Circuito elétrico

Circuito elétrico é uma ligação de dispositivos, como geradores, resistores, receptores, capacitores, indutores, etc., feita por meio de um fio condutor, que permite a passagem de cargas elétricas pelos elementos do circuito. A corrente elétrica passa pelo circuito graças à aplicação de uma diferença de potencial elétrico, produzida por uma fonte de tensão.

Veja também: Cinco coisas que você precisa saber sobre eletricidade

Elementos dos circuitos elétricos

Os circuitos elétricos podem conter uma grande quantidade de elementos variados, com funções diversas, tais como produzir calor, armazenar cargas elétricas, interromper a passagem da corrente elétrica etc. Vamos conferir alguns dos mais importantes elementos presentes nos circuitos elétricos.

Geradores: transformam diversas formas de energia em energia elétrica. A principal função do gerador é provocar uma diferença de potencial entre os terminais dos circuitos elétricos, de modo que a corrente elétrica possa fluir. Pilhas, baterias e tomadas são exemplos de geradores.

O gerador é simbolizado por duas barras paralelas de tamanhos diferentes
O gerador é simbolizado por duas barras paralelas de tamanhos diferentes
  • Resistores: dissipam energia elétrica exclusivamente na forma de calor. Esse fenômeno é conhecido como Efeito Joule. Quanto maior é a resistência elétrica do resistor, menor é a corrente elétrica a atravessá-lo. Panelas elétricas e chapinhas são exemplos de resistores.
Os resistores são geralmente representados com um zigue-zague
Os resistores são geralmente representados com um zigue-zague
  • Receptores: convertem energia elétrica em energia cinética. O ventilador, a batedeira, o liquidificador, o ar-condicionado e a geladeira são exemplos de receptores, pois, dentro deles, há um motor elétrico que produz movimento ou que comprime algum tipo de gás. O símbolo usado para representar os receptores é igual ao símbolo dos geradores, no entanto, nos receptores, a corrente elétrica sempre flui do menor potencial elétrico para o maior potencial elétrico.
O motor elétrico, como o mostrado na imagem, é um tipo de receptor.
O motor elétrico, como o mostrado na imagem, é um tipo de receptor.
  • Capacitores: armazenam cargas elétricas quando submetidos a alguma diferença de potencial. São utilizados na maior parte dos circuitos elétricos, tanto para o armazenamento de cargas quanto para estabilizar o fluxo de elétrons no circuito.
 Os capacitores são representados por duas barras paralelas de mesmo tamanho.
Os capacitores são representados por duas barras paralelas de mesmo tamanho.
  • Dispositivos de controle: são usados para medir diferentes parâmetros do circuito, como tensão elétrica e corrente elétrica. Os amperímetros, voltímetros e multímetros são exemplos de dispositivos de controle.
O multímetro é um dispositivo usado para medir tensão e corrente elétrica
O multímetro é um dispositivo usado para medir tensão e corrente elétrica
  • Dispositivos de segurança: Fornecem um mecanismo de interrupção da corrente elétrica caso ela exceda o limite de segurança. O fusível e o disjuntor são dispositivos de segurança.
Os fusíveis geralmente são representados por um retângulo atravessado por uma reta horizontal.
Os fusíveis geralmente são representados por um retângulo atravessado por uma reta horizontal.

Tipos de circuitos elétricos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem circuitos elétricos simples, que são aqueles dotados de somente um dispositivo elétrico, que é conectado diretamente a um gerador por meio de fios condutores, mas também há circuitos elétricos em que há mais de um elemento, nesse caso, formando circuitos mais complexos. Esses circuitos mais complexos podem ser classificados em: circuitos em série, em paralelo ou mistos (quando há ligações em série e em paralelo no mesmo circuito).

  • Circuito elétrico em série

No circuito elétrico em série, os elementos são conectados no mesmo fio e só há um caminho para a passagem da corrente elétrica. Por esse motivo, a corrente elétrica é igual em todos os elementos do circuito. O mesmo não pode ser dito a respeito da tensão elétrica, que cai à medida que a corrente elétrica passa por esses elementos.

No circuito elétrico em série, os elementos são ligados ao longo do mesmo fio.
No circuito elétrico em série, os elementos são ligados ao longo do mesmo fio.

