Whatsapp icon Whatsapp

Idade dos Metais

A Idade dos Metais corresponde ao último período da Pré-História, em 6 mil a.C., quando os primeiros humanos descobriram os metais e começaram a utilizá-los no seu cotidiano, produzindo objetos e fabricando armas. Essa última fase pré-histórica marca a transição para as primeiras civilizações que surgiram na Antiguidade oriental e é dividida em três fases, cada uma marcada por um diferente tipo de metal utilizado:

  • Idade do Ferro;

  • Idade do Bronze; e

  • Idade do Cobre.

A produção artística foi beneficiada pelo uso dos metais, por meio da confecção de armaduras e espadas utilizadas em guerras.

Leia também: O que foi o Período Paleolítico?

Principais características da Idade dos Metais

Machado de bronze fabricado na Idade dos Metais e utilizado durante as guerras.
Machado de bronze fabricado na Idade dos Metais e utilizado durante as guerras.

Por ser a última fase da Pré-História, a Idade dos Metais herdou as contribuições das fases anteriores, principalmente do Neolítico, que tantas transformações vivenciou. O surgimento da agricultura propiciou a sedentarização dos hominídeos, ou seja, eles deixaram de se deslocar de uma região para outra e começaram a morar em um único lugar. Além disso, o surgimento e o controle do fogo contribuíram também para o uso dos metais.

A Idade dos Metais ocorreu em 6 mil a.C. e foi marcada pelo surgimento das primeiras cidades. A produção agrícola aumentou e, consequentemente, a população. Os metais começaram a ocupar espaço como instrumento de trabalho dos hominídeos, e o fogo, além de aquecer, iluminar a noite e assar os alimentos, passou a fundir os metais e a ajudar na fabricação de armas e outros objetos. As atividades do dia a dia se tornaram mais eficientes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra característica da Idade dos Metais foi o surgimento do artesão. Esse trabalhador era responsável por utilizar os metais na produção de artefatos. Era uma atividade especializada e que exigia qualificação.

Ao longo do tempo e com o desenvolvimento dos primeiros grupos humanos, as relações sociais se tornaram mais complexas e a divisão do trabalho era feita a partir das mudanças ocorridas nesse último período da Pré-História. Não era apenas um aglomerado urbano que usava os metais, e sim vários grupos, o que resultou no aumento de guerras entre povos e cidades.

As disputas por terras férteis para a prática da agricultura e as rivalidades entre grupos fizeram com que conflitos acontecessem com mais frequência. Nesse contexto, em vez de armas fabricadas com ossos e dentes de animais, optou-se pelo uso de armas de metal.

Veja também: Aldeias neolíticas – agrupamentos humanos formados após a sedentarização

Períodos da Idade dos Metais

A historiografia divide a Idade dos Metais em três fases de acordo com o tipo de metal utilizado. São as idades do Ferro, do Bronze e do Cobre.

  • Idade do Cobre

O cobre foi o primeiro metal descoberto e utilizado pelos hominídeos e serviu para fabricar armas e utensílios domésticos. Esse metal era martelado a frio, e o fogo serviu para fundi-lo e modelá-lo. Os objetos fabricados com o cobre eram utilizados para armazenar a produção agrícola excedente e estavam relacionados com a quantidade de alimentos produzida.

  • Idade do Bronze

Os povos da Pré-História ficaram marcados pela experiência, praticidade e busca por soluções para os problemas do cotidiano. Para criar objetos mais resistentes, os hominídeos misturavam os metais encontrados e perceberam que essa mistura poderia ajudar no que eles mais precisavam. Ao misturar o cobre com o estanho, por exemplo, chegou-se ao bronze, um metal resistente e que foi de grande valia na confecção de armas e de objetos para uso diário.

