Whatsapp icon Whatsapp

Usamos corrente contínua ou alternada?

As pilhas e as baterias possuem polaridades fixas. Dessa forma, o campo elétrico por elas produzido em um fio é constante.
As pilhas e as baterias possuem polaridades fixas. Dessa forma, o campo elétrico por elas produzido em um fio é constante.

Ao estudarmos os conceitos iniciais sobre corrente elétrica vimos que a corrente elétrica nos metais é entendida como o movimento extra dos elétrons livres, sobreposto ao movimento desordenado, por causa da ação de um campo elétrico criado por uma fonte externa sobre eles. Por convenção, foi determinado que o sentido da corrente elétrica (i) seria o mesmo do campo elétrico.

Vimos também que a corrente elétrica (i) em um condutor é definida quantitativamente como a razão entre a quantidade de carga (Q) que atravessa uma secção transversal do fio, e o intervalo de tempo correspondente, ou seja,

i =
     ∆ t

onde i é a corrente elétrica, Q é a carga elétrica e Δt é o intervalo de tempo.

Em nossas residências são encontrados diversos tipos de aparelhos que só funcionam quando ligados à energia elétrica. Mas a corrente que utilizamos é corrente contínua ou corrente alternada? Para muitos, há confusão em saber quando estamos usando corrente contínua e quando estamos usando corrente alternada. De forma simples vamos entender qual tipo de corrente (contínua ou alternada) usamos nos aparelhos eletrodomésticos de nossas casas.

Quando um aparelho elétrico está ligado a uma fonte do tipo bateria ou pilha, a polaridade em seus terminais é fixa, ou seja, o campo elétrico tem um sentido constante na fiação do aparelho que está em funcionamento ligado a essa fonte. Portanto, dizemos que o movimento dos elétrons livres no fio do aparelho se dá sempre no mesmo sentido, caracterizando o que chamamos de corrente contínua.

Outros aparelhos, como geladeiras, chuveiros, ventiladores e liquidificadores, são alimentados por fontes (geradores de usinas) que alternam, de forma constante, sua polaridade. Por isso, o sentido do campo na fiação da residência em que um aparelho elétrico esteja funcionando ligado a uma tomada de 110 V ou 220 V também se alterna. Consequentemente, o movimento extra dos elétrons livres é ora para um lado, ora para outro, originando o que denominamos corrente alternada.

É comum, em nossas residências, utilizarmos um adaptador para ligar o videogame, o teclado, o telefone sem fio... Nesses adaptadores, geralmente aparecem estas inscrições: entrada AC 110/220 V, saída DC3 3,0/4,5/6,0/7,5/9,0/12 V. Isso significa que eles são ligados a tomadas que fornecem corrente alternada ao adaptador, que, por sua vez, acaba alimentando os aparelhos eletrônicos. Além disso, os adaptadores alternam o valor da tensão, conforme o valor especificado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Capacitor Plano
Entendendo a equação do armazenamento elétrico
Força elétrica
Acesse para entender o conceito de força elétrica, as fórmulas envolvidas no seu cálculo, além de conferir exercícios resolvidos sobre o tema.
Transformadores
Acesse e entenda o que são e como funcionam os transformadores. Aprenda também as fórmulas usadas para calcular a tensão e a corrente elétrica em transformadores.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.