Whatsapp icon Whatsapp

Portugal

Portugal é o mais antigo Estado-nação da Europa. O país é marcado por grandes obras arquitetônicas e diversas tradições culturais que representam a sua história.
Bandeira de Portugal.
Bandeira de Portugal.

Portugal é um país da Europa Ocidental, localizado na península Ibérica, situada nas margens do oceano Atlântico. A história portuguesa é marcada pelo período das Grandes Navegações, momento em que Portugal detinha várias possessões territoriais pelo globo, sendo uma das maiores potências mundiais.

Atualmente, Portugal é uma economia desenvolvida e industrializada, com grande qualidade social. O país possui uma ótima infraestrutura de serviços e tem como destaque econômico o turismo. A população portuguesa desfruta de ótimas condições de vida e é governada por uma democracia plena. A República Portuguesa colonizou o Brasil, e os brasileiros guardam grandes influências culturais portuguesas, como a língua e a religião.

Leia também: Quais são os países que falam português?

Resumo sobre Portugal

  • O território português foi habitado por diversos povos ao longo do tempo. A formação do Estado português foi a primeira de toda a Europa.
  • O país já foi uma das maiores potências mundiais, especialmente durante o período das Grandes Navegações, quando colonizou o Brasil.
  • Em termos climáticos e vegetacionais, predominam os aspectos mediterrânicos, com forte influência da umidade proveniente do oceano.
  • O território português está localizado na península Ibérica, sendo todo o seu litoral banhado pelo oceano Atlântico.
  • A população portuguesa é bastante envelhecida. O país tem promovido políticas de atração populacional para reverter a estagnação do crescimento da população.
  • A economia portuguesa tem como destaque o turismo. Há ainda no país indústrias diversas e um forte setor primário.
  • A infraestrutura portuguesa é muito desenvolvida. O país detém redes modernas de transporte e geração de energia.
  • A cultura portuguesa tem como símbolo a farta culinária, por exemplo, no consumo de peixes, vinhos e azeites.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais de Portugal

  • Nome oficial: República Portuguesa
  • Gentílico: português
  • Extensão territorial: 92.212 quilômetros quadrados
  • Localização: Europa Ocidental
  • Capital: Lisboa
  • Clima: mediterrânico
  • Governo: república semipresidencialista
  • Idioma: português
  • Religiões: 84% (cristianismo), 7% (ateísmo), 9% (outras)
  • População: 10.310.000 habitantes
  • Densidade demográfica: 115 habitantes/quilômetro quadrado
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,864 (muito elevado)
  • Moeda: Euro
  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 231,3 bilhões
  • PIB per capita: US$ 22.439
  • Gini: 33%
  • Fuso horário: UTC+0
  • Relações exteriores:
    • Organização das Nações Unidas (ONU);
    • Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE);
    • Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan);
    • Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
  • Divisão administrativa: 18 distritos e duas comunidades autónomas (Açores e Madeira). Os distritos portugueses são:

Lisboa

Guarda

Leiria

Coimbra

Santarém

Aveiro

Setúbal

Viseu

Beja

Bragança

Faro

Vila Real

Évora

Porto

Portalegre

Braga

Castelo Branco

Viana do Castelo

História de Portugal

O território português, originalmente formado por povos ibéricos, foi ocupado por romanos, germânicos, árabes e até mesmo celtas. A ocupação definitiva dos portugueses enfrentou resistência de todos esses povos listados.

Posteriormente, a partir da formação administrativa portuguesa, o país se tornou uma das principais potências mundiais, especialmente no período das Grandes Navegações. Os portugueses dominaram regiões em diversos continentes do globo, com destaque para o Brasil, gerando inúmeras riquezas para a população portuguesa por meio da exploração de recursos vegetais e bens minerais.

No entanto, após a dominação do território português por forças estrangeiras, como espanholas e francesas, além da independência das principais possessões portuguesas no mundo, o país foi levado ao declínio econômico e social.

A história recente portuguesa é marcada por governos militares e crises econômicas. Porém, nos últimos anos, houve uma virada no cenário português, uma vez que Portugal conseguiu reerguer sua economia e tornou-se um dos maiores polos turísticos da Europa. O país faz parte da União Europeia e é um dos principais receptores de investimento estrangeiro em nível regional.

Leia também: Por que Portugal foi pioneiro na exploração marítima durante as Grandes Navegações?

