Whatsapp icon Whatsapp

Danças folclóricas no Brasil

As danças folclóricas estão presentes em todas as regiões do Brasil.
Apresentação de maracatu, dança folclórica brasileira.
O maracatu é uma das danças folclóricas da região Nordeste do Brasil.[1]

Danças folclóricas são danças típicas que carregam manifestações populares e significados de um determinado povo. Elas também servem como ferramenta de compartilhamento do patrimônio e sua herança histórico-cultural. As danças folclóricas estão presentes em todo o mundo, com as particularidades de cada cultura.

No Brasil, existem diversas danças folclóricas, cada uma contando a história de sua região e de suas respectivas populações. As danças tradicionais também servem de instrumento para se conhecer a história de um país e de uma região.

São danças folclóricas que ocorrem no Brasil:

  • frevo

  • catira

  • baião

  • quadrilha

  • samba de roda

  • maracatu

  • bumba meu boi

Leia também: O que é folclore?

7 danças folclóricas brasileiras e seu local de celebração

  • Frevo

Grupo de frevo, no Pernambuco.
Grupo de frevo, no Pernambuco.

O frevo é uma dança típica de Pernambuco, no Nordeste. A dança faz parte da tradição do Carnaval de rua no estado e é muito popular nas cidades de Olinda e Recife.

O frevo surgiu no século XIX e é caracterizado pelas músicas com a ausência de letras e pequenos guarda-chuvas coloridos como elementos da coreografia.

O termo vem do verbo "ferver", sendo uma representação da dança frenética realizada pelos dançarinos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Catira

 Grupo de catira, em São Paulo.[2]
 Grupo de catira, em São Paulo.[2]

A catira é uma dança de origem caipira e sertaneja do interior de estados como Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e São Paulo.

A dança é caracterizada pelos passos realizados com batidas dos pés e palmas das mãos dos dançarinos. Na música, o instrumento utilizado é a viola. A catira também é conhecida como cateretê.

Leia também: Senhor do Bonfim — uma das principais festas populares brasileiras

  • Baião

Luiz Gonzaga em apresentação nos estúdios da Rádio Tupi, no Rio de Janeiro. Foto de Oziel Peçanha. Arquivo Nacional.[3]
Luiz Gonzaga em apresentação nos estúdios da Rádio Tupi, no Rio de Janeiro. Foto de Oziel Peçanha. Arquivo Nacional.[3]

O baião é outra dança folclórica do Nordeste. A sua origem é do estilo musical angolano "lundu", trazido ao Brasil pelos negros escravizados.

O baião se fundiu com as coreografias dos nativos indígenas brasileiros, dos negros e da metrópole da época.

Ele é caracterizado pela dança em pares, com movimentos parecidos com o do forró. O baião se tornou famoso no país inteiro a partir da década de 1940, com Luiz Gonzaga.

  • Quadrilha

Apresentação de quadrilha em Campina Grande, Paraíba.
A quadrilha é uma dança típica presente em diversos estados do Brasil.[4]

A quadrilha é uma dança típica das comemorações da época de Festa Junina, no mês de junho. A origem da quadrilha é a Europa, principalmente a França do século XVIII, porém o Brasil transformou a comemoração com elementos próprios.

A dança possui uma temática caipira, com um animador que anuncia os movimentos de dança que os participantes devem fazer. A quadrilha possui diversos participantes, todos em casais.

  • Samba de roda

 Samba de roda na Bahia.[5]
 Samba de roda na Bahia.[5]

O samba de roda é uma expressão cultural brasileira com raízes africanas e portuguesas que reúne poesia, música e dança. Nasceu na Bahia, por volta de 1960.

Assim como o nome diz, o estilo consiste em uma roda de pessoas tocando instrumentos, cantando e dançando. O samba de roda está relacionado à capoeira, que também traz músicas, lutas e poesia aos orixás.

No samba de roda, várias pessoas se reúnem em círculo para cantar, tocar e dançar. No que se refere à música, os instrumentos mais encontrados são a viola, berimbau, agogô, chocalho, pandeiro, reco-reco e atabaque.

Leia também: Carnaval — a maior festividade do Brasil

  • Maracatu

Apresentação de maracatu, em Pernambuco.
Maracatu é uma dança folclórica típica do Pernambuco.[6]

Outra dança pernambucana, o maracatu traz elementos africanos, indígenas e portugueses, abrangendo elementos culturais e históricos desses povos.

Uma de suas características é a forte presença religiosa. Os dançarinos do maracatu representam personagens como duques, duquesas, embaixadores, rei e rainha. É realizado um cortejo musical em que os principais instrumentos são tambor, caixas, taróis e ganzás.

  • Bumba Meu Boi

Dança de Boi-Bumbá.[7]
Dança de Boi-Bumbá.[7]

Bumba Meu Boi, ou Boi-Bumbá, é uma festa da região Norte e Nordeste do Brasil. Ela surgiu no século XVIII, no Nordeste, época em que o gado possuía uma grande importância para a economia local.

A dança possui uma representação teatral que mescla as culturas da Espanha, Portugal, de países africanos e de povos indígenas brasileiros.

Sincretismos religiosos também fazem parte da representação, na mistura de santos, orixás e seres mágicos. Os grupos que encenam são chamados de sotaques.

A representação possui os seguintes personagens: brincantes, bois, casal, dono da fazenda, vaqueiro, índios, caboclos e músicos.

Créditos das imagens

[1] Erica Catarina Pontes / Shutterstock

[2] Teia SP 2013 / Wikimedia Commons

[3] Arquivo Nacional / Domínio público

[4] Cacio Murilo / Shutterstock

[5] Joa Souza / Shutterstock

[6] Erica Catarina Pontes / Shutterstock

[7] Erica Catarina Pontes / Shutterstock

Publicado por Miguel Souza

Artigos Relacionados

A origem do termo samba
História do Samba, Samba, a origem do termo samba, o significado da palavra samba, Rio de Janeiro, Proclamação da Republica, Abolição da Escravidão, Noel Rosa, Carmen Miranda, Donga.
A prática carnavalesca do entrudo
O entrudo era uma prática carnavalesca das classes populares do Brasil. Conheça mais, clicando aqui!
Bumba meu boi
Conheça a origem do bumba meu boi. Saiba os nomes que seus festejos recebem pelo país e quais são os personagens que fazem parte dessa dança.
Capoeira
Clique aqui e conheça a origem da capoeira. Descubra quais são suas principais características e saiba quais são seus tipos.
Folia de Reis
Clique aqui, saiba o que é Folia de Reis e conheça a origem e as principais características dessa festividade.
Origens do Carnaval
Acesse e saiba das origens do Carnaval. Entenda as associações da festa com celebrações antigas e como ela chegou ao Brasil. Saiba de sua relação com o cristianismo.
Samba
Acesse o texto para saber mais detalhes sobre o samba, patrimônio cultural do Brasil. Entenda como esse estilo surgiu no começo do século XX.
Símbolos da Festa Junina
Clique aqui e conheça os principais símbolos da Festa Junina. Saiba qual significado esses símbolos têm e leia algumas curiosidades.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.