Doença do sono

A doença do sono ou também conhecida como tripanossomíase africana, é uma doença parasitária infecciosa transmitida pela mosca tsé-tsé do gênero Glossina, que vive e se reproduz em zonas rurais com áreas pantanosas, savanas e florestas do continente africano. As moscas entram em contato com pessoas residentes em aldeias, pois estão muito próximas a essas áreas.

A interação entre homem e mosca tsé-tsé é ainda mais visível em razão do crescimento da densidade de moscas, da mudança de hábitos alimentares e da expansão do desenvolvimento humano nas áreas infestadas pelo vetor. É importante salientar que o parasita não possui uma preferência racial nem sexual, e sua exposição pode ocorrer a qualquer momento.

A mosca tsé-tsé pica uma pessoa introduzindo o tripanossoma (protozoário flagelado que fica na saliva da mosca) na corrente sanguínea. Então o parasita se reproduz no sangue, passa para o sistema linfático e então para o sistema nervoso. Após a picada, o parasita se reproduz e dissemina-se durante uma a três semanas. O ciclo continua quando outras moscas não contaminadas se alimentam de sangue das pessoas que possuem o tripanossoma na corrente sanguínea. O parasita então se multiplica no corpo da mosca e segue em direção às glândulas salivares do inseto. Quando esse inseto se alimentar, transmitirá a doença para outra pessoa.

Além disso, existem dois tipos de parasitas: o Trypanosoma brucei rhodesiense, que causa a tripanossomíase africana do leste e é transmitida por Glossina morsintans, forma mais aguda da doença; e o Tripanosoma brucei gambiense, que causa a tripanossomíase africana do oeste e é transmitida pela Glossina palpalis, forma crônica da doença. A doença afeta áreas do centro e sul da África e como são casos relativamente isolados, ainda é pouco compreendida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provoca sintomas como sonolência, além de dor de cabeça, febre, sudorese, tremores, dores nas articulações e nos músculos, linfadenopatia, anemia, edemas, apatia, chegando a problemas neurológicos graves com confusões mentais como medo e alterações de humor e convulsões epilépticas, inflamações no cérebro e nas meninges, e posteriormente, ocasionando o coma e a morte. A morte pode ser rápida, com tempo de progressão da doença inferior a seis meses, quando a pessoa estiver contaminada com o parasita Trypanosoma brucei rhodesiense, ou pode ocorrer entre seis meses e seis anos, se infectado com o Tripanosoma brucei gambiense. Pode ocorrer transmissão congênita, causando retardo psicomotor.

Seu diagnóstico é efetuado por meio de detecção dos parasitas no sangue ou na linfa e o tratamento deve ser rapidamente iniciado. Após o parasita invadir o sistema nervoso central, as opções de tratamento, assim como a probabilidade de sobrevivência, diminuem.

Umas das formas do combate à doença é a utilização de roupas que cubram bem a pele, principalmente durante o dia, devido ao hábito diurno das moscas do gênero Glossina. O uso de repelentes e a erradicação do vetor também são medidas profiláticas. Deve-se ter bastante cuidado na transfusão de sangue, pois, embora raro, pode ocorrer transmissão da doença, assim como em acidentes laboratoriais.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

Mosca que transmite a doença do sono
Mosca que transmite a doença do sono
Publicado por: Giorgia Lay-Ang
Assuntos relacionados
Giardia lamblia
Giardíase
Giardíase, o que é a giardíase, sintomas da giardíase, tratamento para a giardíase, como prevenir a giardíase, como se contrai a giardíase.
Malária
Conheça mais a respeito da malária clicando aqui! Neste texto exploraremos aspectos importantes da doença, como sintomas e transmissão.
Protozoário Trichomonas vaginalis
Tricomoníase
A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, protozoário que causa a tricomoníase, os sintomas da tricomoníase, o diagnóstico da tricomoníase, o tratamento da tricomoníase, forma de prevenção da tricomoníase.
O sono pode ser dividido em duas fases: REM e NREM
Sono
Apesar de muitos acharem que dormir não é um processo importante, saiba que se trata de um processo vital. Clique aqui e entenda mais sobre o sono!
Inseto transmissor da leishmaniose.
Leishmaniose Visceral
Leishmaniose Visceral, doença ocasionada por parasita, doença que acomete os órgãos internos, transmissão leishmaniose visceral, inseto transmissor da leishmaniose visceral, sintomas da leishmaniose visceral, tempo médio de incubação da leishmaniose visceral.
Cisto do Balantidium coli
Balantidiose
Saiba o que é o Balantidium coli e como pode ser evitado.
O Toxoplasma gondii é um protozoário responsável por causar a toxoplasmose.
Toxoplasmose
Aprenda sobre a toxoplasmose — doença, em geral, assintomática que pode ser perigosa em gestantes e pessoas imunocomprometidas. Saiba sobre seus sintomas e prevenção.