Gripe

A gripe é uma infecção ocasionada pelo vírus Influenza, essa é dividida em três tipos: A B e C. A do tipo A infecta humanos e animais, já os tipos B e C infectam somente os humanos.

Altamente contagiosa, a gripe ocorre com maior freqüência no final do outono, inverno e início da primavera, afetando milhões de pessoas a cada ano.

O vírus Influenza é disseminado pelo ar. Quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus dispersam-se no ar por tempo suficiente para contaminar outra pessoa. Um fator que facilita a transmissão é a aglomeração de pessoas em ambientes fechados.

O período de incubação é de um a dois dias. Os sintomas são: febre, tosse, dores musculares, mal estar, dor de cabeça, tosse seca. Pode ocorrer também conjuntivite, prostração e anorexia.

A gripe, muitas vezes, é confundida com o resfriado por possuir sintomas semelhantes a esse, mas em caso de resfriado os sintomas são mais amenos e iniciam-se gradualmente.

Qualquer pessoa está propensa a gripe, porém idosos, pessoas com doenças respiratórias crônicas e baixa imunidade podem apresentar infecções mais graves, com possibilidade de infecções fatais.

Quando não há complicações, a gripe dura de 3 a 5 cinco dias, e a maioria dos doentes recuperam-se ao final de uma semana. Recomenda-se descansar, tomar muito líquido, alimentar bem, evitar mudanças de temperatura, não tomar medicamento sem orientação do médico.

O principal método de prevenção da gripe é a vacinação, evitando seu aparecimento em até 75% das situações e, em 98% dos casos, diminui a gravidade da doença. Procure também evitar o contato com pessoas infectadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A gripe é altamente contagiosa e afeta milhões de pessoas a cada ano.
A gripe é altamente contagiosa e afeta milhões de pessoas a cada ano.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assuntos relacionados
Faringite
Faringite
Faringite, inflamação da garganta, faringite aguda, faringite crônica, contágio da faringite, fatores que podem causar a faringite, sintomas da faringite, tratamento da faringite.
Gripe do Frango: ocasionado pelo vírus Influenza, tem como hospedeiro as aves.
Gripe do Frango
Gripe do Frango, gripe aviária, gripe das aves, vírus que ocasiona a gripe do frango, contágio da gripe do frango, sintomas da gripe do frango, tratamento da gripe do frango, prevenção da gripe do frango.
Zé Gotinha: símbolo das campanhas pela erradicação da Poliomielite no Brasil
Poliomielite
Doença que foi erradicada de nosso país graças às campanhas de vacinação.
Comportamento raivoso é um dos sintomas da hidrofobia.
Hidrofobia (raiva)
Doença fatal em mais de 99% dos casos, quando não tratada.
A coriza é um sintoma comum dos resfriados, porém também pode ocorrer em casos de gripe
Diferenças entre a gripe e o resfriado
Descubra as diferenças entre a gripe e o resfriado e saiba por que é importante diferenciar essas duas doenças.
Entre as medidas de prevenção da gripe H1N1, podemos citar a vacina e lavar sempre as mãos
Gripe H1N1
Informe-se sobre os sintomas, tratamento e prevenção da gripe H1N1!
As doenças provocam sintomas específicos e possuem causas definidas
O que são doenças, síndromes e transtornos?
Você sabe a diferença entre doenças, síndromes e transtornos? Clique aqui e aprenda o significado desses termos amplamente utilizados na medicina.
O vírus da gripe sofre muitas mutações
Influenza A (H3N2)
Conheça mais sobre o influenza A (H3N2), um tipo de vírus da gripe que está em circulação em nosso país. Saiba por que esse vírus é assim chamado e por que é considerado tão perigoso. Aprenda ainda algumas valiosas dicas que podem ser usadas no dia a dia para evitar o contágio por esse e outros vírus da gripe.
Vírus, bactérias e outros agentes podem causar infecções.
Infecção
Você sabe o que é infecção? Clique aqui e descubra o significado desse termo. Além disso, compreenda o que são doenças infecciosas e conheça exemplos.
Diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado
Descubra as principais diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado clicando aqui! Neste texto abordaremos os principais sintomas de cada uma dessas doenças.
Para nos prevenir da febre amarela, é necessário também evitar a proliferação dos vetores
Febre amarela
Saiba mais sobre a febre amarela, uma doença viral grave que é transmitida pela picada de um mosquito e pode causar a morte.
Hepatite, doença caracterizada por inflamação do fígado
Hepatite
Hepatite, inflamação do fígado, causas da hepatite, hepatite crônica, hepatite viral, sintomas da hepatite, casos graves de hepatite, diagnóstico de hepatite.
Herpes Simples
Herpes
Herpes, Quais são os efeitos do herpes, Qual é o tratamento do herpes, Quais as causas, Como se adquire o herpes, Como é transmitido o Herpes, Saiba mais sobre a doença herpes.
Conhecido como  mosquito-da-dengue, o <i>Aedes aegypti</i> também é responsável por transmitir outras doenças
Mosquito-da-dengue
Conheça as características físicas e comportamentais do Aedes aegypti, o mosquito-da-dengue.