Whatsapp icon Whatsapp

Vacúolos

Existem três tipos de vacúolos: vacúolos digestivos, vacúolos contráteis e vacúolos de armazenamento. A função de cada um depende do organismo em que se encontram.
Imagem de um vacúolo vegetal obtida por microscópio eletrônico.
Imagem de um vacúolo vegetal obtida por microscópio eletrônico.

Os vacúolos são estruturas citoplasmáticas com tamanhos variados e revestidos por membrana, formados a partir do retículo endoplasmático ou do complexo golgiense.

Existem três tipos de vacúolos com específicas funções, dependendo do tipo de organismo: vacúolos digestivos, vacúolos contráteis ou pulsáteis e vacúolos de armazenamento.

Os digestivos, típicos de células fagocitárias, estão associados à atuação de enzimas lisossômicas, formando outros vacúolos derivados a esse processo: vacúolos primários e secundários, ou também chamados de vacúolos digestivos e residuais.

Os contráteis, ou também com função pulsátil, são característicos de alguns protozoários (paramecium), que são responsáveis pelo equilíbrio osmótico, eliminando o excesso de água. Esse tipo também pode ser utilizado como auxílio locomotor ou excretor de algumas espécies.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já os vacúolos de armazenamento, encontrados primordialmente nos vegetais, ocupam significativo volume celular. Dependendo da espécie, armazenam variadas substâncias: carboidratos (amiloplastos – plastos de reserva nutritiva nas raízes), proteínas (proteoplastos – plastos de reserva protéica em sementes), alguns pigmentos de pétalas e folhas (antocianinas) e até toxinas (nicotina e tanino), substâncias de defesa contra predadores herbívoros.

Desta forma, os vacúolos são organelas citoplasmáticas com especialização evolutiva bastante diversificada.

Publicado por Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca Ribeiro

Artigos Relacionados

Estrutura dos ácidos nucleicos
Conheça os ácidos nucleicos, seus tipos, estrutura e constituição.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!