Whatsapp icon Whatsapp

Portugal

Portugal é o mais antigo Estado-nação da Europa. O país é marcado por grandes obras arquitetônicas e diversas tradições culturais que representam a sua história.
Bandeira de Portugal.
Bandeira de Portugal.

Portugal é um país da Europa Ocidental, localizado na península Ibérica, situada nas margens do oceano Atlântico. A história portuguesa é marcada pelo período das Grandes Navegações, momento em que Portugal detinha várias possessões territoriais pelo globo, sendo uma das maiores potências mundiais.

Atualmente, Portugal é uma economia desenvolvida e industrializada, com grande qualidade social. O país possui uma ótima infraestrutura de serviços e tem como destaque econômico o turismo. A população portuguesa desfruta de ótimas condições de vida e é governada por uma democracia plena. A República Portuguesa colonizou o Brasil, e os brasileiros guardam grandes influências culturais portuguesas, como a língua e a religião.

Leia também: Quais são os países que falam português?

Resumo sobre Portugal

  • O território português foi habitado por diversos povos ao longo do tempo. A formação do Estado português foi a primeira de toda a Europa.
  • O país já foi uma das maiores potências mundiais, especialmente durante o período das Grandes Navegações, quando colonizou o Brasil.
  • Em termos climáticos e vegetacionais, predominam os aspectos mediterrânicos, com forte influência da umidade proveniente do oceano.
  • O território português está localizado na península Ibérica, sendo todo o seu litoral banhado pelo oceano Atlântico.
  • A população portuguesa é bastante envelhecida. O país tem promovido políticas de atração populacional para reverter a estagnação do crescimento da população.
  • A economia portuguesa tem como destaque o turismo. Há ainda no país indústrias diversas e um forte setor primário.
  • A infraestrutura portuguesa é muito desenvolvida. O país detém redes modernas de transporte e geração de energia.
  • A cultura portuguesa tem como símbolo a farta culinária, por exemplo, no consumo de peixes, vinhos e azeites.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Portugal

  • Nome oficial: República Portuguesa
  • Gentílico: português
  • Extensão territorial: 92.212 quilômetros quadrados
  • Localização: Europa Ocidental
  • Capital: Lisboa
  • Clima: mediterrânico
  • Governo: república semipresidencialista
  • Idioma: português
  • Religiões: 84% (cristianismo), 7% (ateísmo), 9% (outras)
  • População: 10.310.000 habitantes
  • Densidade demográfica: 115 habitantes/quilômetro quadrado
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,864 (muito elevado)
  • Moeda: Euro
  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 231,3 bilhões
  • PIB per capita: US$ 22.439
  • Gini: 33%
  • Fuso horário: UTC+0
  • Relações exteriores:
    • Organização das Nações Unidas (ONU);
    • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);
    • Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan);
    • Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
  • Divisão administrativa: 18 distritos e duas comunidades autónomas (Açores e Madeira). Os distritos portugueses são:

Lisboa

Guarda

Leiria

Coimbra

Santarém

Aveiro

Setúbal

Viseu

Beja

Bragança

Faro

Vila Real

Évora

Porto

Portalegre

Braga

Castelo Branco

Viana do Castelo

História de Portugal

O território português, originalmente formado por povos ibéricos, foi ocupado por romanos, germânicos, árabes e até mesmo celtas. A ocupação definitiva dos portugueses enfrentou resistência de todos esses povos listados.

Posteriormente, a partir da formação administrativa portuguesa, o país se tornou uma das principais potências mundiais, especialmente no período das Grandes Navegações. Os portugueses dominaram regiões em diversos continentes do globo, com destaque para o Brasil, gerando inúmeras riquezas para a população portuguesa por meio da exploração de recursos vegetais e bens minerais.

No entanto, após a dominação do território português por forças estrangeiras, como espanholas e francesas, além da independência das principais possessões portuguesas no mundo, o país foi levado ao declínio econômico e social.

A história recente portuguesa é marcada por governos militares e crises econômicas. Porém, nos últimos anos, houve uma virada no cenário português, uma vez que Portugal conseguiu reerguer sua economia e tornou-se um dos maiores polos turísticos da Europa. O país faz parte da União Europeia e é um dos principais receptores de investimento estrangeiro em nível regional.