Circuito elétrico em paralelo

No circuito elétrico em paralelo, há pelo menos dois caminhos em que a corrente elétrica pode fluir. Nesse caso, todos os elementos que estão conectados em paralelo ficam submetidos à mesma tensão, no entanto a corrente que passa por cada fio depende da resistência elétrica do elemento que se encontra em cada fio.

No circuito elétrico em paralelo, a corrente elétrica tem mais de um caminho para percorrer.
No circuito elétrico em paralelo, a corrente elétrica tem mais de um caminho para percorrer.

Além dos circuitos em série e em paralelo, existe o circuito misto. Nos circuitos mistos, há dispositivos conectados tanto em série quanto em paralelo no mesmo ramo (fio).

Leia também: Equações da Eletricidade — as fórmulas mais importantes dessa área da Física

Exercícios resolvidos sobre circuitos elétricos

Questão 1 — Assinale, entre as opções abaixo, aquela que apresenta um dispositivo de controle.

a) Receptor

b) Capacitor

c) Resistor

d) Amperímetro

e) Fusível

Resolução:

Letra D. Os dispositivos de controle são aqueles que usamos para medir alguma característica elétrica dos circuitos, como é o caso dos voltímetros e amperímetros.

Questão 2 — Indique um dispositivo de segurança usado nos circuitos elétricos.

a) Gerador

b) Disjuntor

c) Receptor

d) Capacitor

e) Indutor

Resolução:

Letra B. O disjuntor é um dispositivo de segurança que funciona de acordo com o aumento de temperatura nos fios condutores dos circuitos elétricos. 

Publicado por Rafael Helerbrock
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Os amperímetros são utilizados para realizar medidas de corrente elétrica.
Amperímetro
Você sabe o que é, pra que serve e como funciona o amperímetro? Entenda as fórmulas dos amperímetros e aprenda como eles devem ser ligados aos circuitos elétricos.
Os circuitos elétricos da iluminação pública devem ser todos em paralelo, pois, se uma lâmpada queimar, as outras continuarão funcionando
Associação de resistores em paralelo
Clique e saiba mais sobre a associação de resistores em paralelo e conheça as suas aplicações e propriedades.
Gerador elétrico
Você sabe o que são geradores elétricos? Confira uma introdução sobre geradores, descubra quais são as fórmulas e confira exercícios resolvidos sobre esse tema.
Lei de Pouillet
Acesse o texto e conheça a definição da lei de Pouillet. Aprenda a calcular a corrente elétrica em circuitos simples com ela e com nossos exercícios resolvidos sobre o tema.
Para funcionar corretamente, o galvanômetro no centro da ponte de Wheatstone deve indicar uma corrente elétrica nula.
Ponte de Wheatstone
Você sabe o que é e para que serve uma ponte de Wheatstone? Acesse o artigo e conheça mais detalhes sobre esse tipo de circuito.
A equação acima é reconhecida como sendo a 1ª Lei de Ohm, mas ela pode ser aplicada a elementos não ôhmicos
Primeira lei de Ohm
Clique aqui e entenda a Primeira lei de Ohm, que mostra a relação diretamente proporcional entre a corrente elétrica e a diferença de potencial (ddp).
Nos liquidificadores, a energia elétrica é transformada em energia mecânica, que é capaz de girar as lâminas e cortar os alimentos
Receptores elétricos
Clique aqui e entenda mais amplamente o que são receptores elétricos, aparelhos que transformam energia elétrica em outras formas de energia.
Resistores
Acesse o texto e conheça diferentes tipos de resistor. Aprenda quais são as leis de Ohm e o que são associações de resistores em série e em paralelo.
Exemplos de gerador, receptor e resistores elétricos
Resistores, geradores e receptores
Saiba qual é a função dos resistores, geradores e receptores nos circuitos elétricos.
Os sistemas mono, bi e trifásicos são instalados de acordo com a necessidade de cada  consumidor
Sistemas monofásicos, bifásicos e trifásicos
Descubra a diferença entre os sistemas de fornecimento de energia elétrica, que podem ser mono, bi e trifásicos. Qual deles você utiliza?
video icon
Português
REDAÇÃO NOTA 1000 | O acesso à informação em questão na sociedade brasileira
O mundo globalizado e digital proporcionou uma acessibilidade da informação e do conhecimento nunca antes experimentado pelo homem. Contudo, acesso não é sinônimo de qualidade. É isso o que se discutirá nesta aula. Veja como desenvolver uma redação nota 1000 sobre esse tema!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?