Whatsapp icon Whatsapp

Evaporação

Algumas moléculas conseguem vencer a tensão superficial do líquido
Algumas moléculas conseguem vencer a tensão superficial do líquido

Geralmente quando lavamos algo, como por exemplo, roupas, achamos que o certo é colocá-las ao Sol para que sequem mais rapidamente. Ao prepararmos um chá ou café, também percebemos que com o passar do tempo a água aquece até entrar em ebulição. Somente a partir desse momento (ebulição) é que pensamos que a água evapora. Mas aí vem a pergunta: por que as roupas secam no varal?

As roupas secam no varal pelo fato de um líquido poder passar para o estado de vapor mesmo com uma temperatura menor do que a temperatura de ebulição. Sob pressão de 1 atm, em relação ao nível do mar, a água ferve a 100ºC, no entanto essa mesma água pode passar para o estado de vapor com temperatura menor que 100ºC. Sabemos disso, pois, como citado anteriormente, as roupas molhadas colocadas no varal secam à temperatura ambiente. Esse tipo de evaporação também ocorre nos lagos, nos rio e nos mares.

De acordo com a figura acima vemos que algumas moléculas que compõem o líquido possuem energia cinética maior do que o normal e outras possuem energia cinética menor que o normal. As moléculas com mais energia cinética conseguem escapar para o meio externo pelo fato de possuírem maior energia cinética do que outras moléculas. Quando essas moléculas escapam do líquido elas produzem uma vaporização superficial denominada evaporação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caso a quantidade de moléculas que deixam o líquido seja maior do que a quantidade de moléculas que entram, teremos como resultado a evaporação. Porém podemos dizer que a intensidade do processo de evaporação depende da tensão superficial do líquido.

Assim, podemos definir a evaporação como sendo uma vaporização do líquido que se dá na sua superfície livre, a uma temperatura menor do que a temperatura de ebulição. Como a evaporação decorre da grande energia cinética de algumas moléculas, ela é favorecida pelo aumento de temperatura, ou seja, quanto maior for a temperatura, maior será a intensidade da evaporação.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Daniel Gabriel Fahrenheit
A escala Fahrenheit
Desenvolvendo a escala Fahrenheit através da escala de Roemer.
Cloreto de sódio (sal de cozinha)
Saiba mais sobre as propriedades do cloreto de sódio, nosso conhecido sal de cozinha. Saiba como é o processo de extração do sal marinho e quais suas aplicações.
Equação que determina a energia interna de um gás
Energia interna de um gás
Determinando a energia interna de um gás monoatômico.
Evapotranspiração
Neste texto compreenderemos melhor o que é evapotranspiração e os conceitos de evapotranspiração potencial, de referência e real ou atual.
O arame corta o gelo mais rapidamente em função do aumento de pressão
Fusão e Pressão
O fato de aumentarmos a pressão externa altera a temperatura de fusão de algumas substâncias.
A água em seus três estados físicos: sólido, líquido e gasoso
Mudanças de fases
Clique e veja quais são e como ocorrem as mudanças de fases das substâncias.
Diagrama da mudança de estado físico
O Estado Físico das Substâncias
Clique aqui e conheça as características dos três estados físicos da matéria!
video icon
Português
Pré-Enem | Intertextualidade
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "Intertextualidade" com a professora Maria Beatriz!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.