Whatsapp icon Whatsapp

Gripe

A gripe é altamente contagiosa e afeta milhões de pessoas a cada ano.
A gripe é altamente contagiosa e afeta milhões de pessoas a cada ano.

A gripe é uma infecção ocasionada pelo vírus Influenza, essa é dividida em três tipos: A B e C. A do tipo A infecta humanos e animais, já os tipos B e C infectam somente os humanos.

Altamente contagiosa, a gripe ocorre com maior freqüência no final do outono, inverno e início da primavera, afetando milhões de pessoas a cada ano.

O vírus Influenza é disseminado pelo ar. Quando a pessoa gripada espirra, tosse ou fala, gotículas com o vírus dispersam-se no ar por tempo suficiente para contaminar outra pessoa. Um fator que facilita a transmissão é a aglomeração de pessoas em ambientes fechados.

O período de incubação é de um a dois dias. Os sintomas são: febre, tosse, dores musculares, mal estar, dor de cabeça, tosse seca. Pode ocorrer também conjuntivite, prostração e anorexia.

A gripe, muitas vezes, é confundida com o resfriado por possuir sintomas semelhantes a esse, mas em caso de resfriado os sintomas são mais amenos e iniciam-se gradualmente.

Qualquer pessoa está propensa a gripe, porém idosos, pessoas com doenças respiratórias crônicas e baixa imunidade podem apresentar infecções mais graves, com possibilidade de infecções fatais.

Quando não há complicações, a gripe dura de 3 a 5 cinco dias, e a maioria dos doentes recuperam-se ao final de uma semana. Recomenda-se descansar, tomar muito líquido, alimentar bem, evitar mudanças de temperatura, não tomar medicamento sem orientação do médico.

O principal método de prevenção da gripe é a vacinação, evitando seu aparecimento em até 75% das situações e, em 98% dos casos, diminui a gravidade da doença. Procure também evitar o contato com pessoas infectadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Gabriela Cabral

Artigos Relacionados

Diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado
Descubra as principais diferenças entre COVID-19, gripe e resfriado clicando aqui! Neste texto abordaremos os principais sintomas de cada uma dessas doenças.
A coriza é um sintoma comum dos resfriados, porém também pode ocorrer em casos de gripe
Diferenças entre a gripe e o resfriado
Descubra as diferenças entre a gripe e o resfriado e saiba por que é importante diferenciar essas duas doenças.
Faringite
Faringite
Faringite, inflamação da garganta, faringite aguda, faringite crônica, contágio da faringite, fatores que podem causar a faringite, sintomas da faringite, tratamento da faringite.
Febre
Clique aqui e aprenda mais sobre a febre. Neste texto abordaremos o que é febre, e conheceremos seu mecanismo e como é feito seu tratamento.
Para nos prevenir da febre amarela, é necessário também evitar a proliferação dos vetores
Febre amarela
Saiba mais sobre a febre amarela, uma doença viral grave que é transmitida pela picada de um mosquito e pode causar a morte.
Flurona é um termo criado a partir da junção dos termos “flu”, que significa gripe em inglês, e  “rona”, que faz referência ao coronavírus.
Flurona
Já ouviu falar sobre flurona? Clique aqui e entenda melhor a que se refere esse termo que ganhou os noticiários no final de 2021.
Entre as medidas de prevenção da gripe H1N1, podemos citar a vacina e lavar sempre as mãos
Gripe H1N1
Informe-se sobre os sintomas, tratamento e prevenção da gripe H1N1!
Gripe aviária (gripe do frango)
Já ouviu falar a respeito da gripe aviária? Clique aqui e conheça mais sobre essa doença que afeta aves, mas pode também acometer o ser humano.
Alguns tipos de hepatites virais podem provocar cirrose e câncer de fígado.
Hepatites virais
Descubra o que são hepatites virais, quais são seus tipos, formas de transmissão, sintomas e tratamentos por meio da leitura do nosso texto.
O herpes labial leva ao surgimento de lesões na região da boca. O beijo pode transmitir a doença.
Herpes
Neste texto você compreenderá melhor o que é herpes. Aprenda sobre suas causas, seus sintomas, seu tratamento e sua prevenção.
Comportamento raivoso é um dos sintomas da hidrofobia.
Hidrofobia (raiva)
Doença fatal em mais de 99% dos casos, quando não tratada.
Vírus, bactérias e outros agentes podem causar infecções.
Infecção
Você sabe o que é infecção? Clique aqui e descubra o significado desse termo. Além disso, compreenda o que são doenças infecciosas e conheça exemplos.
O vírus da gripe sofre muitas mutações
Influenza A (H3N2)
Conheça mais sobre o influenza A (H3N2), um tipo de vírus da gripe que está em circulação em nosso país. Saiba por que esse vírus é assim chamado e por que é considerado tão perigoso. Aprenda ainda algumas valiosas dicas que podem ser usadas no dia a dia para evitar o contágio por esse e outros vírus da gripe.
Mitos e verdades sobre o uso de máscaras de proteção
Conheça alguns mitos e verdades sobre o uso de máscaras de proteção e compreenda quando e quem deve utilizá-las.
Conhecido como  mosquito-da-dengue, o <i>Aedes aegypti</i> também é responsável por transmitir outras doenças
Mosquito-da-dengue
Conheça as características físicas e comportamentais do Aedes aegypti, o mosquito-da-dengue.
As doenças provocam sintomas específicos e possuem causas definidas
O que são doenças, síndromes e transtornos?
Você sabe a diferença entre doenças, síndromes e transtornos? Clique aqui e aprenda o significado desses termos amplamente utilizados na medicina.
Pneumonia
Aprenda mais sobre a pneumonia, uma doença que mata muitas pessoas anualmente. Veja aqui suas causas, sintomas e tratamento da inflamação.
Existem diferentes variantes do vírus da covid-19, e algumas se destacam por sua capacidade de transmissão.
Variante Ômicron
Clique aqui e conheça mais sobre a Ômicron, uma variante do vírus da covid-19 que está causando preocupação em todo mundo.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!