Whatsapp icon Whatsapp

Cálculo do calor transferido

Energia sendo transferida do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura
Energia sendo transferida do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura

Em nossos estudos vimos que calor é a energia em trânsito, ou seja, é a energia que se transfere de um corpo para outro. Sabemos também que se colocarmos em um recipiente isolado dois corpos com temperaturas diferentes, com o passar do tempo eles terão temperaturas iguais. Isso acontece pelo fato de o corpo de maior temperatura transferir energia em forma de calor para o corpo de menor temperatura.

Mas deixo a pergunta: como é possível determinar a quantidade de energia, em forma de calor, recebida ou cedida por um objeto?

Geralmente, quando um corpo absorve ou cede certa quantidade de energia, ele apresenta variação na sua temperatura. É notável saber que a variação da temperatura de um corpo está condicionada à sua massa e também ao calor específico da substância que o constitui, ou seja, depende de sua capacidade térmica. Dessa forma, podemos dizer que, para determinada quantidade de energia recebida, quanto maior for a capacidade térmica, menor será a variação de temperatura do objeto.

A quantidade de energia recebida na forma de calor (ΔQ) está associada a uma variação na temperatura (ΔT), condicionada pela capacidade térmica (C),

que pode ser expressa pelo calor específico, ou seja,

Chegamos, assim, a uma nova expressão para o calor específico:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Obtendo o valor da energia transferida

Uma maneira de determinar a quantidade de energia transferida, na forma de calor, é medir a temperatura do sistema antes (T1) e depois (T2) de ele receber energia e calcular sua variação (ΔT):

Em seguida, multiplicamos pela massa (m) do sistema e pelo calor específico (c) da substância que o constitui, chegando ao valor da quantidade de calor:

Vamos utilizar essa expressão no seguinte exemplo: determine a quantidade de energia recebida por um coletor solar, contendo 1500 g de água em sua tubulação, quando sua temperatura passa de 21°C para 63°C. O calor específico da água é definido por 1cal/g.°C.

Utilizando a expressão que permite o cálculo da quantidade de calor, temos:

Portanto, chegamos à conclusão de que o sistema recebeu 63 kcal de energia na forma de calor. Quando o sistema recebe energia, o ΔQ é positivo.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.