Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Choque elétrico, um verdadeiro perigo

Choque elétrico, um verdadeiro perigo

Corrente elétrica é o movimento ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. Se observarmos microscopicamente, podemos ver que essas partículas na verdade estão em movimento desordenado, pois elas possuem movimento aleatório em razão da agitação térmica a qual estão submetidas.

O choque elétrico é causado pela corrente elétrica que atravessa o corpo do ser humano ou de qualquer outro tipo de animal. O seu acontecimento pode causar até morte, dependendo da intensidade da corrente elétrica, por isso deve-se ter muito cuidado com tomadas, fios desencapados e até mesmo a rede elétrica de distribuição de energia, pois são muito perigosos e com alto poder para eletrocutar uma pessoa.

O que determina as conseqüências do choque é a intensidade da corrente elétrica, ou seja, o valor da corrente. Lembrando que a corrente elétrica é medida no Sistema Internacional de Unidades em ampère. Alguns estudos sobre esse fenômeno revelaram as conseqüências de alguns valores aproximados, veja:

      • Corrente de 1mA a 10 mA podem provocar apenas uma sensação de formigamento; 
      • Correntes entre 10 mA e 20 mA podem causar uma sensação dolorosa;
      • Correntes maiores que 20 mA e menores que 10 mA causam dificuldades na respiração, pode causar morte por asfixia se não socorrido a tempo;
      • Correntes superiores a 100 mA são muito perigosas com alto poder de matar, pois atacam direto o coração, fazendo com que ele funcione a rápidas contrações e de formas irregulares, é a chamada fibrilação cardíaca; 
      • Correntes que são superiores a 200 mA já não causam mais a fibrilação cardíaca, mas provocam graves queimaduras e parada cardíaca.

A voltagem não é um fator determinante para o fenômeno do choque elétrico. Em algumas situações, apesar da voltagem ser relativamente grande as cargas elétricas envolvidas são muito pequenas, e em conseqüência disso o choque elétrico produzido não apresentam nenhum risco. Isso ocorre, por exemplo, no gerador de Van de Graaff, utilizado em laboratórios de ensino. No entanto, voltagens que são relativamente pequenas podem causar sérios danos, dependendo da resistência do corpo. O corpo humano tem resistência aproximada de 100000 Ω com a pele seca, já com a pele molhada cerca de 1000 Ω. Ou seja, conclui-se que com corrente elétrica não se brinca, pois suas conseqüências podem ser fatais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Choque elétrico, esse pode até matar.
Choque elétrico, esse pode até matar.
Publicado por: Marco Aurélio da Silva Santos
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Os resistores são empregados em circuito elétricos para dimensionar a tensão e a corrente elétrica.
Associação de resistores
Que tal saber o que é associação de resistores e para o que servem? Aprenda quais são os tipos de associações e conheça as fórmulas utilizadas para calculá-las.
Os pássaros tocam o fio em dois pontos, assim, não há diferença de potencial que faça surgir uma corrente elétrica
Por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos?
Você sabe por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos? Descubra como esses animais conseguem pousar em fio de alta-tensão sem sofrer danos.
Para-raios
Você sabe o que são para-raios, para que servem, quais os seus tipos e quando eles devem ser usados? Acesse o artigo e confira essas e outras informações.
Representação eletromagnética
Eletromagnetismo
Clique aqui e conheça as principais características do eletromagnetismo!
A carga Q é uma fonte de um campo elétrico e a carga q é a carga de prova colocada nesse campo
Campo elétrico gerado por uma carga pontual
Veja aqui o conceito físico de campo elétrico gerado por uma carga elétrica puntiforme.
Do ponto de vista técnico, não há diferença entre as tensões 110 V e 220 V
110 V ou 220 V: qual é a melhor opção?
Clique aqui para saber quais são as vantagens ou possíveis diferenças entre as tensões 110 V e 220 V!
Gerador elétrico
Você sabe o que são geradores elétricos? Confira uma introdução sobre geradores, descubra quais são as fórmulas e confira exercícios resolvidos sobre esse tema.
Força eletromotriz e Força contraeletromotriz
A diferença entre gerador e receptor elétrico
Circuito elétrico simples
Potência em resistores
No estudo da potência em resistores, é preciso aprender o cálculo da potência elétrica dissipada em um resistor.
As pilhas e as baterias possuem polaridades fixas. Dessa forma, o campo elétrico por elas produzido em um fio é constante.
Usamos corrente contínua ou alternada?
Veja aqui qual tipo de corrente elétrica, contínua ou alternada, fazemos uso em nossas residências.
P é um ponto de uma região onde há um campo elétrico. Em q1 e q2 atuam as forças elétricas F1 e F2
Vetor campo elétrico
O vetor campo elétrico é definido pela razão entre a força elétrica e a carga de prova. Veja mais sobre as características do vetor campo elétrico.