Condutores

Condutividade é a propriedade da matéria de permitir que as cargas elétricas fluam em seu interior. Bons condutores são materiais que permitem que os elétrons se desloquem facilmente.

Os metais, em geral, são ótimos condutores de eletricidade. Neles, os elétrons fluem com facilidade. Por isso, o cobre, o alumínio e o estanho costumam ser empregados na fabricação de fios elétricos.

Além dos metais, existem outros corpos condutores de eletricidade: o corpo humano, o solo, o ar úmido e outros. Os maus condutores de eletricidades são; a borracha, o plástico, a cerâmica e etc. Esses objetos são muito importantes, pois, eles fazem com que não ocorra curto-circuitos. Nesses materiais , os elétrons não conseguem se movimentar com facilidade.

Há também os semicondutores que permite apenas alguma movimentação dos elétrons. Neles, a condutividade pode ser manipulada, variando-se artificialmente a composição do material, conforme se queira, ou não, a passagem das cargas elétricas. São a base da indústria microeletrônica.

O silício (os chips que controlam equipamentos eletrônicos como calculadora e computadores) é o material semicondutor mais utilizado.

Fios de cobre são bons condutores elétricos.
Publicado por: Tiago Dantas
Espira circular percorrida por uma corrente elétrica fornecida pela bateria
Campo em uma espira circular
Veja aqui como determinar o campo magnético gerado por uma espira circular percorrida por uma corrente elétrica.
Representação de um átomo
Constituíntes básicos de um átomo
Clique aqui e aprenda as características dos prótons, nêutrons e elétrons, partículas constituintes de um átomo.
Os raios ocorrem graças ao processo de eletrização por indução
Eletrização por indução
Veja aqui como ocorre o processo de eletrização por indução passo a passo.
Cuba de eletroforese.
Eletroforese
Eletroforese é o movimento de partículas através de um fluido sob a ação de uma ddp.
Lei de Coulomb
Você conhece a lei de Coulomb? Acesse e descubra o que diz essa lei, conheça a fórmula usada para calculá-la e aprenda mais com exercícios resolvidos sobre o tema.
Lei de Lenz
Você sabe o que diz a lei de Lenz? Acesse o texto e confira uma introdução ao assunto, conheça aplicações da lei Lenz e resolva os exercícios sobre o tema.
multímetro
O multímetro
Aparelho capaz de realizar diferentes medidas elétricas
Um Dia Eletrizante
Como ocorrem os processos de eletrização?