2. Física
  3. Eletricidade
  4. Carga Elétrica

Carga Elétrica

No mundo atual é quase impossível viver sem a eletricidade. Se olharmos à nossa volta veremos diversos equipamentos que necessitam de eletricidade para funcionar. Quando nos referimos ao estudo da eletricidade, estamos, na verdade, fazendo referência aos fenômenos resultantes da propriedade chamada carga elétrica.

Pensando em fatos históricos, vemos que diversas hipóteses e várias teorias foram levantadas e desenvolvidas a fim de dar explicações mais concisas acerca dos fenômenos elétricos. Hoje sabemos com plena convicção que tais fenômenos estão ligados à estrutura da matéria.

Como já estudamos, sabemos que todos os corpos são constituídos de átomos, que podem ser descritos como constituídos de partículas elementares. As principais são os prótons, nêutrons e elétrons.

A carga elétrica é uma propriedade que está intimamente associada a certas partículas elementares que formam o átomo (prótons e elétrons). O modelo do sistema planetário é o modelo simples mais adotado para explicar como tais partículas se distribuem no átomo. De acordo com o modelo planetário, os prótons e nêutrons localizam-se no núcleo, já os elétrons estão em uma região denominada eletrosfera.

Através de experiências foi possível mostrar que prótons e elétrons têm comportamentos elétricos opostos. Por isso, convencionou-se que há duas espécies de cargas elétricas: a positiva, que tem comportamento igual ao do próton; e a negativa, que se comporta como a carga elétrica do nêutron. Os nêutrons não apresentam a citada propriedade física, isto é, os nêutrons não possuem carga elétrica.

No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de carga elétrica é o coulomb (C). O próton e o elétron, em módulo, possuem a mesma quantidade de carga elétrica. O valor da carga do próton e do elétron é denominado quantidade de carga elementar (e) e possui o valor de:

e=1,6 .10-19 C

Como 1 C é uma quantidade de carga elétrica muito grande, é comum a utilização dos seus submúltiplos:

1 mC (milicoulomb)= 10-3  C
1 μC (microcoulomb)= 10-6  C
1 nC (nanocoulomb)= 10-9  C

A quantidade de carga elétrica total (Q) será sempre um múltiplo inteiro (n) vezes o valor da carga elementar (e). Essa quantidade de carga pode ser determinada através da seguinte expressão:

Q=n .  e

Geralmente quando um corpo qualquer apresenta o número de prótons igual ao de elétrons dizemos que esse corpo está eletricamente neutro, ou seja, o corpo possui carga total igual a zero. Portanto, quando o corpo apresenta número de prótons diferente do número de elétrons, dizemos que o corpo se encontra eletrizado, ou seja, o corpo apresenta carga elétrica diferente de zero.

Dessa forma, um corpo estará eletrizado quando perde ou recebe elétrons.

Em todos os experimentos realizados até o momento, verifica-se que, em sistemas isolados, a quantidade de carga elétrica permanece constante. Essa lei é chamada de conservação da quantidade de carga elétrica. Portanto, podemos dizer que a carga elétrica não é criada e não se perde, ela apenas se transfere de um corpo para outro.

Modelo planetário para representação do átomo
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva

(Fafi-MG) Dizer que a carga elétrica é quantizada significa que ela:

a) só pode ser positiva

b) não pode ser criada nem destruída

c) pode ser isolada em qualquer quantidade

d) só pode existir como múltipla de uma quantidade mínima definida

e) pode ser positiva ou negativa

(Unitau-SP) Uma esfera metálica tem carga elétrica negativa de valor igual a 3,2 . 10-4 C. Sendo a carga do elétron igual a 1,6 10-19 C, pode-se concluir que a esfera contém:

