Whatsapp icon Whatsapp

Senegal

Senegal está localizado no litoral atlântico da África Ocidental. O país é conhecido pelo importante papel diplomático regional nos âmbitos político e econômico.
Bandeira de Senegal
Bandeira de Senegal

Senegal é uma nação localizada na África Ocidental. O país possui um relevo predominantemente plano, um clima tropical e uma vegetação de savana. A história de Senegal está atrelada ao processo de colonização da África, especialmente pelas forças francesas, que ocuparam o território senegalês ao longo dos anos.

Atualmente, apesar dos indicadores sociais insatisfatórios, a população senegalesa tem desfrutado de melhores condições de vida. O país é considerado um exemplo de democracia no contexto africano e apresenta um consistente crescimento da sua economia. A infraestrutura local ainda é bastante precária apesar do aumento do investimento estrangeiro direto. A cultura senegalesa é baseada na tradição oral de contação de histórias.

Leia mais: Movimentos de resistência ao neocolonialismo na África

Resumo sobre Senegal

  • O Senegal é uma antiga possessão da França e se tornou oficialmente independente do Mali nos anos de 1960.

  • Sua biodiversidade é preservada por meio de reservas como o Santuário Nacional de Aves Djoudj e o Parque Nacional Niokolo-Koba.

  • Seu território apresenta uma rede hidrográfica complexa formada por rios caudalosos como o Saloum, o Casamance, o Gâmbia e o Senegal.

  • Possui cerca de 16,8 milhões de habitantes. A maior cidade do país é a capital, Dacar, com aproximadamente 2,5 milhões de habitantes.

  • O cultivo de arroz, a produção de amendoim, a pesca e a exploração de fosfato formam a base da sua economia primária.

  • Seu governo é baseado em uma estrutura republicana semipresidencialista; é considerado uma democracia plena.

  • Obteve uma campanha histórica na Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2002, quando chegou até as quartas de final da competição.

Dados gerais de Senegal

  • Nome oficial: República do Senegal

  • Gentílico: senegalês

  • Extensão territorial: 196.712 quilômetros quadrados

  • Localização: África Ocidental

  • Capital: Dacar

  • Clima: tropical

  • Governo: república semipresidencialista

  • Idioma: francês

  • Religiões:

    • 92% (islamismo);
    • 7% (cristianismo);
    • 1% (outras).
  • População: 16.740.000

  • Densidade demográfica: 74,5 habitantes/quilômetro quadrado

  • Índice de desenvolvimento humano (IDH): 0,512 (baixo)

  • Moeda: Franco CFA

  • Produto interno bruto (PIB): US$ 24,91 bilhões

  • PIB per capita: US$ 1487,76

  • Gini: 34,8%

  • Fuso horário: UTC +0

  • Relações exteriores:

    • Organização das Nações Unidas (ONU);

    • Organização Mundial do Comércio (OMC);

    • União Africana (UA).

  • Divisão administrativa: 14 regiões, sendo elas:

Dacar

Louga

Diourbel

Matam

Fatick

Saint-Louis

Kaffrine

Sedhiou

Kedougou

Tambacounda

Kaolack

Thiès

Kolda

Ziguinchor

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

História de Senegal

O território de Senegal era habitado por diversas tribos tradicionais que se organizavam por meio de reinos. Após a chegada dos europeus, com destaque para portugueses, franceses e ingleses, a região foi colonizada. O país se tornou, por meio da ação dos europeus, um grande entreposto comercial de escravizados e marfins.

A partir dos desdobramentos da colonização africana, Senegal, assim como vários países da África Ocidental, tornou-se uma possessão da França. A nação adquiriu sua independência do Mali, outra antiga colônia francesa, em 1960. Desde então, Senegal enfrentou diversos distúrbios políticos, com destaque para disputas territoriais internas. Atualmente, apesar da melhora do quadro econômico, é um dos países mais pobres do mundo.