Leia também: Por que Portugal foi pioneiro na exploração marítima durante as Grandes Navegações?

Etimologia de Portugal

A teoria acadêmica mais aceita argumenta que o nome Portugal deriva do termo Portucale, designação geográfica da região da cidade do Porto, o principal centro econômico e político dessa porção do território europeu em tempos muito antigos.

Vista da cidade de Porto, Portugal.
A cidade de Porto é um das mais antigas de Portugal.

Geografia de Portugal

O território português está localizado no extremo oeste do Europa, na chamada península Ibérica, situada na Europa Ocidental. O país é banhado unicamente pelo oceano Atlântico e faz fronteira terrestre somente com a Espanha. Além do espaço formado pelo seu território continental, Portugal possui diversas ilhas, como destaque para os arquipélagos de Açores e Madeira, localizados entre o litoral europeu e africano.

Em relação à geomorfologia, Portugal tem grandes formações de relevo, especialmente na porção norte do país. Há na sua parte central muitas formações de relevo planáltico e pequenas zonas de planícies litorâneas. O território português é suscetível a terremotos em razão da sua localização em uma zona de instabilidade geológica. Os principais rios de Portugal são o Douro, o Tejo, o Mondego e o Guadiana.

Já em relação aos aspectos vegetacionais e climáticos, o território português sofre grande influência da umidade do oceano, sendo assim composto por vegetações e climas mediterrânicos. Há uma dualidade estacional em quase todo o país, com duas estações bem definidas, uma mais quente e seca, além de outra mais fria e úmida. A vegetação portuguesa, tipicamente seca, é muito suscetível a incêndios.

Mapa de Portugal

Mapa de Portugal

Demografia de Portugal

O território português é habitado por cerca de 10 milhões de habitantes. A demografia de Portugal é bastante complexa em relação à multiplicidade de aspectos que marcam a população do país, como a grande emigração e o envelhecimento populacional.

O país registra uma grande saída de jovens nativos, que emigram especialmente para outros países europeus, em busca de melhores condições de vida. Ainda, a população portuguesa é extremamente envelhecida, resultado da alta expectativa de vida, da baixa taxa de natalidade, além da mencionada emigração da população.

Tais condições levaram o governo português a adotar políticas públicas de combate ao envelhecimento populacional, como a atração de habitantes para o país. Os brasileiros, em fuga da crise econômica e da instabilidade política, são um grupo importante que tem emigrado em massa para Portugal nos últimos anos.

Geograficamente, a população portuguesa está concentrada ao longo do litoral, nas duas principais cidades do país, Lisboa e Porto, além das suas regiões metropolitanas. O território português registra uma grande população relativa especialmente no litoral e vazios demográficos no seu interior.

Economia de Portugal

A economia de Portugal é muito desenvolvida e diversificada, envolvendo desde atividades primárias até setores de alta tecnologia, com destaque ainda para as atividades de turismo. O ramo primário da economia tem grande destaque em solo português, especialmente por meio da cultivação de produtos tradicionais, como as uvas e as azeitonas, utilizadas para a produção de vinhos e azeites.

Há também uma grande produção de frutas temperadas, como as cerejas, além do beneficiamento de leite e derivados, como queijos diversos. A coleta de pescados e a produção de cortiças também são um destaque na economia primária portuguesa.

O setor secundário está ancorado em pequenas indústrias para abastecimento interno, além de setores de novas tecnologias e de comunicação e informação. A produção de bens tradicionais, como azulejos e vidros, também é um destaque na indústria local.

O país tem como setores industriais fortes a produção de materiais elétricos e construtivos diversos, a confecção de roupas e sapatos, a fabricação de máquinas e equipamentos, entre outros. O setor da construção civil também é muito importante para a economia portuguesa mediante o aumento do volume de construções locais após a entrada de imigrantes e turistas no país.

Já a atividade terciária é a principal da economia portuguesa. O país é um dos centros europeus no fornecimento de serviços bancários e financeiros. Há ainda uma grande indústria criativa, mobilizada por meio de exposições de arte e incentivos culturais diversos. O país é um dos centros de produção cultural da Europa.

É preciso mencionar, por fim, o turismo como uma das principais atividades econômicas de Portugal. O país é um dos centros do turismo europeu, e até mesmo mundial, recebendo um grande fluxo de visitantes todos os anos. Há localmente uma grande infraestrutura de hotéis, restaurantes e lojas diversas para atendimento aos turistas.

