Whatsapp icon Whatsapp

Rotação de culturas

A rotação de culturas é importante para repor os nutrientes do solo e conservar o espaço agrícola.
Rotação de culturas envolvendo o cultivo de batata, aveia, ervilha e centeio
Rotação de culturas envolvendo o cultivo de batata, aveia, ervilha e centeio

A rotação de culturas é uma técnica agrícola que consiste na alternância planejada e previamente ordenada do cultivo de diferentes tipos de vegetais em um determinado período sobre um dado local. Esse procedimento é considerado uma forma prática e eficiente de amenizar o desgaste do solo provocado pela agricultura.

O conceito de rotação de culturas é frequentemente associado ou confundido com o de sequência de culturas. No entanto, esse último termo designa a alternância no plantio ordenado de uma área total, por exemplo: cultiva-se soja, depois tremoço, depois milho etc. Já na rotação de culturas essa dinâmica seguiria a lógica do esquema a seguir:

Esquema ilustrativo de um sistema de rotação de culturas
Esquema ilustrativo de um sistema de rotação de culturas

Com isso, podemos perceber que, diferentemente da sequência de culturas, a rotação no cultivo envolve a agricultura de diferentes vegetais em um mesmo espaço.

Os benefícios da rotação de culturas para o melhor aproveitamento e saúde dos solos estão relacionados tanto com a variação e deposição de matéria orgânica nos espaços agricultáveis quanto com a variação do índice de porosidade, que contribui para elevar o nível de infiltração nas terras férteis. Além disso, cada cultura deixa uma herança biológica nos solos, tornando-os mais propícios para outros tipos de vegetais, conforme estudos biotecnológicos previamente realizados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A combinação desses elementos, além da capacidade de adaptação ao clima e ao ambiente, é um fator determinante para a escolha dos vegetais a serem cultivados. Além disso, é necessário considerar os fatores econômicos na hora de definir quais elementos deverão ser plantados.

Os critérios econômicos também são responsáveis pela definição, por parte do agricultor, de qual será o cabeça de rotação, isto é, aquele vegetal que poderá ocupar mais espaço ou que gerará um maior rendimento bruto. Em boa parte dos casos, a cultura escolhida para ser a cabeça de rotação costuma ser o trigo, em virtude de sua baixa oferta no Brasil e a consequente elevação constante em seus preços.

Além da preservação física e bioquímica dos solos, a rotação de culturas ajuda a melhorar a reposição de matéria orgânica, facilita (em alguns casos) a adubação e promove uma maior variabilidade genética, tornando a agricultura em questão mais resistente a pragas. Outro fator de peso é o econômico, pois essa técnica contribui para uma maior oferta e variação de produtos agrícolas no país.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena

Artigos Relacionados

Ciclo do nitrogênio
Compreenda as principais etapas do ciclo do nitrogênio e entenda a sua importância para os seres vivos e para o ambiente!
Cultivo e conservação do solo
Conheça as técnicas agrícolas de cultivo e saiba qual delas colabora melhor para a conservação dos solos.
Terraceamento
Compreenda como funciona a técnica de terraceamento e quais as suas principais funcionalidades.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Ângulos na circunferência" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Ângulos na circunferência
Nessa aula veremos sobre ângulo central, ângulo inscrito, ângulo excêntrico interno, ângulo excêntrio externo e ângulo de segmento.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.