Whatsapp icon Whatsapp

Transformações cíclicas

A curva fechada do gráfico acima representa uma transformação cíclica
A curva fechada do gráfico acima representa uma transformação cíclica

No estudo da termologia dos gases perfeitos, encontramos quatro tipos de transformações particulares: a isotérmica, a isovolumétrica, a isobárica e a adiabática.

Em uma transformação isotérmica, a temperatura do sistema mantém-se constante e, em consequência, a variação de sua energia interna é nula, ou seja, ΔU = 0.

Em uma transformação isovolumétrica, o volume do gás mantém-se constante e, em consequência, não há realização de trabalho, portanto, ΔU = Q.

Em uma transformação isobárica, a pressão do sistema permanece constante. De acordo com a equação de Clapeyron, o volume e a temperatura serão proporcionais.

Em uma transformação adiabática não há trocas de calor entre o sistema e o meio externo. Dessa forma, toda energia recebida ou cedida é transformada em trabalho.

Porém, uma sucessão de transformações, tais que os estados inicial e final coincidam, é chamada de transformação cíclica ou fechada. Em um diagrama pressão versus volume, essa transformação cíclica é representada por uma curva fechada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em módulo, o valor do trabalho total trocado com o meio externo é determinado pela “área interna” à curva fechada representativa do ciclo. Vejamos a figura acima.

Não é difícil perceber que, ao desenvolver uma transformação cíclica, o sistema sempre realiza e recebe trabalho, sendo o trabalho total a soma desses trabalhos parciais. Em um ciclo, então, há trabalho realizado pelo gás e contra o gás. Assim, o trabalho total, ou líquido, do ciclo corresponderá à orientação do ciclo, no diagrama pressão versus volume.

- Quando o ciclo está orientado no sentido horário, o trabalho realizado é maior que o recebido, o que indica que o sistema realiza trabalho: portanto, T > 0.

- Quando o ciclo está orientado no sentido anti-horário, o trabalho recebido é maior que o realizado, o que indica que o sistema recebe trabalho: portanto, T < 0.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Artigos Relacionados

A diferença entre radiação e irradiação
Clique aqui e aprenda qual é a diferença entre radiação e irradiação!
Equação que determina a energia interna de um gás
Energia interna de um gás
Determinando a energia interna de um gás monoatômico.
video icon
Biologia
Genética no Enem: leis de Mendel
Genética é sempre um desafio entre os estudantes, seja pela necessidade de noções de probabilidade, seja pela complexidade de interpretação das questões. Mesmo com muitos conceitos, probabilidades e interpretações, as questões de genética que envolvem as leis de Mendel são simples de resolver, mas, para isso, você precisa conseguir reconhecer se uma questão está relacionada com essas leis.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."