Alguns objetos de bronze fabricados na Idade dos Metais, a última fase da Pré-História.
Alguns objetos de bronze fabricados na Idade dos Metais, a última fase da Pré-História.
  • Idade do Ferro

O ferro foi o último metal encontrado e utilizado pelos hominídeos durante a Pré-História e foi muito usado na fabricação de armas e de ferramentas para a agricultura. Para se fabricar o ferro, era necessário muito esforço e trabalho, como a fundição, a retirada de impurezas e a regulagem da quantidade de carbono utilizada. Por conta dessas exigências, o uso do ferro só acontecia após o artesão aprender todo o processo de preparação.

A arte da Idade dos Metais

As armas e os objetos fabricados a partir dos metais são as principais fontes históricas sobre esse período da Pré-História. A modelagem e a fundição impressas pelos hominídeos na fabricação desses artefatos se tornaram verdadeiras obras artísticas pelo contorno e características próprias.

Veja também: Diferentes modalidade de arte na Pré-História

Resumo sobre a Idade dos Metais

  • A Idade dos Metais corresponde ao último período da Pré-História, ocorrido em 6 mil a.C., e é caracterizada pelo uso do cobre, do ferro e do bronze na fabricação de artefatos usados pelos hominídeos nas guerras e na produção agrícola.

  • Esse período é dividido em três fases: Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro.

  • A metalurgia fez surgir a figura do artesão, trabalhador especializado na fabricação de armas e objetos a partir dos metais.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Leia os itens abaixo e assinale a alternativa correta que traz uma característica da Idade dos Metais.

A) Foi o primeiro período da Pré-História, quando os hominídeos eram nômades e suas atividades eram a caça, a pesca e a colheita.

B) A Idade dos Metais é caracterizada pelo uso do ferro, do bronze e do cobre na fabricação de armas e utensílios domésticos.

C) As águas do rio, e não o fogo, eram utilizados pelos hominídeos para descobrir e fabricar armas a partir do bronze.

D) O período da Pré-História que ficou marcado pelo uso intensivo dos metais foi o Neolítico.

Resolução

Alternativa B. A Idade dos Metais foi o último período da Pré-História e foi marcado pelo uso dos metais na fabricação de artefatos usados pelos hominídeos.

Questão 2 – Sobre o uso do fogo na fabricação dos metais durante os últimos momentos da Pré-História, é correto afirmar que:

A) o fogo era usado para fundir e modelar os metais na fabricação de objetos.

B) os metais eram martelados e os hominídeos dispensaram o uso do fogo na fabricação de utensílios.

C) ao invés do fogo, a água era usada para modelar o ferro e o cobre.

D) em nenhum momento da Pré-História, o fogo foi utilizado pelos hominídeos.

Resolução

Alternativa A. O fogo foi muito utilizado pelos hominídeos para fundir e modelar os metais durante a fabricação das armas e de utensílios domésticos.

Publicado por Carlos César Higa
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A Evolução do Homem
O processo de formação da espécie humana.
Arte na Pré-História
Acesse o texto e saiba mais sobre a arte na Pré-História, com enfoque nos períodos Paleolítico e Neolítico. Veja também sobre a arte na Pré-História no Brasil.
Arte rupestre
Acesse e conheça mais sobre a arte rupestre. Acompanhe como essa representação artística se destacou ao longo da Pré-História. Veja suas principais características.
As ferramentas na Pré-história
Criadas para facilitar a sobrevivência dos primeiros homens, as ferramentas de trabalho marcaram a evolução humana na Pré-história.
Criacionismo
Saiba o que diz o criacionismo, uma visão religiosa sobre a origem da vida. Veja o entendimento grego e cristão, bem como as críticas a essa teoria.
Período Neolítico
Veja as transformações do período Neolítico na vida humana primitiva. Confira as características gerais, a arte, a economia e as principais conquistas desse período!
Período Paleolítico
Pré-História, Período Pré-Histórico, Período Paleolítico, grupos hominídeos, homem pré-histórico, Paleolítico Inferior, Paleolítico Superior, Idade da Pedra Lascada, caça, pesca, coleta.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.