Whatsapp icon Whatsapp

Modelo para entender o efeito joule

A lâmpada de filamento se aquece ao ser percorrida pela corrente elétrica
A lâmpada de filamento se aquece ao ser percorrida pela corrente elétrica

Por que será que o filamento de uma lâmpada incandescente ou um fio esquenta quando é percorrido por uma corrente elétrica?

Quando conectamos um fio ou uma resistência aos polos de uma bateria, um campo elétrico atua juntamente aos elétrons e prótons do fio. Sabe-se, no entanto, que no metal os prótons não se deslocam sob a ação do campo elétrico porque estão presos aos núcleos atômicos, que, por sua vez, estão interagindo entre si.

Ao contrário dos prótons, os elétrons adquirem aceleração e começam a se deslocar dentro do fio. Dessa forma, quando se aproxima de um íon pertencente à rede cristalina, um elétron livre sofre, rapidamente, uma mudança em sua trajetória, que pode ser interrompida como um choque. Com isso, parte da energia que o elétron inicialmente recebeu se transfere para a rede cristalina.

Mas antes do choque podemos dizer que o elétron transforma energia potencial elétrica em energia cinética (energia do movimento), fazendo, então, com que sua velocidade aumente. Quando acontece a colisão, parte da energia é transferida também para a rede cristalina, que, por sua vez, passa a vibrar com mais intensidade, resultando, assim, em um aumento de temperatura do metal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O metal aquecido, por sua vez, transfere parte dessa energia térmica para o ambiente, que está a uma temperatura mais baixa. O resultado final é a transformação da energia potencial elétrica da fonte em térmica: o efeito joule.

A transformação de energia potencial elétrica em energia térmica será maior quanto maior for a tensão nos terminais da fonte. Por essa razão, um chuveiro fabricado para funcionar em 220 V aquece menos a água se instalado em 110 V.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Geradores elétricos
Clique aqui para saber como funcionam os geradores elétricos e qual é a função desses dispositivos. Conheça tipos de geradores elétricos e veja exemplos.
video icon
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Biologia
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.