  • Videoaula sobre os 10 países mais pobres do mundo

Geografia de Senegal

A geografia de Senegal é caracterizada pela presença de um extenso território de relevo plano com clima predominantemente tropical e vegetação de savanas. Os principais rios de Senegal são o Saloum, o Casamance, o Gâmbia e o Senegal. O país está localizado na África Ocidental. O Senegal é banhado pelo oceano Atlântico. Ele faz fronteira com Gâmbia, Guiné-Bissau, Mauritânia e Mali.

Mapa de Senegal

Mapa de Senegal

Demografia de Senegal

A população de Senegal é formada por vários grupos étnicos, além de muitos imigrantes que chegaram ao país ao longo dos anos, com destaque para franceses e libaneses. A população local é predominantemente rural e é formada por cerca de 16,8 milhões de habitantes. A maior cidade do país é a capital, Dacar, que conta com mais de 2,5 milhões de habitantes.

Os indicadores demográficos de Senegal apresentam índices de crescimento populacional positivos, por meio da elevada taxa de natalidade, além de certa melhora das condições sanitárias locais. Mesmo assim, a população senegalesa desfruta de indicadores sociais considerados insatisfatórios. O índice de desenvolvimento humano local é um dos mais baixos do mundo.

Leia mais: Demografia — ciência que estuda as dinâmicas da população, relacionando-se com a criação de políticas públicas

Economia de Senegal

A economia de Senegal, apesar de considerada pequena e subdesenvolvida, apresentou índices consistentes de crescimento ao longo dos últimos anos. O principal setor da economia do país é o primário, com destaque para o cultivo de arroz, a produção de amendoim e a prática da pesca. Além disso, Senegal é um importante produtor de fosfato em nível mundial.

O setor secundário senegalês é considerado bastante desenvolvido para os padrões africanos, em especial, as indústrias de fertilizantes, materiais de construção civil, derivados de petróleo, entre outros. No setor terciário, destaca-se o comércio e os serviços, principalmente nas áreas urbanas do país.

Vários barcos de pesca atracados em cais, em Senegal
A pesca é uma das bases da economia senegalesa.[1]

Infraestrutura de Senegal

O Senegal, assim como a maior parte dos países da África Ocidental, ainda apresenta uma infraestrutura incipiente. Porém o país vem recebendo investimentos na área de transportes e de energia, como a construção de portos marítimos e o desenvolvimento da indústria de petróleo. Mesmo assim, a maior parte da população do país ainda enfrenta condições inadequadas no que toca aos serviços básicos, como saúde e educação. O acesso à água potável e ao tratamento de esgoto também é bastante limitado.

Governo de Senegal

O governo senegalês é baseado em uma estrutura republicana semipresidencialista. O país, que já enfrentou distúrbios políticos no século passado, atualmente é considerado um exemplo no que toca às práticas democráticas no continente africano. As eleições locais são livres, possuem ampla participação popular e contam com um grande número de partidos. Por sua vez, Senegal detém relações cordiais com a maior parte dos seus vizinhos e é considerado um dos mais importantes atores diplomáticos da África Ocidental.

Leia mais: Formas de governo — modo como um governo organiza seus Poderes e aplica o poder sobre o governado

Cultura de Senegal

A cultura de Senegal tem forte tradição oral, ou seja, as práticas culturais do país são repassadas para as novas gerações por meio de histórias contadas, músicas diversas e lendas tradicionais. A literatura também é um importante aspecto da cultura senegalesa. O país possui grandes escritores de língua francesa.

As danças e músicas de tribos locais, além da confecção de adereços e máscaras africanas, também são práticas tradicionais da cultura local. A culinária senegalesa envolve alimentos como arroz, amendoim e diversos pescados. O esporte mais praticado no Senegal é o futebol. A seleção nacional de futebol teve um ótimo desempenho na Copa do Mundo de Futebol Masculino de 2002, quando chegou até as quartas de final da competição.

Torcedor senegalês em estádio de futebol em meio à torcida
O futebol é o esporte mais admirado no Senegal.[2]

Curiosidades de Senegal

  • O Santuário Nacional de Aves Djoudj e o Parque Nacional Niokolo-Koba são duas das mais importantes reservas ambientais do Senegal.

