Whatsapp icon Whatsapp

O homem e sua localização

Do mapa ao GPS: os avanços nos meios de localização do homem.
Do mapa ao GPS: os avanços nos meios de localização do homem.

Desde muito tempo, os homens se preocupam em coletar informações que possibilitem organizar a sua ocupação e localização no espaço. Já na Antiguidade, os navegadores faziam uso dos faróis para obterem informações sobre a sua posição nas águas. Por volta de 6200 a.C., um esboço de mapa encontrado na Turquia ganhou o status de mais antigo mapa já produzido. Apesar do achado, alguns especialistas acreditam que a cartografia seja um legado egípcio, com cerca de quatro mil anos de existência.

No século IV a.C., os chineses experimentaram a utilização de um globo que ajudava na navegação através da posição dos astros e a utilização de meridianos. Paralelo a esse curioso invento, os matemáticos gregos produziam mapas que exploravam os territórios da Eurásia e um mapa do sistema solar em que astros e planetas eram organizados em esferas concêntricas. No século seguinte, os árabes apresentaram ao Oriente a bússola como outro útil instrumento de orientação.

Passados vários séculos, os anos de 1500 aparecem como um tempo em que a cartografia e os instrumentos de orientação passam por um verdadeiro “boom”. Nessa época, graças à expansão marítimo-comercial europeia, o astrolábio marítimo aprimorou o desenvolvimento de várias rotas comerciais. Em 1569, Gerhard Kremer (também conhecido como Gerardus Mercatus) realizou a projeção cartográfica do globo terrestre com o uso de dezoito folhas impressas.

Seguindo essa trilha de instrumentos, o sextante apareceu no século XVIII para facilitar as projeções de distância. Realizando um cálculo proporcional entre o tamanho do astro celestial e seu reflexo nas águas, passou a ser possível determinar as milhas de uma viagem. No século seguinte, o giroscópio, um tipo de bússola mais complexa, abriu portas para que o posicionamento de aeronaves fosse possível no século posterior.

Por volta da década de 1960, o departamento de defesa norte-americano idealizou o chamado Global Positioning System, mais popularmente conhecido como G.P.S. . Através do aparelho se tornou possível identificar em tempo real as condições atmosféricas e o posicionamento de alguém. Para tanto, fazia-se necessário aprimorar a quantidade e o envio de informações a ser realizado pelos satélites espaciais. Atualmente, graças à internet, o GPS se tornou uma ferramenta disponível para todo e qualquer motorista.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Publicado por Rainer Gonçalves Sousa

Artigos Relacionados

Bocejo
Bocejo, definição de bocejo, ação involuntária, mecanismo do bocejo, como é produzido o bocejo, teorias comuns que tentam explicar o bocejo, teoria física, teoria da evolução, teoria do tédio, algumas curiosidades sobre o bocejo.
Prêmio Nobel
Saiba o que é o prêmio Nobel e suas categorias, conheça a história da premiação e a importância de ser reconhecido pela fundação.
Tatuagem
Tatuagem, história da tatuagem, como era feita a tattoo de antigamente, quando chegou a tatuagem elétrica no Brasil, locais onde as tatuagens tendem a deformar com o tempo, melhor lugar para se fazer uma tatuagem.
video icon
Escrito"Função Seno" em fundo bege e amarelo.
Matemática
Função Seno
Nesta aula veremos como é o gráfico de uma função seno e analisaremos o valor de máximo, mínimo, amplitude e período dessa função.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.