Numerais coletivos

Sempre quando nos atemos ao termo “coletivo”, este nos remete à noção referente aos substantivos. Contudo, nem ao menos paramos para pensar que um século, por representar um conjunto de vários anos, mais precisamente cem, também é um caso representativo de alguns coletivos, embora integrando uma outra classe gramatical, dessa vez representada pelos numerais.

De posse dessas informações, resta-nos compreender o porquê de tal denominação, ou seja, qual característica se revela como fator preponderante? Esta reside no fato de que um termo, mesmo expresso no singular, concebe uma multiplicidade de outros seres, todos representando a mesma espécie.

Com base nesses pressupostos, tornar-nos-emos assíduos conhecedores dos principais casos que representam a modalidade em questão. Para tanto, eis que segue em evidência uma listagem com eles. Vejamo-los:



Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por: Vânia Maria do Nascimento Duarte
Assuntos relacionados
Apresentam-se como distintas as características dos numerais
Características dos numerais
Uma classe gramatical de notável importância: os numerais, razão pela qual você não pode deixar de conhecer as características que os demarcam!
Diferenças específicas demarcam o numeral e o artigo indefinido
Diferenças entre Numeral e Artigo indefinido
Como usuário da língua, que tal conhecer as diferenças entre o numeral e o artigo indefinido? Não se preocupe, um clique apenas!
A grafia e a leitura dos numerais se encontram demarcadas por aspectos específicos
Grafia e leitura dos numerais
Em se tratando da linguagem escrita, a grafia e leitura dos numerais são importantes, dessa forma, clique e confira!