  • A capital senegalesca, Dacar, abriga a maior estátua em altura de toda a África, chamada de O Monumento da Renascença Africana.

  • O Rali Dacar é um evento automobilístico realizado durante muitos anos na África. Ele recebeu esse nome em razão do seu ponto de chegada, a cidade de Dacar.

  • O lago Retba, localizado no interior de Senegal, é conhecido pelas suas águas cor-de-rosa e pela alta salinidade.

  • O Senegal junto à Gâmbia formaram um único país independente, chamado de Senegâmbia, cuja união foi desfeita em 1989.

Créditos de imagem

[1] Giuliano Del Moretto / Shutterstock.com

[2] A.RICARDO / Shutterstock.com 

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

A concentração das indústrias nos EUA
A Indústria no Espaço Norte Americano
A Indústria no Espaço Norte Americano, O que é a Indústria no Espaço Norte Americano, Como ocorre a Indústria no Espaço Norte Americano, Onde ocorre a Indústria no Espaço Norte Americano, A Indústria no Espaço Norte Americano e capitais.
Um processo histórico cercado de problemas ainda não resolvidos.
A descolonização da África
Os dilemas e problemas vividos nesse novo período da história africana.
Botsuana possui parques de animais selvagens
Botsuana
Localizado na porção sul da África, o território de Botsuana é coberto pelo deserto Kalahari.
Praia chinesa: um local que evidencia uma superpopulação
China: o país mais populoso
China: o país mais populoso do mundo, O que faz a China: o país mais populoso do mundo, Quais os fatores da China: o país mais populoso do mundo, Quais são os pontos negativos da China: o país mais populoso do mundo, Quais são os pontos positivos.
Guerrilheiros sudanenses armados
Conflito de Darfur
Conflito de Darfur, O que é o Conflito de Darfur, Como se desenvolveu o Conflito de Darfur, Quais os motivos que levaram ao Conflito de Darfur, Conflito de Darfur e as rivalidades étnicas, Conflito de Darfur e as diversões religiosas.
A África enfrenta diversos conflitos de origem étnica, religiosa e territorial que são reflexos da colonização do continente.
Conflitos na África
Saiba mais sobre os conflitos na África, os quais estão diretamente relacionados com o processo de colonização e independência dos países africanos. A partilha desse continente foi feita de acordo com os interesses dos colonizadores, resultando em uma série de conflitos. Leia este texto e entenda mais sobre o assunto.
Imagem de satélite das Ilhas Malvinas.
Ilhas Malvinas
Características gerais de um território ultramarino britânico localizado em plena América do Sul.
Bandeira do Iraque
Iraque
Saiba mais sobre as principais características do Iraque. Veja detalhes sobre a história e a cultura milenar desse país geopoliticamente estratégico.
Nigéria
Saiba mais sobre os aspectos da Nigéria. Entenda a importância da produção de petróleo na sua economia e na sua centralidade geopolítica em nível regional.
Oceano Atlântico
Clique e veja as características geográficas e morfológicas do Atlântico. Entenda sua importância econômica e ambiental, e saiba dos impactos que ele vem sofrendo.
A Conferência de Berlim (1884-1885) tratou de delimitar as regiões de posse dos europeus no contexto da expansão imperialista
Partilha da África
Saiba em que consistiu a chamada Partilha da África e em que contexto ela aconteceu.
Países da África
Saiba quais são os países da África e suas capitais. Veja como esses países se distribuem em cinco grandes regiões. Descubra quais países da África falam português.
África
Conheça as principais características da África e tire as suas dúvidas sobre o continente considerado o berço da humanidade.
África do Sul
Conheça as principais características da África do Sul. Saiba mais sobre a história de superação da população local em relação ao regime de segregação racial.
video icon
Enem
Dicas para lidar com a ansiedade antes do Enem
Está chegando a prova do Enem! Este é um momento de muita pressão e a ansiedade pode te atrapalhar, por isso nós preparamos essa live para bater um papo com a psicóloga Maria Fernanda Moura, que vai dar dicas para lidar com a ansiedade antes do Enem.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas