leis gravitacionais, Royal Society.