Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Educação Física
  3. Ginástica Olímpica

Ginástica Olímpica

A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.

Os aparelhos da ginástica artística masculina diferenciam-se dos aparelhos disputados na ginástica artística feminina no seguinte aspecto: enquanto os aparelhos masculinos procuram demonstrar a força e domínio do ginasta, os aparelhos femininos dão um destaque maior à vertente artística e à agilidade.

A ginástica olímpica fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos. As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.

As competições oficiais de ginástica olímpica são reguladas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) que estabelece normas e calendários para todos os eventos internacionais. Já as competições nacionais são regulamentadas pelas diversas federações locais. Cabe também à FIG a responsabilidade sobre o Código de Pontuação, a publicação que orienta os ginastas, técnicos e árbitros na elaboração, composição e avaliação das séries em todas as provas.

A ginástica olímpica faz parte dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, em Atenas no ano de 1896, e nos Jogos Pan-Americanos desde 1951.

A prática da ginástica olímpica proporciona benefícios como flexibilidade, concentração, coordenação motora, sociabilidade.
Ginástica Olímpica
Ginástica Olímpica
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas
Assuntos relacionados
Prática da capoeira
Capoeira
Capoeira, representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira, movimentos que caracterizam a capoeira, como a capoeira chegou ao Brasil, benefícios da capoeira.
A bandeira olímpica foi hasteada pela primeira vez em 1920, na Antuérpia, Bélgica*
Jogos Olímpicos
Conheça a história dos jogos olímpicos, as medalhas, recordistas, números e algumas curiosidades!
O Discóbolo de Myron é o símbolo do curso de Educação Física
01 de setembro – Dia do Profissional de Educação Física
Entenda a importância do Dia do Profissional de Educação Física e conheça um pouco mais da área.
Judô
Judô
Judô, arte marcial praticada como esporte, ano de criação do judô, objetivo do judô, características do judô, regras do judô, vestimenta utilizada no judô, pontuação do judô, cores das faixas utilizadas no judô.
Esqui alpino
Esqui
Esqui, par de lâminas, criação do esqui, modalidade disputada por homens e mulheres, categorias do esqui, esqui alpino, esporte de velocidade, esporte que demanda grande capacidade aeróbica e resistência nos músculos das pernas, objetivo do esqui alpino.