Whatsapp icon Whatsapp

Por que o aparelho de ar condicionado fica no alto?

Aparelho de ar condicionado
Aparelho de ar condicionado
Muito utilizado em dias de calor intenso, tanto em veículos automotivos quanto em residências e lojas comerciais, o aparelho de ar condicionado refrigera o ar do ambiente, deixando-o mais agradável e melhorando o bem estar das pessoas que o freqüentam. Além disso, esse aparelho funciona também como um bom meio de defesa contra as infecções causadas pelo ar poluído das grandes cidades.

O funcionamento do aparelho de ar condicionado se baseia na retirada de ar quente do ambiente e devolução de ar frio, refrigerado, para o mesmo. Isso ocorre baseado na forma de transferência de calor, denominada de convecção. A convecção é um processo de troca de calor que acontece através das correntes de convecção. É devido a essas correntes que o ar do meio, onde está localizado o condicionador de ar, fica bem agradável. Mas por que ele sempre é colocado na parte superior do ambiente?

A mesma pergunta pode ser feita para o congelador, pois ele sempre fica localizado na parte superior da geladeira. A resposta para essa pergunta é bem simples. Como já foi dito, o ar condicionado refrigera o ar através das correntes de convecção que ocorrem quando ele é ligado. Essas correntes ocorrem em razão das diferenças de densidade do ar frio e do ar quente. O ar quente sendo menos denso sobe, em contra partida, o ar frio (mais denso) desce, formando as correntes de convecção. Por esse motivo é que o ar condicionado é colocado na parte superior do ambiente. O mesmo acontece na geladeira, propiciando, assim, o refrigeramento dos alimentos que se encontra em seu interior.
Publicado por Marco Aurélio da Silva Santos

Artigos Relacionados

Dilatação térmica de sólidos
Conheça a dilatação térmica dos sólidos e seu funcionamento. Aprenda sobre o coeficiente de dilatação térmica de sólidos e confira exercícios sobre o tema!
A escala Celsius é a mais utilizada na maior parte dos países
Escalas termométricas
Saiba mais sobre as escalas termométricas e veja a equação de transformação de valores de temperatura entre elas!
Transmissão de calor por condução
Lei de Fourier
Enunciando a lei de Fourier.
Máquina a vapor.
O calor também é energia
Utilizando o calor para a produção de energia.
video icon
Português
Verbos pronominais
“Arrepender-se”, “zangar-se”, “pentear-se”, “sentar-se”, “enganar-se”... Esses são alguns verbos pronominais, isto é, verbos acompanhados de pronomes oblíquos átonos em todas as conjugações. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre esse assunto!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.