Etimologia de Portugal

A teoria acadêmica mais aceita argumenta que o nome Portugal deriva do termo Portucale, designação geográfica da região da cidade do Porto, o principal centro econômico e político dessa porção do território europeu em tempos muito antigos.

Vista da cidade de Porto, Portugal.
A cidade de Porto é um das mais antigas de Portugal.

Geografia de Portugal

O território português está localizado no extremo oeste do Europa, na chamada península Ibérica, situada na Europa Ocidental. O país é banhado unicamente pelo oceano Atlântico e faz fronteira terrestre somente com a Espanha. Além do espaço formado pelo seu território continental, Portugal possui diversas ilhas, como destaque para os arquipélagos de Açores e Madeira, localizados entre o litoral europeu e africano.

Em relação à geomorfologia, Portugal tem grandes formações de relevo, especialmente na porção norte do país. Há na sua parte central muitas formações de relevo planáltico e pequenas zonas de planícies litorâneas. O território português é suscetível a terremotos em razão da sua localização em uma zona de instabilidade geológica. Os principais rios de Portugal são o Douro, o Tejo, o Mondego e o Guadiana.

Já em relação aos aspectos vegetacionais e climáticos, o território português sofre grande influência da umidade do oceano, sendo assim composto por vegetações e climas mediterrânicos. Há uma dualidade estacional em quase todo o país, com duas estações bem definidas, uma mais quente e seca, além de outra mais fria e úmida. A vegetação portuguesa, tipicamente seca, é muito suscetível a incêndios.

Mapa de Portugal

Mapa de Portugal

Demografia de Portugal

O território português é habitado por cerca de 10 milhões de habitantes. A demografia de Portugal é bastante complexa em relação à multiplicidade de aspectos que marcam a população do país, como a grande emigração e o envelhecimento populacional.

O país registra uma grande saída de jovens nativos, que emigram especialmente para outros países europeus, em busca de melhores condições de vida. Ainda, a população portuguesa é extremamente envelhecida, resultado da alta expectativa de vida, da baixa taxa de natalidade, além da mencionada emigração da população.

Tais condições levaram o governo português a adotar políticas públicas de combate ao envelhecimento populacional, como a atração de habitantes para o país. Os brasileiros, em fuga da crise econômica e da instabilidade política, são um grupo importante que tem emigrado em massa para Portugal nos últimos anos.

Geograficamente, a população portuguesa está concentrada ao longo do litoral, nas duas principais cidades do país, Lisboa e Porto, além das suas regiões metropolitanas. O território português registra uma grande população relativa especialmente no litoral e vazios demográficos no seu interior.

Economia de Portugal

A economia de Portugal é muito desenvolvida e diversificada, envolvendo desde atividades primárias até setores de alta tecnologia, com destaque ainda para as atividades de turismo. O ramo primário da economia tem grande destaque em solo português, especialmente por meio da cultivação de produtos tradicionais, como as uvas e as azeitonas, utilizadas para a produção de vinhos e azeites.

Há também uma grande produção de frutas temperadas, como as cerejas, além do beneficiamento de leite e derivados, como queijos diversos. A coleta de pescados e a produção de cortiças também são um destaque na economia primária portuguesa.

O setor secundário está ancorado em pequenas indústrias para abastecimento interno, além de setores de novas tecnologias e de comunicação e informação. A produção de bens tradicionais, como azulejos e vidros, também é um destaque na indústria local.

O país tem como setores industriais fortes a produção de materiais elétricos e construtivos diversos, a confecção de roupas e sapatos, a fabricação de máquinas e equipamentos, entre outros. O setor da construção civil também é muito importante para a economia portuguesa mediante o aumento do volume de construções locais após a entrada de imigrantes e turistas no país.

Já a atividade terciária é a principal da economia portuguesa. O país é um dos centros europeus no fornecimento de serviços bancários e financeiros. Há ainda uma grande indústria criativa, mobilizada por meio de exposições de arte e incentivos culturais diversos. O país é um dos centros de produção cultural da Europa.

É preciso mencionar, por fim, o turismo como uma das principais atividades econômicas de Portugal. O país é um dos centros do turismo europeu, e até mesmo mundial, recebendo um grande fluxo de visitantes todos os anos. Há localmente uma grande infraestrutura de hotéis, restaurantes e lojas diversas para atendimento aos turistas.

Paisagem urbana de Portugal
As belas paisagens portuguesas são um atrativo para os turistas.

