Cuba, um país que rompeu com o imperialismo
Cuba é um país localizado na América Central, é banhado pelo mar do caribe por se tratar de uma ilha.
O território de Cuba é pouco maior que o estado de Pernambuco e possui uma população de 11,2 milhões de habitantes, o país tem uma história semelhante aos outros países latinos, dependência financeira. Na segunda metade do século XX, Cuba era extremamente dependente dos Estados Unidos e Inglaterra.
Em 1959, Fidel Castro tomou o poder através de um golpe de estado, logo que assumiu o poder adotou uma política antiimperialista com um governo ditador de regime socialista, com o novo modelo político-econômico ele deu prioridade aos setores de saúde e educação, em contrapartida o governo americano promoveu embargo econômico, essa rivalidade fica bem próxima, pois o território cubano está a 170 km dos Estados Unidos.
Cuba na atualidade
Cuba conseguiu implantar suas reformas com ajuda soviética, que era um líder mundial socialista, mas como quem sustentava as medidas do regime era a União Soviética e essa, em 1991, passou por um desmoronamento interno, e em uma profunda crise econômica não conseguiu subsidiar Cuba. Como seu principal parceiro e sustentador se declinou o PIB cubano caiu drasticamente e mergulhou em uma profunda crise.
Atualmente o país, sem deixar suas idéias socialistas de lado, tem promovido uma abertura da economia, com a entrada de capital estrangeiro na construção de luxuosos hotéis no litoral das praias do Caribe. Mas a produção de Cuba é restrita a produtos primários.