Paisagem urbana de Portugal
As belas paisagens portuguesas são um atrativo para os turistas.

Infraestrutura de Portugal

O território português abriga uma infraestrutura muito moderna e desenvolvida, fruto de grandes investimentos em mobilidade e energia, principalmente após a superação das crises econômicas vivenciadas pelo país nos últimos anos.

Em Portugal, há uma extensa rede de rodovias e hidrovias, além de portos e aeroportos, que fazem ligações de maiores distâncias. O país está integrado ao território europeu por meio de transportes modernos. Ademais, o maior parte da energia consumida em Portugal vem de fontes renováveis, principalmente de hidrelétricas.

A população portuguesa desfruta de uma ampla oferta de serviços públicos, especialmente de saúde e educação, consideradas de elevada qualidade até mesmo para os padrões europeus. O sucesso da política portuguesa de combate à pandemia de covid-19 é um exemplo desse cenário.

A cobertura de água e esgoto em Portugal é praticamente universal. O país também tem grande destaque na conservação de áreas naturais e na promoção de espaços verdes. O acesso às telecomunicações em Portugal é bastante amplo, com destaque para a internet de alta velocidade.

Governo de Portugal

O governo português é formado por uma estrutura semipresidencialista. Há a figura do chefe de Estado, presidente do país eleito democraticamente de cinco em cinco anos, e a figura do chefe de governo, o primeiro-ministro indicado pelo presidente. A estrutura governamental local é completada pelos sistemas Legislativo e Judiciário.

A população portuguesa possui ampla participação política por meio da atuação direta em decisões governamentais, além da organização de plebiscitos. O país é uma democracia avançada baseada no respeito às liberdades individuais. Ademais, Portugal mantém relações internacionais amistosas com diversos países do globo.

Leia também: Países desenvolvidos — nações que apresentam elevado desenvolvimento socioeconômico

Cultura de Portugal

A cultura de Portugal é uma das mais tradicionais da Europa, marcada por um conjunto de influências, que vão desde os povos romanos até os árabes. Em contrapartida, ao instaurar grandes possessões em todo o mundo, os portugueses influenciaram diretamente a cultura de vários países, como o Brasil.

A língua portuguesa e a religião católica são elementos da cultura portuguesa que marcam a população brasileira. A arquitetura das cidades históricas, a adoção de superstições populares e até mesmo a celebração de festas diversas presentes no Brasil têm como condicionante a cultura de Portugal.

Localmente, a população portuguesa tem como hábitos comuns a farta culinária e o apreço às manifestações artísticas. O fado, ritmo musical português, é um exemplo desse cenário. O país também foi berço de grandes escritores e poetas bem como de grandes naturalistas e desbravadores. O uso do azulejo nas construções históricas e do ouro em obras sacras é tradição portuguesa.

Na alimentação, destacam-se peixes e frutos do mar, ovos, vinhos e azeites. A culinária portuguesa também tem forte presença do Brasil. Já nas atividades esportivas, destaca-se o futebol.

Curiosidades de Portugal

  • O predomínio da língua portuguesa no país mascara a presença de outras línguas regionais, como o mirandês.
  • As farturas são típicas lojinhas portuguesas que vendem diversas comidas de ruas, como pães, doces e sanduíches.
  • A política de descriminalização das drogas em Portugal é uma das mais avançadas de todo o mundo.
  • A livraria Bertrand do Chiado, localizada na cidade de Lisboa, foi fundada em 1732, sendo a loja de livros mais antiga do mundo.
  • O território português foi delimitado em períodos muito antigos, logo, é considerado o Estado-nação mais antigo da Europa.
Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

5 de maio – Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona
Conheça mais sobre o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona: quem o criou e por qual motivação, e os países que o comemoram.
Expansão marítima portuguesa
Clique aqui e saiba quais foram as causas e os objetivos da expansão marítima portuguesa. Descubra quais foram as conquistas realizadas nesse período.
O pioneirismo português
Os fatores que contribuíram para a inserção de Portugal nas Grandes Navegações.
video icon
Escrito"Tiocompostos ou compostos sulfurados" em fundo laranja e próximo a um botijão de gás vazando.
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.