Saiba como estudar Física com cinco dicas preciosas

Leis de Newton, termodinâmica, campo magnético e energia. Esses são termos que deixam muitos jovens de cabelo em pé, principalmente quando estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e porque se relacionam a uma matéria que assusta mais ainda: a Física.

Sendo considerada por muitos alunos a disciplina mais difícil de ser aprendida, a Física, com certeza, traz sentimentos bem distintos entre aqueles que a estudam.

Para os que se dão bem com a matéria, o amor é quase imediato, mas para aqueles que têm dificuldades, o sentimento de desespero é dominante.

O que muitas vezes os estudantes não se dão conta é que o planejamento pode ser um fator crucial para a obtenção de bons resultados nessa matéria, seja na escola, seja para quem está elaborando um plano de estudos para o Enem.

Um bom plano de estudo ou aulas com o Superprof, com acompanhamento pedagógico certo e professores qualificados podem transformar a visão daqueles que odeiam a disciplina.

Pensando nisso, separamos cinco dicas importantes para ajudar você  na elaboração de um planejamento de estudos para Física.

Comece pelo simples

Caso você não seja um gênio como Einstein, dificilmente você vai ler sobre os campos mais avançados da Física e entender algo.

Uma boa analogia para você entender essa nossa dica é aquela fase na qual as crianças fazem perguntas demais com o tradicional “Por quê?”.

Com um universo inteiro se abrindo na frente delas, muitas vezes as perguntas excessivas precisam ser respondidas de maneira simples, para que, no futuro, elas compreendam de maneira mais abrangente a realidade das coisas.

A mesma coisa acontece com a Física. Com campos complexos e difíceis até mesmo para os grandes estudiosos, como a física quântica ou a astrofísica, é preciso entender o básico para se avançar nesses estudos.

Mesmo com a curiosidade nos levando a procurar por explicações que, muitas vezes, pareçam complexas demais, foque sua atenção em entender bem os fundamentos antes de desbravar novas áreas.

Existem casos nos quais alunos chegam inclusive a procurar um professor particular porque tem o sentimento de que não estão entendendo nada sobre Física, mas, na verdade, eles não dedicaram muita atenção à base.

Nesse sentido, tente focar seus esforços em compreender inicialmente campos fundamentais dessa disciplina, como a mecânica, o eletromagnetismo e a termodinâmica.

Assim como no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), provavelmente as questões de provas estarão envolvendo algum ponto desses campos, por isso, compreenda bem os fundamentos e a sua chance de se sair bem será grande.

Reforce suas habilidades

A Física é uma ciência da natureza que depende de outros conhecimentos para uma compreensão completa. Vamos pensar nessa disciplina como um artesão que precisa de ferramentas para executar o seu trabalho.

Talvez aqui esteja um dos principais pontos que levam muito alunos a terem dificuldades com essa matéria: o principal instrumento da Física é a Matemática.

Resolver problemas da Física demanda certos conhecimentos básicos aprendidos nas aulas com professor de Matemática, como: frações, notação científica, potências, geometria e conversão de unidades.

É preciso entender que muitas vezes o seu problema com a Física está na Matemática, por isso, assim como na dica anterior, precisamos focar no básico.

Uma boa sugestão nesses casos é a realização de algumas aulas particulares para relembrar esses conteúdos da Matemática.

O auxílio de um professor nesses temas específicos pode tornar todo o processo mais rápido e personalizado, trazendo para o estudante grande parte do que ele precisa para mandar bem nas questões de Física.

Evite decorar

A Física é cheia de fórmulas. Sim, nós sabemos disso, mas, diferentemente do que você imagina, decorá-las não vai fazer você mandar bem em uma prova dessa disciplina.

São pouquíssimos os casos em que saber somente a fórmula de uma lei da Física vai te levar a acertar 100% de uma questão.

A Física é uma ciência da natureza que busca estudar os movimentos, energias, forças e ações da natureza, por isso, na maioria das vezes, as provas trazem essas “regras” de maneira aplicada em um contexto.

Melhor do que decorar uma fórmula, você precisa entender os conceitos e preceitos que regem uma lei da Física. Com isso em mente, é possível se encantar com a matéria e, ao mesmo tempo, trabalhar capacidades cognitivas de compreensão da natureza.

Em alguns casos, uma aula particular de interpretação de texto pode ser tudo o que você precisa para entender melhor esse universo.

A dificuldade de entender de que maneira você deve aplicar a teoria da Física em problemas reais do dia a dia - principal forma na qual a matéria é abordada em exames - leva muitos estudantes ao erro, por isso, atenção é fundamental.

Mantenha a periodicidade

Um dos maiores erros do aluno quando o assunto é o estudo da Física está na falta de periodicidade do seu contato com a matéria.

É comum que, com o surgimento de dificuldades, a falta de estímulo leve a disciplina a ser deixada de lado, mas isso não pode acontecer.

É preciso que você veja com frequência os assuntos da Física e se force a realizar exercícios para praticar os seus conhecimentos.

O ditado popular serve como excelente forma de explicar esse caso: “somente a prática leva à perfeição”. Se você já tem dificuldades e, por isso, prefere deixar esse estudo de lado, dificilmente você vai conseguir melhorar.

O reforço escolar pode ser uma alternativa muito útil para estimular o aluno a manter esse contato periódico com a disciplina.

Saiba pedir ajuda

Mesmo com todas as dicas acima, é muito provável que dúvidas ainda surjam durante o processo de aprendizado da Física.

Não deixe de pedir ajuda quando achar necessário. Não guarde questionamentos para você que podem ser respondidos por pessoas capacitadas.

O acúmulo de perguntas sem respostas vai fazer crescer em você esse sentimento de desespero com a matéria, então, não deixe isso acontecer.

Caso você não se sinta confortável para ficar fazendo perguntas durante a sua aula, procure o professor em outros horários para conversar um pouco.

A internet também pode ser uma excelente saída para sanar dúvidas.

Com sites que reúnem professores especializados nas mais diferentes áreas do saber, é possível agendar aulas particulares com o Superprof, tornando esse momento de tira-dúvidas algo totalmente individual e prático para o estudante.

As aulas on-line também podem ajudar como ferramenta para o contato com didáticas diferentes no ensino da Física.

Publicado por Equipe Mundo Educação
"Sistema Reprodutor Feminino" escrito sobre fundo azul ao lado da ilustração de um corpo feminino
Sistema Reprodutor Feminino
Sobre os sistemas reprodutores, podemos concordar que o feminino apresenta uma organização muito mais simples se comparado com o masculino e podemos dizer que é perfeito. Um sistema responsável por produzir um gameta e acomodar todo o processo de desenvolvimento de um bebê só podia estar presente nas mulheres. O sistema reprodutor feminino é formado por órgãos internos e estruturas externas, e possui pouca relação com o sistema excretor.