Whatsapp icon Whatsapp

Cabo Verde

Cabo Verde é uma nação insular localizada na África. Esse arquipélago foi colonizado pelos portugueses, logo guarda muitos aspectos culturais próximos aos brasileiros.
Bandeira de Cabo Verde nas cores azul, branco e vermelho e com um círculo formado por estrelas amarelas.
Bandeira de Cabo Verde.

Cabo Verde é um país localizado no litoral do continente africano. Essa antiga colônia portuguesa adquiriu tardiamente a sua independência. O território cabo-verdiano é marcado pelo clima tropical seco. O arquipélago que forma o país é composto por cerca de dez ilhas.

A população de Cabo Verde é um pouco superior a meio milhão de habitantes. A economia de Cabo Verde é muito dependente dos setores primário e terciário. Atualmente, o turismo vem apresentando forte crescimento em Cabo Verde, especialmente por causa de suas praias. Em razão da influência europeia e africana, a cultura de Cabo Verde possui muitas semelhanças com a do Brasil, como os festejos carnavalescos.

Leia também: Quais são os países da África?

Resumo sobre Cabo Verde

  • O arquipélago de Cabo Verde adquiriu a independência em 1975, formando uma república semipresidencialista.

  • A geografia de Cabo Verde é caracterizada principalmente pelo clima e vegetação típicos de um ambiente tropical seco.

  • O fenômeno da emigração em Cabo Verde é muito forte, especialmente para países como Estados Unidos e Portugal.

  • O território de Cabo Verde é pobre em recursos naturais, mas o país produz muitos bens primários, com destaque para os peixes e os frutos do mar.

  • O Carnaval de Mindelo, caracterizado pela prática do batuque, é considerada a principal manifestação cultural de Cabo Verde.

Dados gerais de Cabo Verde

  • Nome oficial: República de Cabo Verde.

  • Gentílico: cabo-verdiano.

  • Extensão territorial: 4.033 quilômetros quadrados.

  • Localização: África.

  • Capital: Praia.

  • Clima: tropical.

  • Governo: república semipresidencialista.

  • Idioma: português.

  • Religiões: 85% — cristianismo, 1% — ateísmo, 14% — outras.

  • População: 587.925 habitantes.

  • Densidade demográfica: 125 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,662 (médio).

  • Moeda: escudo cabo-verdiano.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 1,936 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 3.293.

  • Gini: 42%.

  • Fuso horário: UTC-1.

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • União Africana;

    • Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História de Cabo Verde

A história moderna de Cabo Verde inicia-se com a chegada dos exploradores portugueses à região, no ano de 1460, que instalaram uma pequena vila chamada de Ribeira Grande, que posteriormente foi fundamental para o comércio de escravos nessa região da costa africana. A posição geográfica favorável de Cabo Verde fez o povoamento crescer e adquirir importância, especialmente em termos comerciais, para os colonizadores portugueses.

Após um período de decadência econômica e, posteriormente, de grande aproximação política de Portugal, o arquipélago de Cabo Verde adquiriu a independência em 1975, formando uma república semipresidencialista pluripartidarista.

Leia também: Partilha da África — os acordos entre países imperialistas em torno da posse desse continente

Etimologia de Cabo Verde

O nome Cabo Verde é, na verdade, uma referência a uma localidade geográfica situada no litoral do Senegal (Cap Vert), país continental da África. A formação senegalesa era comumente avistada por navegadores portugueses, antes da chegada propriamente dita ao arquipélago atual de Cabo Verde.

Geografia de Cabo Verde

A geografia de Cabo Verde é caracterizada principalmente pelo clima e vegetação típicos de um ambiente tropical seco. O arquipélago é formado por cerca de dez ilhas de origem vulcânica que estão dispostas na porção central do oceano Atlântico, logo nas proximidades da costa africana.

A geologia local propiciou um relevo bastante montanhoso, marcado pela ação vulcânica, além de um litoral recortado, composto por muitas praias. O isolamento geográfico do país culminou na presença de diversas espécies de animais e plantas atreladas ao clima tropical seco, visto que no território cabo-verdiano predominam as elevadas temperaturas e as escassas precipitações.

Mapa de Cabo Verde

Mapa de Cabo Verde

Demografia de Cabo Verde

A população de Cabo Verde é um pouco superior a meio milhão de habitantes. A maior parte das ilhas locais possui população fixa, com destaque para as cidades de Praia e Mindelo, as mais populosas do país. O território cabo-verdiano é pouco populoso, mas muito povoado, sendo que a população local cresce em um nível considerável, mediante a consistente taxa de natalidade.

A melhoria da qualidade de vida no país também tem alavancado os indicadores de longevidade. O fenômeno da emigração em Cabo Verde é muito forte. Há um grande número de expatriados, especialmente para países como Portugal e Estados Unidos.

Economia de Cabo Verde

A economia de Cabo Verde é considerada subdesenvolvida, visto que o país é pouco industrializado e ainda dependente do setor primário. O território de Cabo Verde é pobre em recursos naturais, mas o país produz muitos bens primários, com destaque para os peixes e os frutos do mar.

A agropecuária local está voltada basicamente para o mercado interno, e a produção de outros recursos naturais é praticamente inexistente. Por sua vez, no setor secundário destaca-se a industrialização de alimentos e bebidas, assim como de outros produtos primários.

O principal setor da economia local é o terciário, de comércio e serviços, com forte participação das remessas de moeda estrangeira feitas por expatriados e do crescimento da atividade turística nacional.

Turismo em Cabo Verde

A atividade turística vem crescendo de forma intensa em Cabo Verde nos últimos anos, especialmente por causa da exploração das belezas naturais das ilhas do país. O turismo de praia e o ecoturismo são os mais praticados pelos visitantes locais.

Atualmente, há um certo investimento em infraestrutura de transporte e hospedagem para recebimento dos turistas, que são oriundos especialmente de países europeus, como os portugueses, por exemplo. A presença de resorts e hotéis de luxo, aliada ao grande volume de praias e a existência de paisagens vulcânicas, forma os principais atrativos turísticos do país.

Vista aérea de praia em Cabo Verde.
As praias são um importante atrativo turístico de Cabo Verde.

Infraestrutura de Cabo Verde

Em termos de infraestrutura, Cabo Verde vem apresentado um forte investimento no desenvolvimento local, com destaque para as áreas de serviços para a população. O país conta com vasta rede de aeroportos, além de uma adequada rota de rodovias, que propiciam o deslocamento interno no país. Os portos também são importantes para a economia local.

Por sua vez, a melhoria dos serviços de saúde e educação, assim como de setores como saneamento e habitação, contribuíram para a melhoria dos indicadores sociais e da qualidade de vida local.

Governo de Cabo Verde

Cabo Verde é uma das nações mais politicamente estáveis do continente africano. O governo local, desde a época da independência, possui grande representatividade democrática. O governo cabo-verdiano é semipresidencialista, logo conta com presidente e primeiro-ministro, que são as figuras mais centrais da política local. O poder é dividido entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Em Cabo Verde, há diversos partidos políticos, e o país é considerado uma democracia plena.

Cultura de Cabo Verde

Mulher fantasiada para o Carnaval de Mindelo em Cabo Verde.
O Carnaval de Mindelo é uma importante manifestação cultural de Cabo Verde. [1]

A cultura de Cabo Verde tem forte influência europeia e africana. Os ritmos musicais locais próprios, como o morna, o funaná e o batuque, são muito admirados pela população. Há ainda muitos festejos locais, como festas religiosas e práticas de batucada.

O Carnaval de Mindelo é considerada a principal manifestação cultural de Cabo Verde. Já na culinária destaca-se o consumo de peixes e mariscos, além de milho e arroz. O pastel é um prato típico do país. Em relação aos esportes, destacam-se o futebol, basquetebol e handebol.

Curiosidades de Cabo Verde

  • Além do português, o idioma comumente falado no país, há outros dialetos locais, como o crioulo cabo-verdiano.

  • Em 1832, o cientista Charles Darwin realizou uma visita ao território cabo-verdiano para explorar a geografia local.

  • Em razão da elevada emigração, estima-se que há mais cabo-verdianos que moram no exterior do que em seu próprio país.

  • O único vulcão ativo de Cabo Verde, chamado de Pico do Fogo, é o ponto mais elevado localmente, com 2.829 metros de altitude.

Créditos da imagem

[1] Elena Ska / Shutterstock

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Conflitos na África
Saiba mais sobre os conflitos na África, os quais estão diretamente relacionados com o processo de colonização e independência dos países africanos. A partilha desse continente foi feita de acordo com os interesses dos colonizadores, resultando em uma série de conflitos. Leia este texto e entenda mais sobre o assunto.
Costa do Marfim
Saiba mais sobre os aspectos geográficos da Costa do Marfim. Leia informações relacionadas à demografia, economia, infraestrutura e cultura desse país africano.
Descolonização da África
Saiba como as nações africanas se tornaram independentes do domínio europeu no processo conhecido como descolonização da África.
Países da África
Saiba quais são os países da África e suas capitais. Veja como esses países se distribuem em cinco grandes regiões. Descubra quais países da África falam português.
Senegal
Veja os principais dados relativos à geografia de Senegal. Confira os aspectos demográficos, econômicos e sociais relevantes desse pequeno país da África Ocidental.
África
Conheça as principais características da África e tire as suas dúvidas sobre o continente considerado o berço da humanidade.