Whatsapp icon Whatsapp

Febre Zika

A febre Zika é uma doença viral que é transmitida pela picada de mosquitos do gênero Aedes.
Além da Febre Zika, os mosquitos do gênero Aedes são responsáveis por transmitir dengue, febre amarela e febre Chikungunya
Além da Febre Zika, os mosquitos do gênero Aedes são responsáveis por transmitir dengue, febre amarela e febre Chikungunya

O Brasil é um país marcado por suas grandes belezas naturais e um clima que garante temperaturas elevadas em grande parte do ano. Esse clima não é atrativo apenas para o homem, mas também para mosquitos transmissores de doenças.

Entre os mosquitos vetores de doenças encontrados no Brasil, podemos destacar os do gênero Aedes, como o A. albopictus e o A. aegypti, sendo esse último conhecido popularmente como “mosquito-da-dengue”. Esses insetos relacionam-se com a transmissão da dengue, febre amarela, febre Chikungunya e febre Zika.

A febre Zika é uma doença relativamente nova em nosso território. O primeiro caso foi registrado em 2015. Pesquisadores sugerem que a doença chegou à América Latina por intermédio de turistas que visitaram o continente durante a Copa do Mundo de 2014.

Essa doença é causada por um vírus de RNA denominado Zika Vírus (ZIKAV), que pertence à família Flaviviridae e é do gênero Flavivirus. O vírus é transmitido, principalmente, pela picada de mosquitos do gênero Aedes, mas há indícios de que a contaminação possa ocorrer também por relações sexuais e de forma perinatal (da mãe para o bebê).

O ZIKAV foi isolado pela primeira vez em 1947, durante estudos com macacos na floresta de Zika, na Uganda, África. Casos em humanos foram relatados apenas na década de 60. O primeiro grande surto da febre Zika foi registrado em 2007, na Micronésia, no Pacífico Norte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A febre Zika causa sintomas bastante semelhantes aos da dengue, mas menos intensos. O paciente com essa enfermidade apresenta febre moderada, conjuntivite, diarreia, vômitos, dores musculares, nas articulações e de cabeça, bem como manchas e coceira pelo corpo. Recentemente, foi constatada a relação da doença com dois problemas de saúde graves: a Síndrome de Guillain-Barré, uma síndrome neurológica que pode causar paralisa, e a microcefalia, responsável por retardo mental em crianças. 

Por ser muito semelhante à dengue, à febre Chikungunya e a quadros alérgicos, a febre Zika pode ser facilmente confundida com um desses problemas, sendo o diagnóstico clínico um desafio. Assim sendo, diante dos sintomas, são fundamentais testes laboratoriais para confirmar a doença. Atualmente a técnica mais utilizada é o RT-PCR, uma ferramenta extremamente útil para detectar quais proteínas estão sendo expressas.

O tratamento da febre Zika é sintomático, ou seja, preocupa-se apenas em aliviar os sintomas da doença. Para diminuir febres e dores pelo corpo, recomenda-se o uso de paracetamol; para diminuir o prurido, recomendam-se anti-histamínicos. A doença cura-se sozinha em aproximadamente 12 dias e não apresenta complicações.

Para prevenir-se da febre Zika, os cuidados são os mesmos para outras doenças transmitidas pelos mosquitos do gênero Aedes: eliminar o criadouro do mosquito. Para isso, evite deixar expostos recipientes que possam servir para o acúmulo de água. Com medidas simples, é possível evitar o avanço dessa e de outras doenças.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Chikungunya
Você já ouviu falar a respeito da chikungunya? Acesse nosso texto e entenda o que é essa doença, conheça seus sintomas e descubra o tratamento.
Dengue
Que tal aprender mais sobre a dengue? Clique aqui e descubra os sintomas dessa doença, como ela é transmitida e como é feito seu tratamento.
Febre amarela
Saiba mais sobre a febre amarela, uma doença viral grave que é transmitida pela picada de um mosquito e pode causar a morte.
Mosquito-da-dengue
Conheça as características físicas e comportamentais do Aedes aegypti, o mosquito-da-dengue.
video icon
Professor com chinelos nas mão ao lado do escrito"Como um chinelo pode salvar a sua vida?".
Biologia
Como um chinelo pode salvar a sua vida?
Saiba a importância do uso do chinelo para a prevenção de doenças transmitidas por vermes, fungos e bactérias.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.