Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Física
  3. Eletricidade
  4. Força eletromotriz e Força contraeletromotriz

Força eletromotriz e Força contraeletromotriz

Força eletromotriz

O físico italiano Alexandre Volta, no ano de 1796, construiu o gerador elétrico, capaz de produzir cargas elétricas contínuas em um considerável intervalo de tempo.

Essa construção de Volta levou os físicos a formularem um novo conceito para uma nova grandeza física, da qual chamaram força eletromotriz.

Esse nome, apesar de inadequado, é mantido até os dias de hoje por tradição, uma vez que, quando o definiram, os conhecimentos sobre a distinção entre força e energia ainda não eram aprofundados. O que se sabia sobre eletricidade e geradores químicos ainda era insuficiente para criarem um nome mais apropriado.

Pode-se definir a força eletromotriz de um gerador como a força que existe em dispositivos (pilhas secas, baterias solares, etc.), que são capazes de realizar trabalho sobre as cargas elétricas que passam através deles, fazendo estabelecer assim uma voltagem entre os seus terminais, ou seja, se um gerador realiza trabalho ao transportar uma carga Q entre seus polos (negativo para positivo), a força eletromotriz (f.e.m) é representada pela seguinte equação matemática:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Onde:
= força eletromotriz (f.e.m.)
T = trabalho
q = carga elétrica
Sua unidade no Sistema Internacional de Unidades é J/C = V

Força contraeletromotriz

Ao receber energia do gerador elétrico, um receptor transforma parte dessa energia em energia mecânica útil e o restante em calor.

A diferença da representação existente no circuito entre gerador e receptor está no sentido da corrente elétrica, o que possibilita sua definição como sendo a relação entre a potência útil fornecida a um receptor e a intensidade da corrente que o atravessa.

Onde:
Pu = potência útil
= força eletromotriz (f.e.m.)
i = intensidade da corrente

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Publicado por: Talita Alves dos Anjos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

Um gerador elétrico real de resistência elétrica igual a 8 Ω aplica uma tensão elétrica de 80 V quando conectado a um circuito elétrico composto por um resistor de 32 Ω. Sabendo que a corrente elétrica que percorre o gerador é igual a 0,5 A, a força eletromotriz desse gerador, em volts, é de:

a) 110 V

b) 96 V

c) 84 V

d) 220 V

Questão 2

Em um circuito elétrico, oito geradores reais são associados em série e, em seguida, são associados em paralelo a um conjunto de oito geradores idênticos, também ligados em série. Sabendo que todos esses geradores têm força eletromotriz de 10 V cada, a força eletromotriz obtida a partir dessa associação será de:

a) 8 V

b) 80 V

c) 160 V

d) 320 V

Mais Questões
Assuntos relacionados
Choque elétrico, esse pode até matar.
Choque elétrico, um verdadeiro perigo
corrente elétrica, o que é corrente elétrica, choque elétrico, como é causado o choque elétrico, quais as conseqüências do choque elétrico, fibrilação cardíaca, o que é determinante para um choque elétrico, gerador de Van de Graaff.
Capacitores
Você sabe o que são capacitores? Descubra para que são usados. Conheça a definição de capacitância, rigidez dielétrica e saiba o que é a polarização de cargas.
O código de cores permite fazer a leitura da resistência de um resistor
Código de cores dos resistores
Você já ouviu falar sobre o código de cores dos resistores? Aprenda a fazer a leitura da resistência desses dispositivos por meio desse processo.
Gerador elétrico
Você sabe o que são geradores elétricos? Confira uma introdução sobre geradores, descubra quais são as fórmulas e confira exercícios resolvidos sobre esse tema.
Os eletrodomésticos que temos em casa são exemplos de receptores, pois eles transformam a energia elétrica em diferentes formas de energia.
Potência e rendimento do receptor
Você sabe o que são potência e rendimento de um receptor? A potência é a quantidade de energia elétrica que um receptor é capaz de transformar em outras formas de energia a cada segundo. Rendimento é a porcentagem de toda energia fornecida e aproveitada por um receptor e a porcentagem de energia dissipada por ele.
Economize energia elétrica utilizando aparelhos de baixa potência elétrica
Potência elétrica
Na física, potência elétrica pode ser definida como a quantidade de energia liberada em certo intervalo de tempo.
Resistividade
Resistividade, resistência, reostato, reostato de variação descontínua, reostato de variação contínua, condutor, corrente elétrica, resistência elétrica específica, o que é resistividade.
Processos de Eletrização
Clique aqui e conheça as características de cada um dos processos de eletrização!