Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Geografia
  3. Países
  4. Costa do Marfim

Costa do Marfim

A Costa do Marfim, assim como outros países da África Subsaariana, apresenta vários problemas socioeconômicos. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado baixo.

Com extensão territorial de 322.463 quilômetros quadrados, a Costa do Marfim está localizada no oeste da África. Esse país faz fronteiras com Gana (a leste), Guiné e Libéria (a oeste), Mali e Burkina Faso (ao norte), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (ao sul).


O território marfinense situa-se a oeste do meridiano de Greenwich, portanto, pertence ao Hemisfério Ocidental; localizado, também, ao norte da linha do Equador, integra o Hemisfério Setentrional. O país está entre os Trópicos de Capricórnio e o de Câncer, pertencendo à Zona Climática Intertropical, em que ocorre variação no clima conforme cada região: subequatorial de floresta (ao sul), tropical úmido (a noroeste) e tropical seco (a nordeste).

A Costa do Marfim apresenta grande diversidade étnica, sua população de 21.075.010 habitantes é composta por mais de 60 grupos étnicos distintos. A densidade demográfica (população relativa) é de 65,3 habitantes por quilômetro quadrado. Aproximadamente 49,5% dos habitantes residem em zonas urbanas.

O país possui duas capitais: Abidjan (sede do governo) e Yamoussoukro (administrativa). A primeira, com 3,8 milhões de habitantes, é a cidade que apresenta a maior concentração populacional. Com pouco mais de 300 mil habitantes, Yamoussoukro possui moderna arquitetura.

A economia nacional baseia-se na agricultura, com destaque para os cultivos de abacaxi, banana, café e, principalmente, cacau – o país é o maior produtor mundial desse fruto. Outro elemento importante é a exploração de gás natural e de petróleo. O setor industrial está em desenvolvimento, e, atualmente, opera no segmento alimentício e têxtil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Costa do Marfim, assim como outros países da África Subsaariana, apresenta vários problemas socioeconômicos. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é considerado baixo: 0,397. A taxa de mortalidade infantil é uma das maiores do planeta: 85 óbitos a cada mil nascidos vivos. Mais da metade dos marfinenses são analfabetos (51,5%). Para agravar ainda mais os problemas, em 2002, teve início uma guerra civil no país.

 


Bandeira da Costa do Marfim

Dados da Costa do Marfim:

Localização: África.

Independência: 7 de agosto de 1960.

Governo: República presidencialista.

Área: 322.463 km².

Capitais: Abidjan (sede do governo) e Yamoussoukro (administrativa).

Idiomas: Francês (oficial), diula e baulê.

População: 21.075.010 habitantes.

Densidade demográfica: 65,3 hab/km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 1,7%.

População urbana: 49,49%.

População rural: 50,51%.

População subnutrida: 14%.

Esperança de vida ao nascer: 47,7 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,397.

Moeda: Franco CFA.

Produto Interno Bruto (PIB): 23,4 bilhões de dólares.

PIB per capita: 1.072 dólares.


Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

 

Marcas da guerra civil na Costa do Marfim
Marcas da guerra civil na Costa do Marfim
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Argélia
Veja quais são as principais características da Argélia. Saiba mais também sobre as influências dos povos árabes e berberes nos costumes e nas tradições do país.