Whatsapp icon Whatsapp

Guerras Mundiais

Guerras: a humanidade caminha para o fim?
Guerras: a humanidade caminha para o fim?

Na seção Guerras Mundiais, os leitores poderão fazer uma emocionante viagem pelo tempo e pela história, desde visitas ao mundo antigo (Antiguidade oriental e Antiguidade clássica), passando pela Idade Média, ancorando nos portos europeus durante a Idade Moderna e embarcando com portugueses, espanhóis, franceses e ingleses rumo ao “Novo Mundo”, até chegar à América. Continuando, percorreremos a Idade Contemporânea e finalizaremos nossa viagem nos dias atuais.

Nesta seção, é possível percorrer mais de cinco mil anos de história para compreender aspectos e características fundamentais dos nossos antepassados e para perceber que as guerras e os conflitos entre os seres humanos existem desde o período que o homem começou a se sociabilizar, ou seja, a conviver em sociedade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nossos leitores terão a oportunidade de conhecer mais sobre o surgimento dos primeiros exércitos, das táticas e das estratégias de guerras, do desenvolvimento dos armamentos e dos instrumentos de guerra, desde o machado de pedra na pré-história até os armamentos químicos, biológicos e nucleares dos séculos XX e XXI.

Iremos perpassar, em nossa viagem, pelas guerras e conflitos da antiga Mesopotâmia, do Egito antigo, da Grécia antiga (onde veremos aspectos e características da Guerra de Troia e da Guerra do Peloponeso) e da civilização Romana (onde nos depararemos com as Guerras Púnicas e com a expansão e conquistas do Império Romano).

Durante a Idade Média, a viagem continua pela Guerra dos Cem Anos e pelos conflitos por posses de terras. Na Idade Contemporânea percorreremos os caminhos dos revolucionários franceses no ano de 1789 até às conquistas napoleônicas. No século XIX, daremos ênfase ao Imperialismo e ao Neocolonialismo europeu e ao domínio da Ásia e da África.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir do século XX, as histórias das guerras começaram a ter mudanças significativas, pois as guerras passaram a ser mais letais, com a introdução de novas tecnologias bélicas. Dentro desse contexto, analisaremos a Primeira Guerra Mundial, posteriormente a Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria, as descolonizações africanas e asiáticas, os conflitos no Oriente Médio e a chamada “Primavera dos povos árabes”, que está acontecendo nos dias atuais.

Esperamos suas visitas. Uma ótima leitura e bons estudos!

Publicado por Leandro Carvalho

Artigos de Guerras Mundiais

Soldado correndo em meio a ruínas durante um tiroteio entre tropas bosníacas e sérvio-bósnios em 1993 *
Guerra da Bósnia e a fragmentação da Iugoslávia
Entenda a Guerra da Bósnia, conflito que aconteceu durante a fragmentação da Iugoslávia na década de 1990.
O Cavalo de Troia
Guerra de Troia
Veja como a história da guerra de Troia, descrita na obra Ilíada, é composta por fatos verdadeiros e fictícios próprios da cultura grega contemporânea a seu autor, Homero.
A Guerra Fria teve os Estados Unidos e a União Soviética como seus grandes protagonistas.
Guerra Fria
Veja mais detalhes sobre a Guerra Fria, conflito político-ideológico de grande relevância que ocorreu ao longo da segunda metade do século XX.
video icon
Química
Osmose reversa
A osmose reversa é o processo contrário da osmose, ocorrendo por meio do aumento da pressão osmótica. A osmose, por sua vez, é o fenômeno em que o solvente passa de um meio menos concentrado para um meio mais concentrado por meio de uma membrana semipermeável.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Filosofia
Anaxágoras
Assista nossa videoaula para entender mais sobre o pensamento pluralista de Anaxágoras.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."