Whatsapp icon Whatsapp

Cirrose Hepática

A principal causa da doença é o uso excessivo de álcool.
A principal causa da doença é o uso excessivo de álcool.
Cirrose é uma doença crônica do fígado, que se caracteriza por fibrose e formação de nódulos que bloqueiam a circulação sanguínea e manifesta-se em razão do processo crônico e progressivo de inflamações (hepatites).

A doença faz com que o fígado produza tecido de cicatrização, e com isso o órgão deixa de desempenhar suas funções, como produzir bile, auxiliar na manutenção dos níveis de açúcar no sangue, produzir proteínas, metabolizar o colesterol, o álcool, entre outras.

A principal causa da doença é o uso excessivo de álcool, mas todas as doenças que levam à inflamação crônica do fígado podem desenvolvê-la, tais como: hepatite auto-imune, lesão hepática induzida por drogas ou toxinas, hepatites virais B, C e D, doenças metabólicas, distúrbios vasculares, entre outras. A cirrose é mais comum em homens acima dos 45 anos, mas pode afetar mulheres.

A cirrose não é uma doença contagiosa. Quando há um comprometimento das funções do fígado pode-se observar sintomas como: fraqueza, emagrecimento, sangramentos em gengivas, inchaço nas pernas e na barriga. Em casos mais graves pode ocorrer aumento do abdome, pele e olhos amarelos, sonolência, tremores, cãibras.

Como não existe tratamento para a cirrose, é importante que as doenças que possam causá-la sejam tratadas o quanto antes. O único tratamento para a cirrose hepática é o transplante de fígado.

A prevenção da doença consiste em utilizar preservativo nas relações sexuais, evitar o uso abusivo de álcool e usar seringas descartáveis para evitar a contaminação pelos vírus das hepatites B e C. Outra forma de evitá-la é vacinar contra hepatite B.
Publicado por Patrícia Lopes Dantas

Artigos Relacionados

Inflamação na bolsa que envolve as articulações
Bursite
Bursite, O que é Bursite, Quais são as causas, Qual é o tratamento adequado, Regiões onde são causados a bursite.
Café
O café é uma bebida consumida em todo o mundo. Clique para conhecer os benefícios dessa bebida e saber mais sobre o cafeeiro.
A formiga Tapinoma melanocephalum, conhecida como formiga-fantasma, é uma das espécies de formigas encontradas nos hospitais brasileiros
Formigas: veiculadoras de microrganismos
Clique aqui e veja por que as formigas são consideradas vetores de microrganismos em ambientes hospitalares.
Fígado
Neste texto falaremos mais sobre o fígado, apresentando algumas características desse órgão e as funções por ele desempenhadas.
Alguns tipos de hepatites virais podem provocar cirrose e câncer de fígado.
Hepatites virais
Descubra o que são hepatites virais, quais são seus tipos, formas de transmissão, sintomas e tratamentos por meio da leitura do nosso texto.
video icon
Português
Liev Tolstói
Nesta videoaula, você conhecerá um pouco mais sobre a vida e a obra de Liev Tolstói, um dos escritores mais importantes da literatura russa. Confira nossa análise!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!