Vogais
As vogais são fonemas produzidos sem obstrução da passagem de ar e representados, no alfabeto, pelas letras A, E, I, O e U. Elas são a base das sílabas, sustentam a pronúncia das palavras e podem, inclusive, determinar o seu significado. No português brasileiro, o Y também pode representar o mesmo som que a vogal I representa em palavras de origem estrangeira; em algumas palavras, o W também pode ter som vocálico. Diferentemente das vogais, as consoantes não podem formar sílabas sozinhas.
Leia também: Como separar as sílabas das palavras
Resumo sobre vogais
- As vogais são sons básicos e produzidos sem obstrução da passagem de ar.
- São representadas por cinco letras do alfabeto: A, E, I, O e U.
- A letra Y também pode representar som vocálico, assim como a letra W em algumas palavras específicas.
- As vogais formam o núcleo da sílaba, enquanto as consoantes dependem delas para serem pronunciadas em uma sílaba.
- Além de estruturar as sílabas, as vogais são importantes por marcarem timbre, indicar tonicidade e diferenciar significados entre palavras.
O que são vogais?
Vogais são sons (fonemas) produzidos sem obstrução da passagem de ar e representados, na escrita, por algumas letras do alfabeto. São as vogais que formam a base das sílabas da língua portuguesa.
Veja:
asa → a-sa
A palavra “asa” se divide em duas sílabas: a-sa. Em ambos os casos, a letra A é a base para formar a sílaba. Por ser um som produzido sem obstrução da passagem de ar e que é a base da sílaba, a letra A é uma vogal, diferente da letra S, cujo som é produzido com uma obstrução parcial da passagem de ar e que não é a base da sílaba. Então, S é uma consoante.
Quais são as vogais?
Na língua portuguesa, as letras que podem representar as vogais são:
|
a – e – i – o – u |
Note como essas letras representam sons sem obstrução da passagem de ar, além de aparecerem como núcleo da sílaba em diversas palavras.
Veja exemplos:
arara
estremecer
inibir
osmose
urubu
Desde 2009, com o último Acordo Ortográfico entre os países de língua portuguesa, as letras K, W e Y voltaram a fazer parte do alfabeto. No português brasileiro, o Y também representa o mesmo som representado pela vogal I (ou, às vezes, pelas vogais A e I juntas) em palavras de origem estrangeira, embora seja pouco utilizado em nossa língua:
yoga
byroniano
byte
Yasmin
Ainda se discute a classificação da letra Y como uma vogal|1|, porque, apesar de ela representar um som vocálico, há divergência de opiniões sobre ela poder ou não ser considerada o núcleo das sílabas em que aparece. Ainda assim, alguns gramáticos entendem que essa letra representa sons vocálicos, assim como a, e, i, o e u.|2|
Importante: A letra W pode representar o mesmo som da consoante V ou o mesmo som da vogal U, dependendo da palavra. Assim como ocorre com Y, há discussões a respeito de W com som de vogal poder ser considerado o núcleo da sílaba.
- W com som de consoante: watts – Wagner – weberiano.
- W com som de vogal: Wi-Fi – William – website.
Veja também: Como classificar um encontro vocálico?
Vogais e consoantes
Diferentemente do que ocorre nos sons vocálicos, os sons consonantais são feitos com obstrução total ou parcial da passagem de ar. Além disso, na língua portuguesa, as sílabas não podem ser formadas apenas por consoantes. Veja:
pneu
A palavra “pneu” tem uma única sílaba, pois as consoantes P e N não podem ser pronunciadas isoladamente na palavra. Assim, o núcleo da pronúncia dessa palavra é a vogal E.
Veja a diferença entre sons de vogais (sons vocálicos) e sons de consoantes (sons consonantais):
|
Sons vocálicos |
Sons consonantais |
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Núcleo da sílaba. |
Dependentes de vogais para formar sílabas. |
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Passagem livre do ar. |
Obstrução total ou parcial do ar. |
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Podem formar sílabas sozinhos. |
Não podem formar sílabas sozinhos. |
Função das vogais
As principais funções das vogais são:
- Formar sílabas: as vogais são o núcleo das sílabas na língua portuguesa.
- Marcar timbre e abertura: por vezes, vogais abertas e fechadas marcam diferenças de significado em uma palavra. Exemplos: “avô” e “avó”, “colher” (verbo) e “colher” (substantivo).
- Indicar tonicidade: a posição da vogal tônica (ou seja, aquela pronunciada mais fortemente na palavra) define a pronúncia e a classificação da palavra em oxítona, paroxítona ou proparoxítona.
- Diferenciar significados: a troca de uma vogal pode criar palavras distintas. Exemplos: copo → copa → capa.
Saiba mais: Afinal, qual é a diferença entre letras e fonemas?
Exercícios resolvidos sobre vogais
Questão 1. (Objetiva, 2024)
Sobre o reconhecimento de vogais e consoantes, analisar os itens:
I. A palavra “saída” apresenta 3 vogais e 2 consoantes.
II. A palavra “dedos” apresenta 3 vogais e 2 consoantes.
III. A palavra “uva” apresenta 2 vogais e 1 consoante.
IV. A palavra “sabonete” apresenta 3 vogais e 3 consoantes.
Está CORRETO o que se afirma:
A) Apenas nos itens I e II.
B) Apenas nos itens I e III.
C) Apenas nos itens I, III e IV.
D) Apenas nos itens II, III e IV.
Resposta:
Alternativa B. Os itens I e III estão corretos. O item II está incorreto, pois a palavra “dedos” apresenta 2 vogais e 3 consoantes. O item IV está incorreto, pois a palavra “sabonete” apresenta 4 vogais e 4 consoantes.
Questão 2. (Objetiva, 2025 – adaptada)
De acordo com o reconhecimento de vogais e consoantes, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.
(1) Consoantes.
(2) Vogais.
( ) a, e, i.
( ) i, o, u.
( ) g, k, z.
A) 2 - 1 - 1.
B) 1 - 1 - 2.
C) 1 - 2 - 1.
D) 2 - 2 - 1.
Resposta:
Alternativa D.
As letras A, E, I, O e U são vogais. Já as letras G, K e Z são consoantes.
Notas
|1| FERRAREZI JUNIOR, Celso; TELES, Cláudia; TELES, Iara Maria. Alfabetização após Acordo Ortográfico de 1990: a questão do ‘y’ e do ‘w’. Revista da Abralin, v. 13, n. 1, p. 181-201, 2014. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/download/1205/1128/
|2| BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
Fontes
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.
FERRAREZI JUNIOR, Celso; TELES, Cláudia; TELES, Iara Maria. Alfabetização após Acordo Ortográfico de 1990: a questão do ‘y’ e do ‘w’. Revista da Abralin, v. 13, n. 1, p. 181-201, 2014. Disponível em: https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/download/1205/1128/