Whatsapp icon Whatsapp

Garrafa térmica

A garrafa térmica é um tipo de garrafa que consegue manter os fluídos aquecidos ou resfriados por muito mais tempo do que o normal.
Garrafa térmica sendo passada de uma mão à outra.
As garrafas térmicas conseguem manter as bebidas mais quentes ou mais frias por muito mais tempo.

A garrafa térmica é um recipiente capaz de dificultar a propagação de calor proveniente do conteúdo em seu interior para o meio externo (e vice-versa) pelos processos de condução térmica, convecção térmica e irradiação térmica, assim, preservando a sua temperatura. Isso só é possível porque a garrafa térmica é composta de uma parede com dupla face espelhada, separada por um vácuo de outra parede.

Leia também: Como funciona a panela de pressão?

Resumo sobre garrafa térmica

  • É um tipo de garrafa que consegue manter os fluídos aquecidos ou resfriados por muito mais tempo do que o normal.

  • Tem a função de isolante térmico, mantendo a temperatura do conteúdo em seu interior conservada por mais tempo.

  • Impede a propagação de calor por meio dos processos de condução térmica, conveccção térmica ou radiação térmica.

  • É constituída de tampa isolante, apoio isolante, parede externa, parede interna com faces espelhadas, e vácuo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é garrafa térmica?

Conhecida também como vaso de Dewar, a garrafa térmica é um recipiente de armazenamento de fluídos que os isola termicamente do meio externo. Ela foi inventada em 1892 pelo físico-químico James Dewar (1842-1923), que tinha o intuito de manter a temperatura das suas soluções químicas conservada, e comercializada em 1904 pela empresa Thermos GmbH.

As garrafas térmicas podem ser feitas de materiais como metal, vidro, espuma ou plástico, e o seu vácuo pode ser preenchido com vapor esfriado a fim de se obter maiores eficiências na conservação da temperatura.

Qual a função da garrafa térmica?

A função da garrafa térmica é evitar a trasmissão de calor, pelos processos de condução, conveccção ou radiação, do conteúdo no interior da garrafa para o ambiente externo e vice-versa, a fim de conservar durante o máximo de tempo a sua temperatura quente ou fria.

Como funciona a garrafa térmica?

As garrafas térmicas precisam manter a temperatura constante, então elas funcionam impedindo que ocorram os três processos de transferência de calor do fluído dentro da garrafa para o meio externo e vice-versa. Esses processos são:

  • Condução térmica: é a transmissão de energia através das interações entre moléculas, ocorrendo em meios materiais, independentemente do seu estado.

  • Convecção térmica: é a transmissão de energia através do movimento das próprias partículas que formam o corpo, ocorrendo em fluídos (líquidos e gases).

  • Irradiação térmica: é a transmissão de energia pelas ondas eletromagnéticas, ocorrendo sem a necessidade de um meio material.

Por isso, a garrafa térmica é fabricada de modo que cada uma das suas partes desempenha um papel importante nesse processo de impedimento da transferência de calor, como mencionado anteriormente.

Veja também: O que são máquinas térmicas?

Características da garrafa térmica

A garrafa térmica apresenta algumas características diferentes das garrafas convencionais, devido às partes que a constituem, para que assim consiga desempenhar corretamente as suas funções.

Componentes da garrafa térmica.
Componentes da garrafa térmica.

A garrafa térmica é constituida de:

  • Tampa isolante: tampa parcialmente removível fabricada com material com características isolantes que evita o processo de transmissão de calor por convecção, já que impede o contato entre o ar e o líquido dentro da garrafa.

  • Apoio isolante: apoio fabricado com material com características isolantes que evita o processo de transmissão de calor por condução.

  • Parede interna com ambas as faces espelhadas: superfície fabricada com material espelhado que evita o processo de transmissão de calor por irradiação, já que mantém as ondas eletromagnéticas refletidas em seu interior, impedindo que elas saiam, e também mantém as ondas eletromagnéticas do exterior da garrafa térmica fora dela, impedindo que elas entrem.

  • Parede externa: superfície que circunda a garrafa térmica.

  • Vácuo: é o espaço evacuado ou rarefeito entre as paredes interna e externa, evitando o processo de transmissão de calor por condução e convecção. Ele pode ser composto por ar, isopor, mas o ideal é que se “crie” um vácuo.

Fontes

NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor (vol. 2). Editora Blucher, 2015.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos da Física: Gravitação, Ondas e Termodinâmica (vol. 2). 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, 2016.

Publicado por Pâmella Raphaella Melo

Artigos Relacionados

A temperatura e suas escalas
Quais são as principais escalas termométricas, e qual a escala do sistema internacional de unidades e medidas (SI)?
As transformações termodinâmicas
Durante uma transformação termodinâmica o gás troca energia com o meio externo sob duas formas: calor e trabalho.
Calor
Você sabe o que é calor? Confira a definição física de calor, conheça as principais fórmulas usadas para o cálculo do calor e veja alguns exercícios resolvidos.
Calor específico
Você sabe o que é calor específico? Clique aqui e entenda mais sobre Termologia!
Calor latente
Clique aqui e saiba o que é o calor latente. Conheça seus tipos e sua fórmula. Descubra qual é a diferença entre calor latente e calor sensível.
Calor sensível
Você sabe o que é calor sensível? Acesse o artigo e saiba o que é, conheça as fórmulas e aprenda a calcular a quantidade de calor sensível.
Energia térmica
Você sabe o que é energia térmica? Clique aqui e entenda o conceito de energia térmica, saiba como ela funciona e conheça a fórmula usada para calculá-la.
Equilíbrio térmico
Você sabe o que é equilíbrio térmico? Aprenda as características desse importante conceito físico e confira exemplos de exercícios resolvidos!
Lei zero da Termodinâmica
Clique aqui, saiba o que diz a lei zero da Termodinâmica, descubra onde ela é aplicada e conheça as outras leis da Termodinâmica.
Primeira Lei da Termodinâmica
Clique aqui e entenda o que a Primeira lei da Termodinâmica prenuncia!
Transmissão de Energia Térmica
Transmissão de energia térmica, formas de transmissão de energia térmica, condução, irradiação, convecção, porque o congelador fica na parte superior da geladeira.