Infraestrutura de Portugal

O território português abriga uma infraestrutura muito moderna e desenvolvida, fruto de grandes investimentos em mobilidade e energia, principalmente após a superação das crises econômicas vivenciadas pelo país nos últimos anos.

Em Portugal, há uma extensa rede de rodovias e hidrovias, além de portos e aeroportos, que fazem ligações de maiores distâncias. O país está integrado ao território europeu por meio de transportes modernos. Ademais, o maior parte da energia consumida em Portugal vem de fontes renováveis, principalmente de hidrelétricas.

A população portuguesa desfruta de uma ampla oferta de serviços públicos, especialmente de saúde e educação, consideradas de elevada qualidade até mesmo para os padrões europeus. O sucesso da política portuguesa de combate à pandemia de covid-19 é um exemplo desse cenário.

A cobertura de água e esgoto em Portugal é praticamente universal. O país também tem grande destaque na conservação de áreas naturais e na promoção de espaços verdes. O acesso às telecomunicações em Portugal é bastante amplo, com destaque para a internet de alta velocidade.

Governo de Portugal

O governo português é formado por uma estrutura semipresidencialista. Há a figura do chefe de Estado, presidente do país eleito democraticamente de cinco em cinco anos, e a figura do chefe de governo, o primeiro-ministro indicado pelo presidente. A estrutura governamental local é completada pelos sistemas Legislativo e Judiciário.

A população portuguesa possui ampla participação política por meio da atuação direta em decisões governamentais, além da organização de plebiscitos. O país é uma democracia avançada baseada no respeito às liberdades individuais. Ademais, Portugal mantém relações internacionais amistosas com diversos países do globo.

Leia também: Países desenvolvidos — nações que apresentam elevado desenvolvimento socioeconômico

Cultura de Portugal

A cultura de Portugal é uma das mais tradicionais da Europa, marcada por um conjunto de influências, que vão desde os povos romanos até os árabes. Em contrapartida, ao instaurar grandes possessões em todo o mundo, os portugueses influenciaram diretamente a cultura de vários países, como o Brasil.

A língua portuguesa e a religião católica são elementos da cultura portuguesa que marcam a população brasileira. A arquitetura das cidades históricas, a adoção de superstições populares e até mesmo a celebração de festas diversas presentes no Brasil têm como condicionante a cultura de Portugal.

Localmente, a população portuguesa tem como hábitos comuns a farta culinária e o apreço às manifestações artísticas. O fado, ritmo musical português, é um exemplo desse cenário. O país também foi berço de grandes escritores e poetas bem como de grandes naturalistas e desbravadores. O uso do azulejo nas construções históricas e do ouro em obras sacras é tradição portuguesa.

Na alimentação, destacam-se peixes e frutos do mar, ovos, vinhos e azeites. A culinária portuguesa também tem forte presença do Brasil. Já nas atividades esportivas, destaca-se o futebol.

Curiosidades de Portugal

  • O predomínio da língua portuguesa no país mascara a presença de outras línguas regionais, como o mirandês.
  • As farturas são típicas lojinhas portuguesas que vendem diversas comidas de ruas, como pães, doces e sanduíches.
  • A política de descriminalização das drogas em Portugal é uma das mais avançadas de todo o mundo.
  • A livraria Bertrand do Chiado, localizada na cidade de Lisboa, foi fundada em 1732, sendo a loja de livros mais antiga do mundo.
  • O território português foi delimitado em períodos muito antigos, logo, é considerado o Estado-nação mais antigo da Europa.
Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

5 de maio – Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona
Conheça mais sobre o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona: quem o criou e por qual motivação, e os países que o comemoram.
Vasco da Gama, navegante que concretizou a circunavegação do continente africano.
A expansão marítima portuguesa
Expansão marítima portuguesa, Expansionismo marítimo português, Conquista de Ceuta, Sagres, circunavegação do continente africano, colonização da Costa Africana.
O infante Dom Henrique teve grande papel no desenvolvimento marítimo de Portugal.
O pioneirismo português
Os fatores que contribuíram para a inserção de Portugal nas Grandes Navegações.
video icon
Química
Funções orgânicas: Fenóis
Os fenóis são compostos orgânicos oxigenados caracterizados por possuírem uma hidroxila ligada a um anel aromático (benzeno). Em nosso cotidiano, você já deve ter se deparado com algum composto fenólico, como a creolina.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.