Whatsapp icon Whatsapp

Danças folclóricas no Brasil

As danças folclóricas estão presentes em todas as regiões do Brasil.
Apresentação de maracatu, dança folclórica brasileira.
O maracatu é uma das danças folclóricas da região Nordeste do Brasil.[1]

Danças folclóricas são danças típicas que carregam manifestações populares e significados de um determinado povo. Elas também servem como ferramenta de compartilhamento do patrimônio e sua herança histórico-cultural. As danças folclóricas estão presentes em todo o mundo, com as particularidades de cada cultura.

No Brasil, existem diversas danças folclóricas, cada uma contando a história de sua região e de suas respectivas populações. As danças tradicionais também servem de instrumento para se conhecer a história de um país e de uma região.

São danças folclóricas que ocorrem no Brasil:

  • frevo

  • catira

  • baião

  • quadrilha

  • samba de roda

  • maracatu

  • bumba meu boi

Leia também: O que é folclore?

7 danças folclóricas brasileiras e seu local de celebração

  • Frevo

Grupo de frevo, no Pernambuco.
Grupo de frevo, no Pernambuco.

O frevo é uma dança típica de Pernambuco, no Nordeste. A dança faz parte da tradição do Carnaval de rua no estado e é muito popular nas cidades de Olinda e Recife.

O frevo surgiu no século XIX e é caracterizado pelas músicas com a ausência de letras e pequenos guarda-chuvas coloridos como elementos da coreografia.

O termo vem do verbo "ferver", sendo uma representação da dança frenética realizada pelos dançarinos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Catira

 Grupo de catira, em São Paulo.[2]
 Grupo de catira, em São Paulo.[2]

A catira é uma dança de origem caipira e sertaneja do interior de estados como Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

A dança é caracterizada pelos passos realizados com batidas dos pés e palmas das mãos dos dançarinos. Na música, o instrumento utilizado é a viola. A catira também é conhecida como cateretê.

Leia também: Senhor do Bonfim — uma das principais festas populares brasileiras

  • Baião

Luiz Gonzaga em apresentação nos estúdios da Rádio Tupi, no Rio de Janeiro. Foto de Oziel Peçanha. Arquivo Nacional.[3]
Luiz Gonzaga em apresentação nos estúdios da Rádio Tupi, no Rio de Janeiro. Foto de Oziel Peçanha. Arquivo Nacional.[3]

O baião é outra dança folclórica do Nordeste. A sua origem é do estilo musical angolano "lundu", trazido ao Brasil pelos negros escravizados.

O baião se fundiu com as coreografias dos nativos indígenas brasileiros, dos negros e da metrópole da época.

Ele é caracterizado pela dança em pares, com movimentos parecidos com o do forró. O baião se tornou famoso no país inteiro a partir da década de 1940, com Luiz Gonzaga.

  • Quadrilha

Apresentação de quadrilha em Campina Grande, Paraíba.
A quadrilha é uma dança típica presente em diversos estados do Brasil.[4]

A quadrilha é uma dança típica das comemorações da época de Festa Junina, no mês de junho. A origem da quadrilha é a Europa, principalmente a França do século XVIII, porém o Brasil transformou a comemoração com elementos próprios.

A dança possui uma temática caipira, com um animador que anuncia os movimentos de dança que os participantes devem fazer. A quadrilha possui diversos participantes, todos em casais.

  • Samba de roda

 Samba de roda na Bahia.[5]
 Samba de roda na Bahia.[5]

O samba de roda é uma expressão cultural brasileira com raízes africanas e portuguesas que reúne poesia, música e dança. Nasceu na Bahia, por volta de 1960.

Assim como o nome diz, o estilo consiste em uma roda de pessoas tocando instrumentos, cantando e dançando. O samba de roda está relacionado à capoeira, que também traz músicas, lutas e poesia aos orixás.

No samba de roda, várias pessoas se reúnem em círculo para cantar, tocar e dançar. No que se refere à música, os instrumentos mais encontrados são a viola, berimbau, agogô, chocalho, pandeiro, reco-reco e atabaque.

Leia também: Carnaval — a maior festividade do Brasil

  • Maracatu

Apresentação de maracatu, em Pernambuco.
Maracatu é uma dança folclórica típica do Pernambuco.[6]

Outra dança pernambucana, o maracatu traz elementos africanos, indígenas e portugueses, abrangendo elementos culturais e históricos desses povos.

Uma de suas características é a forte presença religiosa. Os dançarinos do maracatu representam personagens como duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha. É realizado um cortejo musical em que os principais instrumentos são tambor, caixas, taróis e ganzás.

  • Bumba Meu Boi

Dança de Boi-Bumbá.[7]
Dança de Boi-Bumbá.[7]

Bumba Meu Boi, ou Boi-Bumbá, é uma festa da região Norte e Nordeste do Brasil. Ela surgiu no século XVIII, no Nordeste, época em que o gado possuía uma grande importância para a economia local.

A dança possui uma representação teatral que mescla as culturas da Espanha, Portugal, de países africanos e de povos indígenas brasileiros.

Sincretismos religiosos também fazem parte da representação, na mistura de santos, orixás e seres mágicos. Os grupos que encenam são chamados de sotaques.

A representação possui os seguintes personagens: brincantes, bois, casal, dono da fazenda, vaqueiro, índios, caboclos e músicos.

Créditos das imagens

[1] Erica Catarina Pontes / Shutterstock

[2] Teia SP 2013 / Wikimedia Commons

[3] Arquivo Nacional / Domínio público

[4] Cacio Murilo / Shutterstock

[5] Joa Souza / Shutterstock

[6] Erica Catarina Pontes / Shutterstock

[7] Erica Catarina Pontes / Shutterstock

Publicado por Miguel Souza

Artigos Relacionados

A origem do termo samba
História do Samba, Samba, a origem do termo samba, o significado da palavra samba, Rio de Janeiro, Proclamação da Republica, Abolição da Escravidão, Noel Rosa, Carmen Miranda, Donga.
A prática carnavalesca do entrudo
O entrudo era uma prática carnavalesca das classes populares do Brasil. Conheça mais, clicando aqui!
Bumba meu boi
Conheça a origem do bumba meu boi. Saiba os nomes que seus festejos recebem pelo país e quais são os personagens que fazem parte dessa dança.
Capoeira
Clique aqui e conheça a origem da capoeira. Descubra quais são suas principais características e saiba quais são seus tipos.
Folia de Reis
Clique aqui, saiba o que é Folia de Reis e conheça a origem e as principais características dessa festividade.
Origens do Carnaval
Acesse e saiba das origens do Carnaval. Entenda as associações da festa com celebrações antigas e como ela chegou ao Brasil. Saiba de sua relação com o cristianismo.
Samba
Acesse o texto para saber mais detalhes sobre o samba, patrimônio cultural do Brasil. Entenda como esse estilo surgiu no começo do século XX.
Símbolos da Festa Junina
Clique aqui e conheça os principais símbolos da Festa Junina. Saiba qual significado esses símbolos têm e leia algumas curiosidades.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Ângulos notáveis na trigonometria" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Ângulos notáveis na trigonometria
Nessa aula veremos que os ângulos notáveis na trigonometria do triângulo retângulo são os de 30º, 45º e 60º. Além disso, veremos de onde saem esses valores.