Whatsapp icon Whatsapp

Ortoepia e prosódia

Referindo-nos ao título a que concebe o assunto em evidência, percebemos que se trata de dois casos ligados aos aspectos concernentes à chamada Gramática Normativa. E que, diga-se de passagem, apesar de complexos, tornam-se essenciais ao nosso conhecimento.

Assim como tantos outros, são de fundamental importância, tanto para a modalidade oral, quanto para a escrita, pois há situações em que, por um lapso de nossa parte, cometemos desvios ao pronunciarmos ou redigirmos os vocábulos de forma incorreta. Tal fato acaba interferindo de forma negativa na nossa imagem.

Em função disso é que analisaremos ambas as ocorrências, no intuito de nos mantermos informados sobre os aspectos particulares que permeiam os fatos concernentes à língua.

A ortoepia trata da correta pronúncia das palavras quanto à emissão de vogais, à articulação das consoantes e ao timbre. Como se evidencia nos casos a seguir:




A prosódia trata da correta pronúncia das palavras quanto à posição da sílaba tônica. Vejamos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Sessão, seção ou cessão?
O uso das palavras sessão, seção e cessão geram muitas dúvidas. Clique aqui e aprenda usá-las de forma correta!
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos dicendi".
Português
Verbos dicendi
Dizer, falar, gritar, responder são verbos dicendi, ou seja, palavras que apresentam a maneira pela qual uma pessoa se expressa. Assista a esta videoaula para aprender um pouco mais sobre essa classificação!