a) 2 . 1015 elétrons

b) 200 elétrons

c) um excesso de 2. 1015 elétrons

d) 2 . 1010 elétrons

e) um excesso de 2 . 1010 elétrons

Corrente elétrica
Você sabe o que é corrente elétrica? Conheça o conceito, as fórmulas, os tipos de corrente e exercícios resolvidos.
Os condutores possuem facilidade para transportar cargas elétricas, e os isolantes oferecem dificuldade para o transporte das cargas
Condutores e isolantes
Saiba mais sobre os condutores e isolantes, materiais que, a partir da quantidade de elétrons livres, possuem facilidade ou dificuldade para conduzir eletricidade.
Lei de Joule
Aplicação da Lei de Joule para a resistência elétrica.
Características da Corrente elétrica
Corrente elétrica: Suas divisões e sua importância
Máquina copiadora
Copiadoras e Impressoras
O processo de cópias é caracterizado pelo uso de cargas elétricas
P é um ponto de uma região onde há um campo elétrico. Em q1 e q2 atuam as forças elétricas F1 e F2
Vetor campo elétrico
O vetor campo elétrico é definido pela razão entre a força elétrica e a carga de prova. Veja mais sobre as características do vetor campo elétrico.
Os aparelhos eletrônicos, como o DVD, ficam envoltos por uma capa metálica para não serem danificados por um campo elétrico externo
Blindagem eletrostática
Entenda a definição de blindagem eletrostática e saiba por que os aparelhos eletrônicos são envolvidos por materiais metálicos.
Os raios originam-se a partir do atrito de massas de ar, o que causa a eletrização das nuvens
Raios e trovões
Clique aqui para entender como ocorrem os raios e trovões, fenômenos que estão muito presentes no nosso cotidiano!
A diferença de potencial (ddp) motiva o movimento ordenado das cargas elétricas
O que é diferença de potencial?
Clique aqui e entenda o que é a diferença de potencial elétrico e descubra ainda se a tensão de 220 V é melhor que a de 110 V!
O atrito entre dois corpos de materiais diferentes pode gerar um desequilíbrio no número de prótons e elétrons
Eletrização por atrito
Clique aqui e saiba mais sobre o processo de eletrização por atrito e entenda como se faz a interpretação da série triboelétrica.
O encontro entre partícula e antipartícula gera liberação de uma grande quantidade de energia
Antimatéria
Clique aqui para saber mais sobre a antimatéria e as possibilidades de uso de tecnologias com antielétrons e antiprótons.
Cada raio carrega consigo, em média, 109 Joules, o equivalente a 300 kWh de energia
Fatos curiosos sobre os raios
Veja algumas curiosidades sobre os raios, as descargas elétricas atmosféricas que nos fascinam e assustam ao mesmo tempo.
Será que a recarga da bateria dos celulares aumenta muito o consumo de energia elétrica?
Qual é o gasto anual de energia de um smartphone?
Clique para saber qual é o gasto anual de energia do seu smartphone. A cada recarga completa em uma bateria de capacidade de 1500 mAh (a média dos aparelhos atuais) são consumidos 0,006 kWh. Isso afeta em quanto o consumo de energia elétrica no fim do mês? Descubra se o seu smartphone é ou não um vilão no consumo de eletricidade.
Brilho azul da radiação Cherenkov em reator nuclear ativo imerso em água
Efeito Cherenkov
Que tal aprender sobre o efeito Cherenkov? Quando partículas carregadas, como elétrons, conseguem mover-se com velocidades superiores à própria velocidade da luz em algum meio, um brilho de azul característico surge. Esse efeito é bastante comum em reatores nucleares e raios cósmicos.
Energia potencial elétrica
Você sabe o que é energia potencial elétrica? Acesse e confira a definição dessa forma de energia, aprenda suas fórmulas, e descubra como calculá-la por meio de exemplos.
Ímã em forma de ferradura
Campo magnético
Acesse e aprenda a definição de campo magnético. Descubra quais são as diferentes fontes de campo magnético, e confira exercícios resolvidos sobre o tema.
Força elétrica
Acesse para entender o conceito de força elétrica, as fórmulas envolvidas no seu cálculo, além de conferir exercícios resolvidos sobre o tema.
Energia armazenada nos capacitores
Você sabe como calcular a energia armazenada nos capacitores? Acesse e aprenda a calculá-la, conheça as principais fórmulas e confira ainda exercícios resolvidos.
Eletrodinâmica
Você sabe o que é eletrodinâmica? Acesse o texto e confira uma introdução à eletrodinâmica e aprenda mais sobre a movimentação das cargas com exercícios resolvidos.
Um Dia Eletrizante
Como ocorrem os processos de eletrização?
Equação para o cálculo do potencial elétrico
Gráfico do potencial elétrico
Construindo o gráfico do potencial elétrico gerado num ponto P por uma carga elétrica puntiforme.