Whatsapp icon Whatsapp

Setor terciário

Setor terciário é o responsável por grande parte da geração de riquezas e empregos em uma economia. É composto pelas atividades de comércio e serviços.
Os shoppings são exemplos de locais que oferecem atividades terciárias.
Os shoppings são exemplos de locais que oferecem atividades terciárias.

O setor terciário é o responsável pela oferta de mercadorias e serviços. Ele é representado por atividades como educação, saúde, comércio e turismo. As atividades do terceiro setor têm como característica a grande participação na economia mundial. Além disso, é o ramo da economia que concentra a maior parte da geração de empregos. Portanto, é um setor primordial para a economia, do global ao local, uma vez que assume o protagonismo da geração de riquezas entre as atividades econômicas.

O terceiro setor é bastante diverso e dinâmico. Ele é típico de economias modernas, que possuem menor dependência de outros setores econômicos, como o primário. O Brasil possui boa parte da sua economia voltada para o setor terciário, que é o principal gerador de riquezas e de empregos no país.

Leia também: Terciarização da economia — o direcionamento do emprego e renda para o setor terciário

Resumo sobre setor terciário

  • O terceiro setor compreende as atividades de comercialização de produtos e de oferta de serviços em uma economia.

  • As características das atividades terciárias estão relacionadas à elevada participação desse setor na geração de emprego e renda em uma sociedade.

  • São exemplos de atividades terciárias: escolas, hospitais, comércios em geral, serviços financeiros e turismo.

  • O setor terciário possui grande protagonismo na economia dos países desenvolvidos e emergentes.

  • As atividades terciárias são fundamentais para a diversificação e a dinamização de uma economia.

  • Os processos de industrialização e urbanização contribuíram ativamente para o crescimento do setor terciário.

  • A economia brasileira possui um terceiro setor muito sólido, baseado na enorme oferta de comércios e serviços para a população.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que é o setor terciário?

O setor terciário é a categoria econômica composta pelo comércio e pelos serviços. Ele integra os três setores da economia que representam as ocupações da população economicamente ativa. São eles: setor primário, setor secundário e setor terciário.

As atividades terciárias compreendem as trocas de produtos e serviços entre as pessoas. Elas representam uma grande parte da economia global. São exemplos de atividades terciárias os centros comerciais, os serviços diversos e as atividades turísticas.

Quais as características do setor terciário?

As atividades terciárias são baseadas nas relações de trocas, seja de produtos acabados, seja por meio da prestação de serviços. Portanto, o terceiro setor está relacionado com a comercialização de mercadorias, produzidas pelos setores primário e secundário, mas também com a realização de diversas atividades que prestam algum tipo de assistência para a população, como nas áreas de saúde e educação.

Sendo assim, o setor terciário tem como principal característica a participação ativa das atividades de comércio e dos serviços na geração das riquezas de determinada economia. Esse setor é extremamente heterogêneo, sendo formado por um conjunto de atividades econômicas responsáveis pela oferta de produtos e serviços.

O terceiro setor da economia ainda tem como características importantes a forte participação na economia global, o elevado volume de geração de empregos e a ampla diversificação das atividades produtivas. Por sua vez, é um setor que ainda apresenta muitos elementos da informalidade, principalmente em países subdesenvolvidos e emergentes.

Leia também: Trabalho na globalização: flexibilização, terceirização e crescimento da informalidade

As atividades do setor terciário

As atividades do setor terciário correspondem a uma gama de comércios e serviços. Esse setor econômico é extremamente diverso, em especial, por meio de um contexto de forte capitalização da economia. Portanto, torna-se impossível enumerar todas as atividades econômicas relacionadas à realização de comércios e à prestação de serviços.

No geral, o terceiro setor é formado por todas as atividades que envolvem a comercialização de um produto e/ou serviço. Sendo assim, são exemplos de atividades do setor terciário: escolas, bancos, hospitais, supermercados, shoppings, entre outros. Destaca-se ainda a prestação de serviços realizada de forma individual, como é o caso de eletricistas, esteticistas, domésticas etc. Há também no setor terciário atividades importantes e que vêm crescendo na atualidade, como o turismo e o entretenimento.

Mulher de braços abertos em frente à paisagem paradisíaca
O turismo é um exemplo de atividade do terceiro setor.

Qual a importância do setor terciário?

O setor terciário é considerado um dos mais dinâmicos da sociedade, uma vez que corresponde à grande parte da economia de determinada região. Atualmente, as atividades terciárias possuem uma importância econômica muito grande em âmbito mundial, com destaque para os países desenvolvidos e emergentes. Portanto, é um setor de destaque na geração de riqueza e, por consequência, na composição do Produto Interno Bruto de uma economia.

Ademais, o setor terciário representa um importante elo entre as demais atividades econômicas (primárias e secundárias), uma vez que é o responsável pela comercialização das mercadorias produzidas nesses segmentos. Por sua vez, esse setor também é primordial para a diversificação econômica e para a ampliação do acesso à população, principalmente no que toca aos serviços diversos. Por fim, o terceiro setor produz grande parte das vagas de emprego em uma economia.

Desenvolvimento do setor terciário

O terceiro setor é considerado estratégico nas análises econômicas mundiais, uma vez que é responsável por grande parte da produção econômica global. As atividades terciárias se desenvolveram a partir da instalação do sistema capitalista de produção, que incentivou a troca de produtos e serviços com o objetivo de lucro.

