Tanzânia

A Tanzânia é um país da África que está localizado na costa leste do continente, sendo banhado pelo Oceano Índico e limitando-se ao norte com o Quênia, a noroeste com Ruanda, Uganda e Burundi, a oeste com a República Democrática do Congo (através do lago Tanganica), a sudoeste com a Zâmbia e ao sul com Malauí e Moçambique.

O país possui extensão territorial de aproximadamente 945 mil quilômetros quadrados, abrigando os três maiores lagos da África: Vitória, Tanganica e Malauí. Outros grandes destaques naturais da Tanzânia são os parques naturais com diversos animais e o monte Kilimanjaro, cujo pico atinge 5.895 metros de altitude, considerado o ponto mais elevado do continente africano.

A população, composta por cerca de 45 milhões de pessoas, apresenta grande diversidade étnica, com várias religiões, danças e outras manifestações culturais. Porém, esses habitantes enfrentam diversos problemas socioeconômicos, tais como baixa expectativa de vida, altas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo, subnutrição, entre outros.

Esses dados influenciam negativamente no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Tanzânia, que, conforme relatório divulgado em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), é muito baixo, com média de 0,398, ocupando o 148° lugar no ranking mundial, composto por 169 países.

A economia nacional está entre as que mais crescem no continente africano, contudo, ainda é pouco diversificada. A agricultura, sobretudo a de subsistência, continua sendo a principal fonte de captação de mão de obra e de receitas financeiras, com destaque para os cultivos de café, algodão e castanha de caju. O setor industrial atua nos segmentos alimentício, têxtil, fertilizantes, etc. Outra importante atividade financeira é a mineração: ouro e diamante.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Bandeira da Tanzânia
Bandeira da Tanzânia

Dados da Tanzânia:

Localização: África.

Área: 945.087 km².

Capital: Dodoma.

Idiomas: Kiswahili e inglês (oficiais).

População: 45.039.573 habitantes.

Densidade demográfica: 47,6 hab./km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 2,8%.

População residente em área urbana: 26,4%.

População residente em área rural: 73,6%.

Religiões: Cristianismo 53,2% (católicos 28%, protestantes 18,6%, outros 6,6%), islamismo 31,6%, crenças tradicionais 13,4%, outras 1,4%, agnosticismo e ateísmo 0,4%.

Esperança de vida ao nascer: 57 anos.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,398 (baixo).

Governo: República presidencialista.

Moeda: Xelim tanzaniano.

Produto Interno Bruto (PIB): 21,6 bilhões de dólares.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Monte Kilimanjaro: o ponto mais elevado da África
Monte Kilimanjaro: o ponto mais elevado da África
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assuntos relacionados
Foto da destruição causada pelo terremoto no Chile em 2010
Terremoto no Chile
Um território localizado em uma área sísmica.
Bandeira da Arábia Saudita
Arábia Saudita
Clique aqui e conheça as características territoriais, culturais e sociais da Arábia Saudita!