Whatsapp icon Whatsapp

Diagrama de fases

Diagrama de fases de uma sustância
Diagrama de fases de uma sustância

A fase na qual uma substância se apresenta depende de suas condições de pressão e temperatura. Desta forma, para cada substância dizemos que há pares de valores dessas duas variáveis que correspondem à fase sólida, pares que correspondem à fase líquida e par que corresponde à fase gasosa.

Caso os possíveis pares de valores sejam lançados em um diagrama cartesiano, no qual se coloca em ordenadas a pressão e em abscissas a temperatura, obteremos, para um dado volume da amostra da substância, o diagrama de fases da substância. Em um diagrama de fases temos as seguintes transições:

1 – curva de fusão: limita as regiões das fases sólida e líquida
2 – curva de vaporização: limita as regiões das fases líquida e gasosa
3 – curva de sublimação: limita as regiões das fases sólida e gasosa.

Pressão e temperatura de mudança de fase para a maioria das substâncias

No estudo da termologia podemos dizer que a maioria das substâncias obedece a um diagrama de fases. A figura acima é um caso de representação de diagrama de fases, pois nele vemos que quanto mais alta for a pressão exercida sobre uma substância, maior será a temperatura de mudança de fase, sendo ela fusão, solidificação ou sublimação. Portanto, podemos ver no gráfico acima que quando a pressão é p1, a fusão ocorre à temperatura T1, quando a pressão é p2, a fusão ocorre a uma temperatura T2.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Algumas substâncias ditas anômalas fogem a essa regra quando se fundem, é o caso de uma substância que temos contato diariamente, a água, para essas substâncias tal regra não se aplica, pois quanto maior for a pressão sobre elas, mais baixa passa a ser a temperatura de fusão. Sendo assim, o diagrama de fases da água é representado da seguinte maneira:

Representação gráfica do diagrama de fases da água

Podemos observar no diagrama acima que quando a pressão é 1 atmosfera, a fusão do gelo se dá a uma temperatura de 0 ºC. Entretanto, quando a pressão exercida é de 8 atmosferas, o gelo se funde a uma temperatura mais baixa, cerca de -0,06 ºC.

A vaporização e a sublimação dessas substâncias anômalas obedecem à regra geral. Portanto, para todas as substâncias, sem exceção, a temperatura de vaporização, Tv, e a temperatura de sublimação Ts, aumentam com o aumento da pressão, p, exercida.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Mudança de Estado Físico
Saiba como uma substância pode passar de uma fase para outra e os respectivos nomes que cada mudança de estado físico recebe.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.