Por sua vez, processos mundiais como a globalização contribuem de maneira decisiva para fomentar a circulação de mercadorias e serviços pelo espaço mundial. Além disso, há uma grande influência na esfera cultural, por meio da mídia, que desperta na população o desejo de adquirir bens diversos.

A evolução do setor terciário ocorreu prioritariamente nos países desenvolvidos mediante a modernização das atividades agropecuárias e a saturação da produção industrial. O terceiro setor assumiu o protagonismo nos países emergentes na atualidade, resultado da modernização econômica dessas nações e da diminuição da dependência da produção primária.

Sendo assim, o setor terciário se tornou o principal motor dessas economias, com destaque para a atração de investimentos e a geração de empregos. Esse setor também influenciou no crescimento da urbanização e da informatização dos espaços mundiais.

Vista de bancada de cafeteria
As atividades de comércio e serviços são fundamentais para a economia mundial.

Setor terciário no Brasil

O setor terciário é o principal da economia brasileira. Os dados oficiais do Ministério da Economia do Brasil indicam que cerca de 70% do produto interno brasileiro são gerados pelas atividades do terceiro setor.

Esse protagonismo das atividades terciárias na economia brasileira é derivado de uma conjuntura econômica caracterizada pela saturação dos demais setores econômicos e pelo aumento da oferta de comércios e serviços para a população. Por sua vez, na atualidade, a expansão do setor terciário é uma tendência mundial, que cresce de forma consistente nos países emergentes mediante a diversificação e a modernização das suas economias.

O crescimento do setor terciário no Brasil foi iniciado ainda no século XX, principalmente em razão dos processos de urbanização e industrialização, que ocorreu de maneira muito rápida no território brasileiro no final do referido século. O desenvolvimento das indústrias culminou na geração de ampla oferta de serviços para o seu funcionamento.

Já o crescimento das cidades aumentou a população urbana, que necessitava de acesso aos serviços e comércios. O aumento da população, inclusive, culminou na ampliação da mão de obra disponível assim como de mercado consumidor, resultando no aumento do terceiro setor.

Leia também: Trabalho informal — a realização de atividade que gera renda, mas sem qualquer vínculo empregatício

Exercícios resolvidos sobre setor terciário

Questão 1

(UFSM 2016) Em relação ao espaço da atividade industrial no Brasil, é correto afirmar que a passagem do processo agrário para o urbano-industrial:

A) ocasionou a manutenção na distribuição espacial da população.

B) promoveu o aumento da participação dos setores secundário e terciário na formação do produto interno bruto (PIB).

C) proporcionou o aumento da participação do setor primário na formação do produto interno bruto (PIB).

D) retraiu o setor de serviços homogeneizando atividades como comércio, bancos e transportes.

E) reduziu a participação do setor terciário na formação do produto interno bruto (PIB).

Resolução: Alternativa B. A transformação da sociedade agrária para a urbano-industrial culminou no fortalecimento do setor terciário. O crescimento das cidades resultou no aumento da oferta de comércios e serviços para a população.

Questão 2

(Unicentro) A mudança da divisão regional, que ocorre periodicamente, pode ser resultado de um novo modo de interpretar o espaço geográfico ou das próprias transformações nas suas organizações derivadas da dinâmica social. (MAGNOLI; ARAUJO, 2005, p. 24).

É uma característica comum a todas as regiões brasileiras

A) o IDH inferior a 0,5.

B) o uso predatório da energia eólica.

C) o crescimento vegetativo uniforme.

D) a industrialização clássica com uso de capital estatal.

E) uma grande parcela do PEA atuando no setor terciário.

Resolução: Alternativa E. O Brasil possui, em todas as suas regiões geográficas, uma grande parcela da população economicamente ativa empregada nas atividades terciárias. Esse setor é o principal da economia brasileira.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Na economia de mercado, o sistema financeiro é guiado pela iniciativa privada
Economia de Mercado
O conceito de economia de mercado e o seu papel na economia capitalista.
O setor de serviços é o que mais cresce no Brasil.
População economicamente ativa do Brasil
Entenda o que é, como é dividida e quais as características específicas da população economicamente ativa do Brasil.
Com a reestruturação produtiva, praticamente não se vê mais trabalhadores nas linhas de montagem automotivas¹
Reestruturação Produtiva
O conceito de reestruturação produtiva e sua relação com o Neoliberalismo e a Terceira Revolução Industrial.
A agropecuária é uma importante atividade ligada ao setor primário
Setor Primário da Economia
Compreendas as principais atividades e a relevância do setor primário da economia.
A indústria responde por uma parcela importante do setor secundário.
Setor secundário
Saiba mais sobre as principais características do setor secundário. Entenda a importância das atividades econômicas do setor secundário para toda a sociedade.
O setor terciário concentra um elevado número de atividades
Terciarização da economia
Atualmente, as sociedades vêm passando por um processo de terciarização da economia. Entenda o que é e o que representa esse termo!
Na linha de produção toyotista, a quantidade de funcionários é reduzida
Toyotismo
As características do toyotismo, os fatores relacionados à produção e as consequências da adoção desse modelo industrial.
Turismo
O que é turismo e como ele se classifica? Clique aqui e saiba mais sobre as atividades turísticas no Brasil e no mundo. Entenda como a pandemia afetou esse setor.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.