Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Curiosidades
  3. O homem e sua localização

O homem e sua localização

Desde muito tempo, os homens se preocupam em coletar informações que possibilitem organizar a sua ocupação e localização no espaço. Já na Antiguidade, os navegadores faziam uso dos faróis para obterem informações sobre a sua posição nas águas. Por volta de 6200 a.C., um esboço de mapa encontrado na Turquia ganhou o status de mais antigo mapa já produzido. Apesar do achado, alguns especialistas acreditam que a cartografia seja um legado egípcio, com cerca de quatro mil anos de existência.

No século IV a.C., os chineses experimentaram a utilização de um globo que ajudava na navegação através da posição dos astros e a utilização de meridianos. Paralelo a esse curioso invento, os matemáticos gregos produziam mapas que exploravam os territórios da Eurásia e um mapa do sistema solar em que astros e planetas eram organizados em esferas concêntricas. No século seguinte, os árabes apresentaram ao Oriente a bússola como outro útil instrumento de orientação.

Passados vários séculos, os anos de 1500 aparecem como um tempo em que a cartografia e os instrumentos de orientação passam por um verdadeiro “boom”. Nessa época, graças à expansão marítimo-comercial europeia, o astrolábio marítimo aprimorou o desenvolvimento de várias rotas comerciais. Em 1569, Gerhard Kremer (também conhecido como Gerardus Mercatus) realizou a projeção cartográfica do globo terrestre com o uso de dezoito folhas impressas.

Seguindo essa trilha de instrumentos, o sextante apareceu no século XVIII para facilitar as projeções de distância. Realizando um cálculo proporcional entre o tamanho do astro celestial e seu reflexo nas águas, passou a ser possível determinar as milhas de uma viagem. No século seguinte, o giroscópio, um tipo de bússola mais complexa, abriu portas para que o posicionamento de aeronaves fosse possível no século posterior.

Por volta da década de 1960, o departamento de defesa norte-americano idealizou o chamado Global Positioning System, mais popularmente conhecido como G.P.S. . Através do aparelho se tornou possível identificar em tempo real as condições atmosféricas e o posicionamento de alguém. Para tanto, fazia-se necessário aprimorar a quantidade e o envio de informações a ser realizado pelos satélites espaciais. Atualmente, graças à internet, o GPS se tornou uma ferramenta disponível para todo e qualquer motorista.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Do mapa ao GPS: os avanços nos meios de localização do homem.
Do mapa ao GPS: os avanços nos meios de localização do homem.
Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
Assuntos relacionados
Fondue: alimento calórico bastante consumido no frio
Reações que a mudança de temperatura verão/inverno provoca
Reações que a mudança de temperatura verão/inverno provoca, o outono, a diminuição da temperatura no outono, as reações que ocorrem no organismo na transformação da temperatura.
A mania de dizer “Saúde!” após um espirro surgiu há milhares de anos.
Por que dizemos “saúde” quando alguém espirra?
Por que dizemos “saúde” quando alguém espirra, espirro, saúde, curiosidades, ancestrais, cultura, superstição.
Leonardo Da Vinci foi um dos primeiros a pensar em um modelo de lente de contato.
A invenção das lentes de contato
Uma ideia renascentista que atravessou os séculos até se tornar realidade.
As formas de se cuidar do corpo variaram muito de acordo com o tempo.
Os banhos de antigamente
As várias formas que os homens inventaram para cuidar do corpo.
O vinho é uma bebida fermentada.
Bebidas destiladas e fermentadas
Qual a diferença no processamento para se obter Etanol?
As populações ciganas foram veementemente perseguidas ao longo da História.
O preconceito contra os ciganos
Um antigo povo marcado pelo terrível signo da discriminação.
A junção de paralelos e meridianos forma uma rede de localização: as coordenadas geográficas
Paralelos e meridianos
Saiba o que são e como funcionam os paralelos e meridianos, bem como a principal utilização dessas linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre!
A tatuagem é um procedimento doloroso.
Tatuagem
Tatuagem, história da tatuagem, como era feita a tattoo de antigamente, quando chegou a tatuagem elétrica no Brasil, locais onde as tatuagens tendem a deformar com o tempo, melhor lugar para se fazer uma tatuagem.
Apesar de não se saber o real motivo do bocejo, existem teorias que tentam explicá-lo.
Bocejo
Bocejo, definição de bocejo, ação involuntária, mecanismo do bocejo, como é produzido o bocejo, teorias comuns que tentam explicar o bocejo, teoria física, teoria da evolução, teoria do tédio, algumas curiosidades sobre o bocejo.
Prêmio Nobel
Saiba o que é o prêmio Nobel e suas categorias, conheça a história da premiação e a importância de ser reconhecido pela fundação.