Whatsapp icon Whatsapp

Recipientes que conservam melhor a temperatura

Feijoada servida em recipiente de cerâmica
Feijoada servida em recipiente de cerâmica

A propagação do calor por condução nada mais é que o estado de agitação das moléculas dos corpos, em busca do equilíbrio térmico.

Isso porque o calor tende a se propagar de molécula para molécula, e esse fenômeno é característico dos sólidos, embora também ocorra com gases e líquidos, mas com menor intensidade.

O material onde o processo de condução é muito lento é chamado de mau condutor ou isolante.
Nas aulas de Física, quando discutido sobre propagação do calor por condução e isolamento térmico, na maioria das vezes nos lembramos da cozinha.

Ela está diretamente ligada ao estudo desse fenômeno. Muitas vezes nos perguntamos o motivo pelo qual a feijoada é servida em recipientes de cerâmica, porque o vidro não estoura quando levado ao forno convencional do fogão ou ao micro-ondas, o motivo pelo qual usamos panelas de alumínio como utensílio básico na cozinha.

Tais objetos são feitos de materiais que conduzem ou isolam suas temperaturas.

Quanto aos condutores, podemos classificar o alumínio, por exemplo. Essa classificação se dá pelo fato de o material ter uma maior rapidez no cozimento dos alimentos, ou seja, ele esquenta mais rápido que os demais materiais, e ao ser retirado do fogo, esfria na mesma rapidez com que esquentou, fato que acontece em razão da rápida troca de calor.

Já o vidro, mesmo sendo um mau condutor de calor, é capaz de suportar altas temperaturas sem ser danificado. O pirex, por exemplo, é um tipo de vidro delgado, e por isso sua dilatação é mais uniforme, evitando quebra e rachaduras ao ser levado ao fogo.

Agora o segredo da feijoada...

Então, a feijoada é servida em recipientes de cerâmica, pelo fato desse material conter um tipo de isolamento térmico, ou seja, ao receber a feijoada, a cerâmica entra em equilíbrio térmico com a temperatura do alimento e conserva por um período maior essa temperatura, o que não acontece se a feijoada for deixada na panela de alumínio, por exemplo.

Outros importantes isolantes térmicos usados não só na cozinha, mas em nosso cotidiano são: a borracha, o isopor e a lã; capazes de reter com maior precisão a troca de calor entre os corpos.

É a Lei de Fourier que rege de forma física a transmissão de calor por condução entre dois pontos separados por um determinado meio.

O fluxo de calor é a quantidade desse calor que atravessa o corpo num determinado intervalo de tempo, é representado pela equação:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Equação do Fluxo de Calor

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Publicado por Talita Alves dos Anjos

Artigos Relacionados

Anomalia da água
Entendendo a anomalia da água: comportamento anômalo quando a temperatura varia de 0°C a 4°C.
video icon
"Herbert Spencer" escrito em fundo roxo, ao lado da frase há uma imagem de Herbert Spencer
Sociologia
Herbert Spencer
Filósofo britânico, Herbert Spencer foi um dos maiores epígonos da formação da sociologia como ciência, baseando-se na aplicação de elementos do evolucionismo. Não perca esta videoaula.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Biologia
Transgênicos
Você sabe o que são alimentos transgênicos? Não se engane, eles estão mais presentes do que você imagina!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Química
Alotropia
Não deixe de assistir nossa aula para fixar tudo o que você estudou sobre alotropia!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Batman
Que tal assistir ao vídeo para uma análise ética sobre o herói?