Ferro

Hematita: o principal minério de ferro.
Hematita: o principal minério de ferro.

O nome ferro é derivado do latim ferrum, é um metal maleável, tenaz, de coloração branco-acizentada apresentando propriedades magnéticas; é ferromagnético à temperatura ambiente, assim como o Níquel e o Cobalto. É duro e resistente, mas ao mesmo tempo é maleável e dúctil. Possui símbolo atômico Fe e à temperatura ambiente, encontra-se no estado sólido. É extraído da natureza sob a forma de minério de ferro, mas passa para o estágio de ferro-gusa através de processos de transformação. Ao passar por um processo chamado descarbonetação, o metal é aquecido em um ambiente em que há presença de oxigênio, o que faz com que o metal oxide e perca carbono. Se a descarbonetação for total, é perdido carbono apenas na superfície. Já na descarbonetação parcial, o carbono reduzido encontra-se nas camadas mais periféricas do aço. O aço comum é uma liga de aproximadamente 98,5% de  ferro, 0,5 a 1,7% de carbono e traços de silício, enxofre e fósforo .

O núcleo da Terra tem em sua composição o elemento ferro. Esse metal é muito usado atualmente, principalmente nas Siderúrgicas, onde é componente do aço. Os minérios de Ferro são encontrados, em seu estado natural, em muitos tipos de rocha, sendo as principais: Hematita, Magnetita (pedra-ímã) e Siderita (pedra de ferro). A Pirita que ficou conhecida popularmente como “ouro dos tolos”, pode ser confundida com o metal ouro devido à sua coloração amarela. A hematita é o principal minério de ferro.

O ferro possui propriedades como: bom condutor de calor e eletricidade, atualmente é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc.), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras aplicações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

A ilustração retrata fórmulas químicas de substâncias estudadas na Química Inorgânica
Definição de Química Inorgânica
Veja a definição antiga e a atual de Química Inorgânica, saiba diferenciá-la da Química Orgânica e entenda quais são as funções inorgânicas.
Jambo-vermelho
Você conhece o jambo-vermelho? Clique aqui e saiba mais sobre esse fruto, a planta da qual ele se origina e suas propriedades benéficas.
O ácido fluorídrico é corrosivo
Ácido Fluorídrico (HF)
Conheça algumas propriedades e aplicações do ácido fluorídrico (HF).
O óxido de zinco é um óxido anfótero conhecido como alvaiade, sendo usado na pintura do rosto dos palhaços de circo
Óxidos anfóteros
Conheça a classificação dos óxidos em óxidos anfóteros, veja exemplos e como eles se comportam.
Os óxidos ácidos são os grandes responsáveis pela chuva ácida que destrói florestas
Óxidos ácidos
Definição dos óxidos ácidos, exemplos, fórmulas, reações que participam, ocorrência no cotidiano e sua contribuição para as chuvas ácidas.
video icon
Português
Tipos de argumento para redação | Argumento por citação de autoridade
Argumento por citação de autoridade, uma das formas mais recorrentes de argumentação, é a validação do que se pensa por meio da citação a algum especialista. Você sabe como fazer isso corretamente? Nesta aula, o profº. Guga explica tudo!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?