Grécia
Considerada o berço da civilização ocidental, a Grécia está localizada no continente europeu e limita-se com a Turquia (a leste e a nordeste), Albânia (a oeste), Bulgária e Macedônia (ao norte), além de ser banhada pelo Mar Egeu (a leste), Mar Mediterrâneo (ao sul) e Mar Jônico (a oeste).
A população nacional soma 11,1 milhões de habitantes, sendo a densidade demográfica – população relativa – de 84,5 habitantes por quilômetro quadrado e a taxa anual de crescimento populacional de 0,2%. A maioria dos habitantes (61%) reside em áreas urbanas, e, Atenas, capital nacional, é a cidade com maior concentração populacional: 935.909 habitantes. A religião predominante é o cristianismo (95%), sobretudo o ortodoxo – 93%.
O país abriga a maior quantidade de monumentos da Antiguidade, e muitos deles são considerados patrimônios da humanidade: Templo de Apolo Epicuro, Acrópole de Atenas, Sítio Arqueológico de Olímpia, Oráculo de Delfos, cidade medieval de Rodes, monumentos paleocristãos e bizantinos de Salônica, ilha de Delos, cidade antiga de Corfu, entre tantos outros.
A riqueza histórico-cultural da Grécia é um grande atrativo para os turistas, que contribuem de forma significativa para a economia daquele país. Outra importante fonte de renda é o setor industrial, que atua principalmente na construção naval. O país, em virtude da mão de obra barata em relação à maioria das nações europeias, tem recebido investimentos estrangeiros para a instalação de indústrias.
Bandeira da Grécia
Dados da Grécia:
Localização: Europa.
Área: 131.990 km².
Capital: Atenas.
Idioma: Grego.
População: 11.161.335 habitantes.
Densidade demográfica: 84,5 hab/km².
População residente em área urbana: 61%.
População residente em área rural: 39%.
Esperança de vida ao nascer: 79,1 anos.
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,855.
Governo: República parlamentarista.
Atual presidente: Karolos Papoulias.
Moeda: Euro.
Produto Interno Bruto (PIB): 356,8 bilhões de dólares.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia