Whatsapp icon Whatsapp

Costa do Marfim

A Costa do Marfim é um país localizado no litoral atlântico da costa oeste africana. Ela é conhecida pela produção de bens primários, como o café, o algodão e o cacau.
Bandeira da Costa do Marfim
Bandeira da Costa do Marfim

Costa do Marfim é um país da África Ocidental. A geografia local é marcada pela grande diversidade em termos de clima e vegetação. O país conta com cerca de 26 milhões de habitantes, que são governados pela figura de um presidente.

 Essa nação africana foi colonizada pela França. A influência cultural francesa está presente nos aspectos locais, como a língua e a religião. Atualmente, a Costa do Marfim é uma grande produtora de bens primários. O cacau, por exemplo, é uma das bases de sua economia. A infraestrutura local, inclusive, está voltada para a exportação desses bens.

Leia também: Quais são os países da África?

Resumo sobre Costa do Marfim

  • A Costa do Marfim é uma ex-colônia francesa marcada pelo período de exploração colonial empreendida pelos europeus.

  • O país está situado na porção Oeste do continente africano. A costa local é banhada pelo oceano Atlântico.

  • A população costa-marfinense é composta por quase 26 milhões de habitantes. O país registra um elevado crescimento populacional.

  • A economia local está baseada na exploração de bens primários. A Costa do Marfim é um grande produtor de cacau, café e algodão.

  • O país detém uma infraestrutura deficitária, em especial no que tange os serviços para a população, como saúde e educação.

  • Sua cultura está ligada à prática do futebol. Este é considerado o esporte nacional do país.

  • O nome Costa do Marfim é derivado da intensa comercialização de marfim que ocorria na costa do país durante o período colonial.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais sobre Costa do Marfim

  • Nome oficial: República da Costa do Marfim.

  • Gentílico: costa-marfinense.

  • Extensão territorial: 322.463 quilômetros quadrados.

  • Localização: África Ocidental.

  • Capitais: Yamussucro (administrativa) e Abidjan (sede do governo).

  • Clima: tropical.

  • Governo: república presidencialista.

  • Idioma: francês.

  • Religiões: 32% — cristianismo, 30% — islamismo, 38% — outras.

  • População: 26.380.000 habitantes.

  • Densidade demográfica: 65,3 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,538 (baixo).

  • Moeda: franco CFA.

  • Produto Interno Bruto (PIB): US$ 61,35 bilhões.

  • PIB per capita: US$ 2.325.

  • Gini: 41,5%.

  • Fuso horário: UTC+0.

  • Relações exteriores: Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial do Comércio (OMC), União Africana (UA).

  • Divisão administrativa: 19 regiões, sendo elas:

Agnéby

Moyen-Cavally

Bafing

Moyen-Comoé

Bas-Sassandra

N’zi-Comoé

Denguélé

Savanes

Dix-Huit Montagnes

Sud-Bandama

Fromager

Sud-Comoé

Haut-Sassandra

Vallée du Bandama

Lacs

Worodougou

Lagunes

Zanzan

Marahoué

 

História da Costa do Marfim

O território atual da Costa do Marfim era habitado por diversas tribos africanas que viviam de atividades de subsistência. A partir do processo de colonização da África, por meio de ações imperialistas, a França apoderou-se da região.

Os franceses, com o apoio de outros povos europeus, transformaram a Costa do Marfim em um grande polo de comercialização de escravos e marfim. O nome do país, inclusive, está diretamente ligado ao auge do período de comercialização do marfim pelos europeus.

A Costa do Marfim alcançou a sua independência da França em 1960. Desde então, o país viveu muitos momentos de forte instabilidade política, governos autoritários e elevados índices de violência e corrupção.

Leia também: Neocolonialismo na África e a Conferência de Berlim

Geografia da Costa do Marfim

A Costa do Marfim é um país localizado na porção oeste da África. Ela faz fronteira com:

  • Mali;

  • Burquina Faso;

  • Gana;

  • Libéria;

  • Guiné.

O país é banhando pelo oceano Atlântico. O relevo local é diversificado, formado por extensas planícies litorâneas ao longo da costa, além de partes montanhosas presentes do interior do país.

O clima e a vegetação apresentam uma clara divisão entre uma porção de clima tropical e vegetação frondosa, localizada na parte sul do país, e uma zona de clima semiárido e vegetação mais seca, situada no norte do país. Nesse contexto, destaca-se a grande biodiversidade presente nas áreas florestadas costa-marfinenses marcadas pela influência do clima tropical.

Mapa da Costa do Marfim

Mapa da Costa do Marfim

Demografia da Costa do Marfim

A Costa do Marfim possui cerca de 26 milhões de habitantes. O país conta com um índice de crescimento demográfico elevado, em razão da alta taxa de natalidade. Por sua vez, os demais indicadores demográficos e sociais são considerados insatisfatórios, sendo que o país é considerado uma nação com graves problemas em termos de saúde e educação.

O índice de desenvolvimento da população local é considerado baixo. A maior parte dos habitantes da Costa do Marfim moram nas áreas rurais e enfrentam dificuldades de acesso aos serviços básicos. A maior cidade em população da Costa do Marfim é Abidjan, uma das metrópoles da costa oeste africana, com quase 4 milhões de habitantes.

Economia da Costa do Marfim

A economia costa-marfinense, apesar dos recentes avanços em termos de investimentos, é considerada subdesenvolvida. A produção econômica local está fortemente ancorada no setor primário. O país é um dos grandes produtores mundiais de cacau, café e algodão.

Ademais, há também intensa produção de espécies alimentares tropicais, borracha e madeira. O ramo minerário é marcado pela extração de ouro e diamantes. O país detém, ainda, reservas significativas de petróleo e gás natural.

Grande quantidade de cacau
O cacau é o principal produto de exportação da Costa do Marfim.

Por sua vez, o setor secundário é pouco significativo para a economia local. A maior parte da produção primária é exportada sem nenhum beneficiamento. Há pequenas indústrias de alimentos, bebidas e beneficiamento de bens florestais. Já o setor terciário é forte nas áreas urbanas. Porém, este ainda está diretamente vinculado às atividades informais, como o comércio de rua e serviços diversos.

Leia também: Os 10 países mais pobres do mundo

Infraestrutura da Costa do Marfim

A infraestrutura da Costa do Marfim apresenta graves falhas em termos de acesso e qualidade. Mesmo assim, o país tem registrado avanços nos últimos anos, em especial por meio da construção de equipamentos de transporte e logística utilizados para a exportação de bens primários, como o cacau.

Por sua vez, o acesso da população a estruturas como estradas e energia ainda é deficitário. No mesmo sentido, o país enfrenta problemas relacionados à péssima estrutura de saúde e educação nacional. A ausência de saneamento básico é um exemplo da precariedade das políticas de saúde locais.

Governo da Costa do Marfim

A Costa do Marfim é considerada, na atualidade, uma república presidencialista. Porém, desde o período pós-independência, o país enfrenta fortes instabilidades políticas. As eleições locais são caracterizadas pelo alto nível de desconfiança da comunidade internacional, uma vez que ações de corrupção eleitoral são comuns.

Por sua vez, há no país uma perseguição sistemática aos grupos opositores dos governos dominantes. Há, ainda, um cenário de amplo desrespeito aos direitos humanos nessa nação. A instabilidade política local é um dos principais obstáculos para o crescimento da economia do país e melhoria da qualidade de vida da população.

Cultura da Costa do Marfim

A diversidade cultural é uma marca da sociedade costa-marfinense. O país guarda fortes influências do período de colonização francesa, como a língua, mas também abriga vários costumes dos povos tradicionais africanos.

A religião, por exemplo, marca essa diversidade, uma vez que o país é plurirreligioso, com práticas cristãs, muçulmanas e tribais entre a sua população. A influência africana é percebida, ainda, por meio da alimentação e das vestimentas. Além disso, a Costa do Marfim é reconhecida internacionalmente pelo futebol. O esporte faz parte do cenário cultural do país e é muito admirado pela sua população.

Basílica de Nossa Senhora da Paz, na Costa do Marfim.
A Basílica de Nossa Senhora da Paz é um dos símbolos da influência cristã no país.[1]

Curiosidades da Costa do Marfim

  • O nome do país, Costa do Marfim, tem origem no processo de colonização africana e reflete o intenso comércio de marfim realizado na região.

  • Os elefantes são um dos símbolos do país. A seleção nacional de futebol, inclusive, é apelidada de “os elefantes”.

  • Os atletas de futebol Didier Drogba e Yaya Toure são verdadeiras celebridades entre seu povo. Eles são os principais jogadores da seleção nacional de futebol.

  • A Costa do Marfim é a maior produtora mundial de cacau. Quase a totalidade da produção local é exportada para países mais desenvolvidos.

  • A maior catedral do mundo, a Basílica de Nossa Senhora da Paz, está localizada na cidade de Yamussucro.

Créditos da imagem

[1] Fabian Plock / Shutterstock.com  

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Um processo histórico cercado de problemas ainda não resolvidos.
A descolonização da África
Os dilemas e problemas vividos nesse novo período da história africana.
Argélia
Veja quais são as principais características da Argélia. Saiba mais também sobre as influências dos povos árabes e berberes nos costumes e nas tradições do país.
A África enfrenta diversos conflitos de origem étnica, religiosa e territorial que são reflexos da colonização do continente.
Conflitos na África
Saiba mais sobre os conflitos na África, os quais estão diretamente relacionados com o processo de colonização e independência dos países africanos. A partilha desse continente foi feita de acordo com os interesses dos colonizadores, resultando em uma série de conflitos. Leia este texto e entenda mais sobre o assunto.
Guiné
Saiba mais sobre o cenário econômico e social da Guiné, bem como veja as principais características geográficas desse país localizado na porção ocidental africana.
A Conferência de Berlim (1884-1885) tratou de delimitar as regiões de posse dos europeus no contexto da expansão imperialista
Partilha da África
Saiba em que consistiu a chamada Partilha da África e em que contexto ela aconteceu.
Países da África
Saiba quais são os países da África e suas capitais. Veja como esses países se distribuem em cinco grandes regiões. Descubra quais países da África falam português.
África
Conheça as principais características da África e tire as suas dúvidas sobre o continente considerado o berço da humanidade.
video icon
Enem
Pré-Enem | O que esperar do tema da redação?
O Pré-Enem é o intensivo preparatório do Brasil Escola para o Enem. Nele nós separamos os principais temas que devem ser estudados a menos de três meses do exame. Nesta transmissão você assistirá à aula sobre "O que esperar do tema da redação" com o professor Guga Valente!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!