Whatsapp icon Whatsapp

Usamos corrente contínua ou alternada?

As pilhas e as baterias possuem polaridades fixas. Dessa forma, o campo elétrico por elas produzido em um fio é constante.
As pilhas e as baterias possuem polaridades fixas. Dessa forma, o campo elétrico por elas produzido em um fio é constante.

Ao estudarmos os conceitos iniciais sobre corrente elétrica vimos que a corrente elétrica nos metais é entendida como o movimento extra dos elétrons livres, sobreposto ao movimento desordenado, por causa da ação de um campo elétrico criado por uma fonte externa sobre eles. Por convenção, foi determinado que o sentido da corrente elétrica (i) seria o mesmo do campo elétrico.

Vimos também que a corrente elétrica (i) em um condutor é definida quantitativamente como a razão entre a quantidade de carga (Q) que atravessa uma secção transversal do fio, e o intervalo de tempo correspondente, ou seja,

i =
     ∆ t

onde i é a corrente elétrica, Q é a carga elétrica e Δt é o intervalo de tempo.

Em nossas residências são encontrados diversos tipos de aparelhos que só funcionam quando ligados à energia elétrica. Mas a corrente que utilizamos é corrente contínua ou corrente alternada? Para muitos, há confusão em saber quando estamos usando corrente contínua e quando estamos usando corrente alternada. De forma simples vamos entender qual tipo de corrente (contínua ou alternada) usamos nos aparelhos eletrodomésticos de nossas casas.

Quando um aparelho elétrico está ligado a uma fonte do tipo bateria ou pilha, a polaridade em seus terminais é fixa, ou seja, o campo elétrico tem um sentido constante na fiação do aparelho que está em funcionamento ligado a essa fonte. Portanto, dizemos que o movimento dos elétrons livres no fio do aparelho se dá sempre no mesmo sentido, caracterizando o que chamamos de corrente contínua.

Outros aparelhos, como geladeiras, chuveiros, ventiladores e liquidificadores, são alimentados por fontes (geradores de usinas) que alternam, de forma constante, sua polaridade. Por isso, o sentido do campo na fiação da residência em que um aparelho elétrico esteja funcionando ligado a uma tomada de 110 V ou 220 V também se alterna. Consequentemente, o movimento extra dos elétrons livres é ora para um lado, ora para outro, originando o que denominamos corrente alternada.

É comum, em nossas residências, utilizarmos um adaptador para ligar o videogame, o teclado, o telefone sem fio... Nesses adaptadores, geralmente aparecem estas inscrições: entrada AC 110/220 V, saída DC3 3,0/4,5/6,0/7,5/9,0/12 V. Isso significa que eles são ligados a tomadas que fornecem corrente alternada ao adaptador, que, por sua vez, acaba alimentando os aparelhos eletrônicos. Além disso, os adaptadores alternam o valor da tensão, conforme o valor especificado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Capacitor Plano
Entendendo a equação do armazenamento elétrico
Força elétrica
Acesse para entender o conceito de força elétrica, as fórmulas envolvidas no seu cálculo, além de conferir exercícios resolvidos sobre o tema.
Transformadores
Acesse e entenda o que são e como funcionam os transformadores. Aprenda também as fórmulas usadas para calcular a tensão e a corrente elétrica em transformadores.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.