O espaço pedagógico prazeroso
Cada instituição de ensino possui uma estrutura física que geralmente não é adquirida por decisão dos educadores, porém eles podem intervir no sentido de tornar o ambiente escolar acolhedor através de uma decoração e organização adequada do espaço.
O ambiente escolar deve proporcionar harmonia e funcionalidade, não apenas para os alunos, mas para todos que fazem parte da instituição escolar de forma direta ou indireta. O que acontece é que na maioria das vezes quando se aborda a organização do espaço pedagógico o que vem em mente são as crianças da Educação Infantil, o importante é que, apesar delas necessitarem de um espaço maior, os demais trabalhadores devem se sentir à vontade para exercer suas tarefas de forma qualificada.
Ao iniciar a organização do espaço é importante lembrar que crianças necessitam de espaço que possam chegar, brincar, aprender, comer, realizar as necessidades fisiológicas e até mesmo dormir.
Quanto aos professores, esses necessitam de um espaço onde possam se reunir, trabalhar em equipe, receber visitas de pais, para guardar material e outros.
Ressalta-se que muitas escolas não possuem espaço físico suficiente para preencher as necessidades, nesse caso a imaginação é aspecto fundamental para a organização.
A decoração deve partir do princípio de uma elaboração de propostas realizadas pelos educadores de forma que tenham uma distribuição e organização do espaço que corresponda às reais necessidades.
A estética é importante, porém a prioridade deve ser a sensação de bem-estar, um lugar acolhedor no qual, com o decorrer do ano letivo, realizem modificações de acordo com as necessidades das crianças e do grupo.
O ideal é não esquecer que o ambiente está sendo preparado para crianças e não para adultos, portanto requer bastante cautela no momento das escolhas.