Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Usamos corrente contínua ou alternada?

Usamos corrente contínua ou alternada?

Ao estudarmos os conceitos iniciais sobre corrente elétrica vimos que a corrente elétrica nos metais é entendida como o movimento extra dos elétrons livres, sobreposto ao movimento desordenado, por causa da ação de um campo elétrico criado por uma fonte externa sobre eles. Por convenção, foi determinado que o sentido da corrente elétrica (i) seria o mesmo do campo elétrico.

Vimos também que a corrente elétrica (i) em um condutor é definida quantitativamente como a razão entre a quantidade de carga (Q) que atravessa uma secção transversal do fio, e o intervalo de tempo correspondente, ou seja,

i =
     ∆ t

onde i é a corrente elétrica, Q é a carga elétrica e Δt é o intervalo de tempo.

Em nossas residências são encontrados diversos tipos de aparelhos que só funcionam quando ligados à energia elétrica. Mas a corrente que utilizamos é corrente contínua ou corrente alternada? Para muitos, há confusão em saber quando estamos usando corrente contínua e quando estamos usando corrente alternada. De forma simples vamos entender qual tipo de corrente (contínua ou alternada) usamos nos aparelhos eletrodomésticos de nossas casas.

Quando um aparelho elétrico está ligado a uma fonte do tipo bateria ou pilha, a polaridade em seus terminais é fixa, ou seja, o campo elétrico tem um sentido constante na fiação do aparelho que está em funcionamento ligado a essa fonte. Portanto, dizemos que o movimento dos elétrons livres no fio do aparelho se dá sempre no mesmo sentido, caracterizando o que chamamos de corrente contínua.

Outros aparelhos, como geladeiras, chuveiros, ventiladores e liquidificadores, são alimentados por fontes (geradores de usinas) que alternam, de forma constante, sua polaridade. Por isso, o sentido do campo na fiação da residência em que um aparelho elétrico esteja funcionando ligado a uma tomada de 110 V ou 220 V também se alterna. Consequentemente, o movimento extra dos elétrons livres é ora para um lado, ora para outro, originando o que denominamos corrente alternada.

É comum, em nossas residências, utilizarmos um adaptador para ligar o videogame, o teclado, o telefone sem fio... Nesses adaptadores, geralmente aparecem estas inscrições: entrada AC 110/220 V, saída DC3 3,0/4,5/6,0/7,5/9,0/12 V. Isso significa que eles são ligados a tomadas que fornecem corrente alternada ao adaptador, que, por sua vez, acaba alimentando os aparelhos eletrônicos. Além disso, os adaptadores alternam o valor da tensão, conforme o valor especificado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
As pilhas e as baterias possuem polaridades fixas. Dessa forma, o campo elétrico por elas produzido em um fio é constante.
As pilhas e as baterias possuem polaridades fixas. Dessa forma, o campo elétrico por elas produzido em um fio é constante.
Publicado por: Domiciano Correa Marques da Silva
Assuntos relacionados
A equação acima é reconhecida como sendo a 1ª Lei de Ohm, mas ela pode ser aplicada a elementos não ôhmicos
Primeira lei de Ohm
Clique aqui e entenda a Primeira lei de Ohm, que mostra a relação diretamente proporcional entre a corrente elétrica e a diferença de potencial (ddp).
Os pássaros tocam o fio em dois pontos, assim, não há diferença de potencial que faça surgir uma corrente elétrica
Por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos?
Você sabe por que os pássaros não tomam choque em fios elétricos? Descubra como esses animais conseguem pousar em fio de alta-tensão sem sofrer danos.
Lâmpada, fonte de energia luminosa.
Lâmpada, uma fonte de energia luminosa
energia luminosa, lâmpada, quando foi criada a lâmpada, energia, lâmpada incandescente, filamento de tungstênio, resistência elétrica, filamento, fonte de energia luminosa.
Choque elétrico, esse pode até matar.
Choque elétrico, um verdadeiro perigo
corrente elétrica, o que é corrente elétrica, choque elétrico, como é causado o choque elétrico, quais as conseqüências do choque elétrico, fibrilação cardíaca, o que é determinante para um choque elétrico, gerador de Van de Graaff.
Potencial elétrico em um ponto P gerado por uma carga Q a uma distância d
Potencial elétrico em um ponto P
Cálculo do potencial elétrico gerado em um ponto P por uma carga puntiforme.
P é um ponto de uma região onde há um campo elétrico. Em q1 e q2 atuam as forças elétricas F1 e F2
Vetor campo elétrico
O vetor campo elétrico é definido pela razão entre a força elétrica e a carga de prova. Veja mais sobre as características do vetor campo elétrico.
A eletricidade está presente em praticamente tudo o que fazemos
Cinco coisas que você precisa saber sobre eletricidade
Clique para saber quais são as cinco coisas que você precisa saber sobre eletricidade, um dos assuntos mais recorrentes em provas de vestibular.
Balança de Torção
Força Elétrica
Clique aqui e entenda um pouco mais sobre a equação da força elétrica!
Entendendo a equação do armazenamento elétrico
Capacitor Plano
Entendendo a equação do armazenamento elétrico
Transformadores
Acesse e entenda o que são e como funcionam os transformadores. Aprenda também as fórmulas usadas para calcular a tensão e a corrente elétrica em transformadores.