Whatsapp icon Whatsapp

Lei de Gauss

A lei de Gauss relaciona os campos elétricos em pontos sobre uma superfície fechada com a carga resultante que é envolvida por essa superfície.

A lei de Gauss relaciona o fluxo elétrico resultante Φ de um campo elétrico, através de uma superfície fechada, com a carga resultante que é envolvida por essa superfície. Em outras palavras, a lei de Gauss relaciona os campos elétricos em pontos sobre uma superfície gaussiana (fechada) com a carga resultante envolta por essa superfície.
Matematicamente, a lei de Gauss é representada pela equação: 

Onde:
ε0 = constante de permissividade elétrica no vácuo
Φ = fluxo elétrico resultante
q = carga elétrica envolvida

Na equação, “q” é a soma algébrica de todas as cargas envolvidas, sendo elas positivas ou negativas. É importante salientar que o sinal diz algo a respeito do fluxo resultante. Se q for maior do que zero, o fluxo resultante é para fora; se q for menor do que zero, o fluxo resultante é para dentro. (fig. 1)


Fig. 1 - Fluxo de campo eletrico resultante

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Uma carga fora da superfície gaussiana, não importa o seu tamanho ou sua proximidade, não é incluída no termo q da lei de Gauss. Também não importa a forma ou a localização exata das cargas dentro da superfície gaussiana, importa apenas o sinal da carga resultante envolvida.
O campo elétrico, em razão de uma carga fora da superfície gaussiana, não contribui com nenhum fluxo resultante através da superfície, pois a quantidade de linhas de campo, em virtude dessa carga que entra na superfície, é a mesma que sai dela.
Podemos dizer que a lei de Gauss é equivalente à Lei de Coulomb, pois podemos deduzir a lei de Coulomb através da lei de Gauss.

Essa equação é exatamente a equação do campo elétrico, deduzida através da equação de Gauss.

Publicado por Kleber G Cavalcante

Artigos Relacionados

Gerador elétrico
Você sabe o que são geradores elétricos? Confira uma introdução sobre geradores, descubra quais são as fórmulas e confira exercícios resolvidos sobre esse tema.
multímetro
O multímetro
Aparelho capaz de realizar diferentes medidas elétricas
Protótipo de um motor de íons.
Propulsão Iônica
A propulsão iônica é apontada como uma tecnologia promissora, pois economiza combustível.
P é um ponto de uma região onde há um campo elétrico. Em q1 e q2 atuam as forças elétricas F1 e F2
Vetor campo elétrico
O vetor campo elétrico é definido pela razão entre a força elétrica e a carga de prova. Veja mais sobre as características do vetor campo elétrico.
video icon
Química
Catálise
Catálise é o processo em que uma substância acelera uma reação por meio da diminuição de sua energia de ativação, e essa substância não é consumida. No nosso organismo, existem vários catalisadores, conhecidos como enzimas. Agora vamos entender a química dessas espécies químicas e os processos gerados por elas.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.