Whatsapp icon Whatsapp

Por que sentimos dor?

A dor somente acontece após um estímulo.
A dor somente acontece após um estímulo.
A dor é uma sensação que se manifesta quando algo de errado ocorre em nosso organismo por meio de estímulos enviados pelos nervos ao cérebro e esse, por sua vez, envia os estímulos ao córtex motor para que esse libere alguma reação. A reação liberada pelo córtex motor é enviada para o local da dor por meio dos nervos.

A sensação de dor é determinada em um indivíduo a partir das sensações que sentiu em seus primeiros anos de vida, ou seja, a primeira lesão que estimulou seu organismo a reagir liberando tal sensação foi determinante para a percepção da mesma. Dessa forma, pode-se dizer que a dor é uma sensação individual e subjetiva.

Existem vários casos que estimulam nosso organismo a liberar reações dolorosas como: nervosismo, ressaca, posição errada, deitar ou sentar de mau jeito, exagerar em exercícios físicos, permanecer por muito tempo em uma mesma posição, esforço repetitivo, estresse e outras.

A cada novo dia a dor em relação à percepção está relacionada aos hábitos diários, longevidade de um indivíduo, prolongamento de vida dos doentes fatais, mudanças de ambiente entre outros. É caracterizada pela sua freqüência, natureza, as causas, localização, a duração, qualidade e intensidade.

O tratamento da dor depende de seu estímulo gerador. Dessa forma, pode ser medicamentoso, auxiliar, fisioterapia, termoterapia, crioterapia, massagens, acupuntura, cinestesioterapia e outros. Existem formas de prevenir algumas dores como aliviar as tensões do dia-a-dia, manter a postura correta, dormir bem, praticar atividades físicas sem exagero, alongar o corpo quando se permanece muito tempo em uma só posição.
Publicado por Eliene

Artigos Relacionados

As espécies cultivadas de banana normalmente não possuem sementes
A banana tem sementes?
A banana tem sementes? Clique aqui e descubra a resposta para essa pergunta que intriga muita gente!
A dicotomia do pensamento religioso feudal mudou com as transformações da Baixa Idade Média.
A invenção do purgatório
A curiosa elaboração de um lugar entre os céus e o inferno.
Vaga-lume
A luz do vaga-lume
A luz do vaga-lume, como o vaga-lume produz luz, bioluminescência, luciferina, emissão de luz, insetos, bioluminescência e reprodução.
Biscoito cream cracker
Biscoito água e sal e cream cracker
Água e sal, cream cracker, diferenças entre biscoito água e sal e cream cracker, calorias existentes nos biscoitos água e sal e cream cracker.
Uma das principais características da fibromialgia é a dor musculoesquelética.
Fibromialgia
Aprenda um pouco mais sobre a fibromialgia, um problema de saúde que se caracteriza por causar dor, fadiga e alterações no sono e que afeta principalmente mulheres.
Se a Terra parasse de girar, o mais provável é que a vida seria extinta.
O que aconteceria se a Terra parasse de girar?
O que aconteceria caso a Terra parasse de girar um dia? Explicamos tudinho para você sobre essa dúvida comum em Física.
As olheiras podem ser desencadeadas por uma série de fatores.
Por que o cansaço provoca olheiras?
Por que o cansaço provoca olheiras?, o que é cansaço, a pele da pálpebra, o tecido subcutâneo, as olheiras vasculares, características das olheiras vasculares, olheiras pigmentares, olheiras do tipo bolsa profunda.
video icon
Enem
Pré-Enem | Energia, trabalho e potência
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre Energia, trabalho e potência com o professor Sostag!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.