Quelônios
Os quelônios, ou testudines, são répteis da ordem Chelonia, cujos representantes são as tartarugas marinhas e de água-doce; cágados, que vivem em água-doce; e os jabutis, encontrados em terra firme. Atualmente são conhecidas 260 espécies de quelônios, sendo que apenas sete espécies são marinhas.
Todos os animais dessa ordem são facilmente reconhecidos por terem uma carapaça coberta por placas de queratina que têm a função de envolvê-los e protegê-los contra predadores. Unido à carapaça está o plastrão, que se localiza na parte ventral do corpo do animal. Possuindo de 40 a 50 vértebras, as costelas das tartarugas desenvolvem-se junto com as placas costais da carapaça. À medida que o animal cresce, as costelas vão se fundindo com a carapaça. Por não possuírem dentes, as tartarugas são dotadas de um bico córneo na mandíbula superior e inferior, sendo que em algumas espécies o bico córneo é duro e resistente.
Imagem mostrando a carapaça e o plastrão de um quelônio
A carapaça das tartarugas tem grande capacidade de regeneração e, à medida que elas crescem, camadas de queratina são depositadas sobre sua carapaça, formando anéis de crescimento. Não é possível datar a idade desses animais através desses anéis, pois eles podem aparecer no mesmo ano e tendem a desaparecer com o tempo. Quando estão em situação de perigo, esses animais conseguem encolher os membros e a cabeça para dentro da carapaça.
Os quelônios encontrados em ambientes aquáticos são carnívoros, enquanto que os encontrados em ambientes terrestres são herbívoros. Infelizmente algumas espécies encontradas no Brasil estão ameaçadas de extinção em razão da caça predatória e da destruição de seu hábitat.