Whatsapp icon Whatsapp

Áustria

A Áustria é um país localizado no continente europeu e mais de 75% de seu território é tomado pela Cordilheira dos Alpes.
Bandeira da Áustria
Bandeira da Áustria

Localizada na porção central do continente europeu, a Áustria é um país que não possui saída para o mar. Seu território limita-se com a Alemanha (a noroeste), República Tcheca (ao norte), Hungria (a leste), Eslováquia (a nordeste), Eslovênia (ao sul), Itália (a sudoeste), Suíça e Liechtenstein (a oeste).

A extensão territorial da Áustria é de 83.853 quilômetros quadrados. Mais de 75% do território austríaco é tomado pela cordilheira dos Alpes, apresentando altitude superior a 300 metros, fato que proporciona condições favoráveis para a construção de estações de esqui, as mais famosas estão em Vorarlberg e no Tirol. No norte da Áustria localiza-se o vale do rio Danúbio, onde se desenvolve a agricultura. O clima do país é temperado continental (maior parte) e de montanha (sudoeste).

O país possui 8.363.882 habitantes, a densidade demográfica é de 99,7 habitantes por quilômetro quadrado. Seguindo uma tendência mundial, principalmente entre os países desenvolvidos, a taxa de anual de crescimento da população austríaca é baixa: 0,3% ao ano. A maioria da população reside em áreas urbanas (67%), a população rural corresponde a 33% do total. O idioma oficial é o alemão; o cristianismo é a religião predominante – 81% (católicos 70%, outros 11%).


Viena

Viena, capital austríaca, possui 1.677.867 habitantes, sendo a cidade mais populosa do país. Apresenta vários museus e construções barrocas do período do Império Austríaco. Viena foi considerada a capital mundial da música erudita durante os séculos XVIII e XIX, graças à atuação de compositores como Wolfgang Amadeus Mozart.

A economia nacional tem se fortalecido a cada ano, principalmente após a adesão à União Europeia, em 1995, tornando o euro a moeda oficial. O setor industrial é bem desenvolvido e baseia-se na produção de equipamentos eletroeletrônicos, produtos químicos, alimentícios, bebidas, veículos motorizados, instrumentos ópticos, têxteis, entre outros. Entre as principais indústrias austríacas estão: Red Bull e Wolford.

O turismo é outro segmento de fundamental importância para a economia local, Viena atrai milhões de visitantes anualmente, além das diversas estações de esqui. O Produto Interno Bruto (PIB) nacional atingiu a marca de 416,4 bilhões de dólares em 2009. O PIB per capita austríaco é um dos dez maiores do planeta – 44.652 dólares.

Com elevado padrão de vida, o Índice de Desenvolvimento (IDH) do país é o 25° do ranking mundial, com média de 0,851. Os serviços de saneamento ambiental são proporcionados a 100% das residências. A esperança de vida ao nascer da população austríaca é de 79,6 anos.
A forma de governo adotada na Áustria é a República parlamentarista. Atualmente, Heinz Fischer é o presidente, e o Chanceler é Alfred Gusenbauer.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco

Artigos Relacionados

A configuração das grandes cidades brasileiras
As Metrópoles Norte Americanas
As Metrópoles Norte Americanas, Quais são as Metrópoles Norte Americanas, Onde estão localizadas as Metrópoles Norte Americanas, As características das Metrópoles Norte Americanas.
Praia chinesa: um local que evidencia uma superpopulação
China: o país mais populoso
China: o país mais populoso do mundo, O que faz a China: o país mais populoso do mundo, Quais os fatores da China: o país mais populoso do mundo, Quais são os pontos negativos da China: o país mais populoso do mundo, Quais são os pontos positivos.
Guerrilheiros sudanenses armados
Conflito de Darfur
Conflito de Darfur, O que é o Conflito de Darfur, Como se desenvolveu o Conflito de Darfur, Quais os motivos que levaram ao Conflito de Darfur, Conflito de Darfur e as rivalidades étnicas, Conflito de Darfur e as diversões religiosas.
Estados Unidos são a nação mais influente do mundo na política, economia, gastronomia e na cultura.
Estados Unidos
Descubra mais sobre os Estados Unidos. Conheça sua história, população e cultura. Saiba qual é a sua capital e quais as cidades mais conhecidas no país.
video icon
Filosofia
Banalidade do mal | Hannah Arendt
Uma das maiores pensadoras do século XX, Hannah Arendt cunhou o conceito de banalidade do mal. Para a filósofa, havia um tipo de prática do mal (inerente, inclusive, ao regime nazista e a outros totalitarismos) que não era aquela por quem acreditava no mal, mas por alguém que cumpria ordens visando a uma ascensão na carreira militar. Para a pensadora, esse era o mal banal, muito mais perigoso que o mal praticado por quem tem a finalidade apenas no mal em si. Assista ao nosso vídeo para entender o assunto!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!