Whatsapp icon Whatsapp

Pais na Escola

Através da reunião de pais na escola, os profissionais da escola poderão mostrar seu projeto pedagógico e informar aos pais sobre a aprendizagem de seus filhos.
Dinâmica para os pais
Dinâmica para os pais

Ao final de cada bimestre, as escolas reúnem os pais, a fim de conversar sobre os alunos e fazer a entrega dos boletins.

Porém, uma reunião de pais não pode ser simplista ao ponto de se voltar apenas para questões comportamentais e de notas.

Ao contrário, a cada momento com os familiares dos alunos, a escola deve estar preparada para demonstrar o desenvolvimento do trabalho pedagógico, dando segurança aos pais de que aquele ambiente bem como os profissionais que ali atuam estão capacitados para promover a aprendizagem.

Para que isso aconteça e os pais saiam satisfeitos da reunião, descreva os progressos de cada aluno, como chegou à determinada série e como têm evoluído, quais aprendizagens já conquistou, como está seu aspecto emocional, sua socialização com o grupo, a segurança quanto aos conteúdos trabalhados, a concentração durante as aulas, principais habilidades, principais dificuldades, sua participação e envolvimento com os mesmos, além do compromisso com as tarefas e pesquisas sugeridas.

É importante ressaltar sobre a participação da família para se atingir um processo educativo de qualidade. As crianças precisam de atenção, têm necessidade em compartilhar suas tarefas com os pais, precisa da opinião do outro para satisfazer seu ego.

Através de reuniões constantes com o grupo de profissionais da escola, os mesmos vão tendo segurança em compartilhar esses elementos com os familiares dos estudantes, pois as discussões em grupo favorecem uma dinâmica de troca de experiências que só tende a enriquecer o trabalho pedagógico da instituição.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para garantir a qualidade da reunião e a satisfação dos pais quanto à mesma, a escola deve se preocupar em promover um momento pedagógico de qualidade. Seguem algumas sugestões:

- Iniciar a reunião com a leitura de um texto sobre relacionamento entre pais e filhos pode ser uma ótima oportunidade para reflexão de todos, além de abrir espaços para discussões acerca do tema;

- Algumas dinâmicas podem ser propostas a fim de integrar a equipe escolar aos pais, dando abertura para os mesmos se arriscarem em algumas tarefas. Com isso, um momento de tensão torna-se uma ocasião de convivência harmoniosa e aconchego, experiências positivas para todos os envolvidos;

- A reunião deve ter uma pauta de assuntos a serem tratados, para não se voltar para casos isolados, o que sempre acontece;

- Depois de discutidos os temas da pauta, finalize a reunião abrindo espaço para esclarecimento de dúvidas e sugestões. Nesse momento, os professores deverão entregar uma pequena lembrança da reunião.

Com certeza uma reunião bem planejada é sempre um sucesso e agrada a todos, além de ser uma demonstração da qualificação dos profissionais da escola.

Publicado por Jussara Barros

Artigos Relacionados

Dinâmica de grupo ajuda a integração dos alunos
Retornando às Aulas
Formas de conquistar novas amizades e se dar bem no novo grupo.
No Brasil é mais comum a reserva de vagas para negros
Sistema de Cotas
A reserva de vagas em um concurso Vestibular pode ser feita através do Sistema de Cotas: Cotas Sociais ou Raciais.
video icon
Guia de Profissões
Guia de Profissões | Relações Públicas: como é o curso e a profissão?
Quer ter mais informações sobre o curso de Relações Públicas e a profissão? Confira uma entrevista com a relações públicas Viviane Mansi, que fala tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!