Whatsapp icon Whatsapp

Diagrama de fases

Diagrama de fases de uma sustância
Diagrama de fases de uma sustância

A fase na qual uma substância se apresenta depende de suas condições de pressão e temperatura. Desta forma, para cada substância dizemos que há pares de valores dessas duas variáveis que correspondem à fase sólida, pares que correspondem à fase líquida e par que corresponde à fase gasosa.

Caso os possíveis pares de valores sejam lançados em um diagrama cartesiano, no qual se coloca em ordenadas a pressão e em abscissas a temperatura, obteremos, para um dado volume da amostra da substância, o diagrama de fases da substância. Em um diagrama de fases temos as seguintes transições:

1 – curva de fusão: limita as regiões das fases sólida e líquida
2 – curva de vaporização: limita as regiões das fases líquida e gasosa
3 – curva de sublimação: limita as regiões das fases sólida e gasosa.

Pressão e temperatura de mudança de fase para a maioria das substâncias

No estudo da termologia podemos dizer que a maioria das substâncias obedece a um diagrama de fases. A figura acima é um caso de representação de diagrama de fases, pois nele vemos que quanto mais alta for a pressão exercida sobre uma substância, maior será a temperatura de mudança de fase, sendo ela fusão, solidificação ou sublimação. Portanto, podemos ver no gráfico acima que quando a pressão é p1, a fusão ocorre à temperatura T1, quando a pressão é p2, a fusão ocorre a uma temperatura T2.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Algumas substâncias ditas anômalas fogem a essa regra quando se fundem, é o caso de uma substância que temos contato diariamente, a água, para essas substâncias tal regra não se aplica, pois quanto maior for a pressão sobre elas, mais baixa passa a ser a temperatura de fusão. Sendo assim, o diagrama de fases da água é representado da seguinte maneira:

Representação gráfica do diagrama de fases da água

Podemos observar no diagrama acima que quando a pressão é 1 atmosfera, a fusão do gelo se dá a uma temperatura de 0 ºC. Entretanto, quando a pressão exercida é de 8 atmosferas, o gelo se funde a uma temperatura mais baixa, cerca de -0,06 ºC.

A vaporização e a sublimação dessas substâncias anômalas obedecem à regra geral. Portanto, para todas as substâncias, sem exceção, a temperatura de vaporização, Tv, e a temperatura de sublimação Ts, aumentam com o aumento da pressão, p, exercida.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Termômetro
A evolução dos termômetros e das escalas
Escalas termométricas, escala Celsius, escala Fahrenheit, Galileu Galilei, surgimento do termômetro de líquido, o termoscópio de Galilei, escala centígrada
Quando o gelo recebe calor suficiente e se transforma em água dizemos que ele sofreu uma mudança de estado físico denominada fusão
Mudança de Estado Físico
Saiba como uma substância pode passar de uma fase para outra e os respectivos nomes que cada mudança de estado físico recebe.
A água em seus três estados físicos: sólido, líquido e gasoso
Mudanças de fases
Clique e veja quais são e como ocorrem as mudanças de fases das substâncias.
A panela de pressão possibilita que os alimentos coziem mais rápido
Panela de Pressão
A panela de pressão é um objeto de uso culinário capaz de cozinhar em água alimentos de forma mais rápida que outros tipos de panela. Confira!
Ponto triplo da água
Descubra em qual pressão e temperatura a água coexiste nos três estados físicos diferentes e entenda a diferença entre ponto triplo da água e ponto crítico.
video icon
Filosofia
Falseabilidade em Karl Popper
O princípio da falseabilidade proposto por Karl Popper alega que o fato de uma asserção poder ser mostrada falsa é um dos princípios para o estabelecimento de uma ciência segura. Assista ao nosso vídeo e entenda melhor o assunto.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas