Whatsapp icon Whatsapp

Bronze

O bronze é uma liga metálica que possui o cobre como elemento base. Ele é utilizado na fabricarão de diversos objetos.
Medalha de bronze
Medalha de bronze

Vamos falar agora de um material que já confundiu muita gente, o Bronze. Você já procurou por este composto na Tabela Periódica?

Quando se fala das medalhas de Bronze no esporte, é normal confundirmos a liga que as compõe como sendo de metais puros. Até por que, as outras medalhas (ouro e prata) são confeccionadas pelos respectivos metais representados pelos símbolos Au e Ag, retirados da natureza no estado puro. Mas de onde vem o Bronze? É fabricado pelo homem.

Na verdade se trata de uma liga metálica, vamos à definição:

Liga metálica é um material com propriedades metálicas que contêm dois ou mais metais ligados entre si.

O bronze é um conjunto de ligas metálicas que possui o cobre como elemento base. Como a intenção era obter um material com características superiores às do cobre, foram acrescentados outros metais como estanho, zinco, alumínio, antimônio, fósforo, entre outros. O produto final (liga metálica) se tornou resistente, não corrosiva e de fácil manuseio, podendo ser polida e obtida de várias cores e tonalidades.

O ponto de fusão do Bronze varia entre 900º C e 1000º C, este composto metálico é aplicado na produção de estátuas, medalhas, armas, maçanetas e outras ferramentas.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Conceito e Características dos Gases
Saiba mais sobre as principais características que delimitam os gases ideais.
Descoberta da primeira partícula subatômica: o elétron
A descoberta do elétron foi feita por J. J. Thomson, em 1897, por meio de um experimento com um tubo de raios catódicos.
Distribuição eletrônica de íons
Aprenda a realizar a distribuição eletrônica de íons no diagrama de Linus Pauling.
Força ácida
Clique aqui e entenda o que é determinado pela força ácida!
Ligação Iônica
Entenda como ocorre a ligação iônica, descubra seus princípios e características e aprenda a montar as fórmulas de compostos iônicos.
Separação de misturas heterogêneas
Filtração, decantação, ventilação, sublimação, separação magnética, misturas heterogêneas, filtro de algodão, filtro de papel, filtro de porcelana, limalha, pó de enxofre.
Termômetro
Termômetro, tubo capilar de vidro graduado, bulbo cheio de mercúrio, capilaridade, mercúrio, metal líquido, taxa de expansão, escala termométrica, variação de temperatura, escala Celsius, ebulição da água, Sistema Internacional, escala Kelvin.
video icon
Professora ao lado do texto"Aposto".
Português
Aposto
Aposto é o nome que se dá ao elemento sintático que se junta a outro a título de explicação ou de apreciação. Assista a esta videoaula e aprenda um pouco mais sobre o emprego e a classificação desse termo acessório da oração.