Whatsapp icon Whatsapp

Claustrofobia e agorafobia

A claustrofobia desencadeia reações físicas e psíquicas desconfortantes.
A claustrofobia desencadeia reações físicas e psíquicas desconfortantes.

A claustrofobia consiste em um medo exagerado, muitas vezes injustificado, de permanecer em locais fechados, como elevadores e aviões. Esta pode estar associada à agorafobia, que consiste no medo de locais de difícil escape como, por exemplo, um estádio de futebol lotado, ou mesmo o tão temido elevador.

Desta forma, sintomas como falta de ar, palpitações, sudorese, batimentos cardíacos acelerados e pânico são comuns a pessoas que possuem estas fobias, quando as condições são propícias para tal. Tais situações podem ser extremamente embaraçosas e desconfortantes.

Para evitar tais episódios, o indivíduo pode ser capaz, por exemplo, de subir escadas de 20 andares de um prédio, ou mesmo fugir de situações consideradas por ele como sendo de risco. Assim, a pessoa pode iniciar um processo de isolamento, afetando sua rotina normal. Para os pré-dispostos, tal comportamento pode propiciar o início de um quadro depressivo.

A causa destes transtornos de ansiedade fóbica não é bem conhecida. Entretanto, sabe-se que pessoas ansiosas têm mais tendência de desenvolvê-los, e que experiências traumáticas reforçam a possibilidade destes fatos ocorrerem. Repressão de impulsos sexuais e sentimento de culpa também podem estar relacionados.

Felizmente, há tratamento, sendo necessário ser feito até mesmo para evitar que outras doenças psíquicas se desenvolvam. Ele consiste em seções de psicoterapia, associadas ao tratamento psiquiátrico. Provavelmente será requerido o uso de ansiolíticos e de antidepressivos.

Estes métodos terapêuticos, associados, permitirão a cura completa deste quadro, que varia de acordo com a intensidade do caso e persistência do indivíduo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos Relacionados

Anorexia nervosa
Conheça um pouco mais sobre a anorexia nervosa, um transtorno alimentar que afeta principalmente adolescentes e adultos jovens do sexo feminino.
Depressão
Aprenda um pouco mais sobre a depressão, um problema de saúde mental que afeta cerca de 19% das pessoas do nosso planeta em alguma fase da vida.
Neurose
Neurose, reação aumentada do sistema nervoso, comportamento adimitido pela pessoa neurótica, a percepção da realidade e a lucidez, expressões neuróticas, sintomas da neurose, três formas clínicas da neurose, tratamento da neurose.
Xenofobia
Veja o que é xenofobia, seus sintomas e formas de tratamento.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.