Whatsapp icon Whatsapp

Modelo para entender o efeito joule

A lâmpada de filamento se aquece ao ser percorrida pela corrente elétrica
A lâmpada de filamento se aquece ao ser percorrida pela corrente elétrica

Por que será que o filamento de uma lâmpada incandescente ou um fio esquenta quando é percorrido por uma corrente elétrica?

Quando conectamos um fio ou uma resistência aos polos de uma bateria, um campo elétrico atua juntamente aos elétrons e prótons do fio. Sabe-se, no entanto, que no metal os prótons não se deslocam sob a ação do campo elétrico porque estão presos aos núcleos atômicos, que, por sua vez, estão interagindo entre si.

Ao contrário dos prótons, os elétrons adquirem aceleração e começam a se deslocar dentro do fio. Dessa forma, quando se aproxima de um íon pertencente à rede cristalina, um elétron livre sofre, rapidamente, uma mudança em sua trajetória, que pode ser interrompida como um choque. Com isso, parte da energia que o elétron inicialmente recebeu se transfere para a rede cristalina.

Mas antes do choque podemos dizer que o elétron transforma energia potencial elétrica em energia cinética (energia do movimento), fazendo, então, com que sua velocidade aumente. Quando acontece a colisão, parte da energia é transferida também para a rede cristalina, que, por sua vez, passa a vibrar com mais intensidade, resultando, assim, em um aumento de temperatura do metal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O metal aquecido, por sua vez, transfere parte dessa energia térmica para o ambiente, que está a uma temperatura mais baixa. O resultado final é a transformação da energia potencial elétrica da fonte em térmica: o efeito joule.

A transformação de energia potencial elétrica em energia térmica será maior quanto maior for a tensão nos terminais da fonte. Por essa razão, um chuveiro fabricado para funcionar em 220 V aquece menos a água se instalado em 110 V.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

Do ponto de vista técnico, não há diferença entre as tensões 110 V e 220 V
110 V ou 220 V: qual é a melhor opção?
Clique aqui para saber quais são as vantagens ou possíveis diferenças entre as tensões 110 V e 220 V!
Eletricidade estática
Eletricidade
A eletricidade estuda os fenômenos da carga elétrica. Clique e entenda!
Gerador elétrico
Você sabe o que são geradores elétricos? Confira uma introdução sobre geradores, descubra quais são as fórmulas e confira exercícios resolvidos sobre esse tema.
As principais contribuições de Joule foram em relação à conversão da energia mecânica e da energia elétrica em calor *
James Prescott Joule
Conheça a vida e as descobertas de James Prescott Joule, o filho do cervejeiro que deu inúmeras contribuições para a ciência no século XIX.
Resistores
Acesse o texto e conheça diferentes tipos de resistor. Aprenda quais são as leis de Ohm e o que são associações de resistores em série e em paralelo.
P é um ponto de uma região onde há um campo elétrico. Em q1 e q2 atuam as forças elétricas F1 e F2
Vetor campo elétrico
O vetor campo elétrico é definido pela razão entre a força elétrica e a carga de prova. Veja mais sobre as características do vetor campo elétrico.
video icon
Química
Mistura de soluções de solutos diferentes que não reagem entre si
Quando se misturam soluções de solutos diferentes que não reagem entre si, não há relação matemática clássica. Deve-se trabalhar com a ideia original: conservar a quantidade de soluto ou íon em solução.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.