Whatsapp icon Whatsapp

Ampliando noções acerca da redundância

A redundância é definida como a repetição desnecessária de uma ideia antes ressaltada.
A redundância consiste na repetição desnecessária de uma ideia antes mencionada
A redundância consiste na repetição desnecessária de uma ideia antes mencionada

Mediante nossa prática cotidiana enquanto interlocutores, muitas vezes proferimos ou até mesmo deparamo-nos com circunstâncias comunicativas nas quais constatamos desvios de distintas naturezas, sejam estes de ordem ortográfica, sintática, morfológica, entre outros.

Estes, por sinal, se tornam imperceptíveis, pois, sobretudo em se tratando da oralidade, determinadas ocorrências acontecem de forma automática que, para detectá-las, faz-se necessário um certo conhecimento dos fatos que norteiam a língua. O fato é que tais manifestações comprometem de forma direta o desempenho linguístico de qualquer falante.

Conforme dito, vários são esses desvios. Sendo assim, o foco de nossa discussão direciona-se para um deles – por sinal bastante recorrente –, a redundância. Quando o pleonasmo abstém-se de seu caráter enfático, ele se transforma no que chamamos de redundância, cuja característica é, senão, a repetição desnecessária de uma ideia antes ressaltada, a qual configura um vício de linguagem. Situações relativas a “encarar de frente”, “elo de ligação”, “planejar antecipadamente” ilustram o assunto em questão, pois, mediante o atributo de únicas palavras (tais como elo, encarar e planejar), a elas infere-se toda uma noção do discurso ora proferido, dispensando assim qualquer tipo de complementação que porventura os acompanhe.

Com base nesses pressupostos, torna-se interessante que tenhamos uma noção um tanto quanto ampliada no que tange aos casos representativos, no sentido de evitarmos cometer este vício. Para tanto, sugere-se que analisemo-los:



Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Artigos Relacionados

Curiosidades relacionadas ao português brasileiro e ao europeu
Confira-as em apenas um clique!
Tendo em vista a natureza dos fatos linguísticos, a gramática apresenta divisões específicas
Divisões da Gramática
De acordo com a natureza dos fatos linguísticos, a gramática se caracteriza por apresentar divisões distintas. Conheça-as aqui e se mantenha informado (a)!
video icon
Matemática
Volume de tronco de cone
Nesta aula, iremos aprender como calcular o volume do tronco de cone usando a fórmula clássica de volume de cone e usando a fórmula específica para o tronco de cone.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!