Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História Geral
  3. Pré-História
  4. Período Paleolítico

Período Paleolítico

O Período Paleolítico é a parcela de tempo que compreende desde as origens do homem até 8000 A.C.. Dentro desse período ainda existem duas subdivisões: o Paleolítico Inferior (5000.000 – 30.000 A.C.) e o Paleolítico Superior (30.000 – 8.000 A.C.). Em ambos os períodos, a falta de uma ampla documentação dificulta a obtenção de informações mais específicas sobre os primeiros grupos humanos que ocuparam o globo terrestre.

Sabe-se que as temperaturas da Terra eram bem menores, o que obrigava as populações hominídeas a viverem dentro de cavernas. O falta das técnicas de cultivo agrícola e a não criação de animais limitavam as atividades subsistentes à pesca, a caça e a coleta de frutos. Tais práticas impediam a sedentarização dos primeiros grupos humanos, que se deslocavam constantemente.

O desenvolvimento físico e intelectual dos hominídeos concedeu-lhes a oportunidade de transformação de seu modo de vida. Uma das mais significativas descobertas dessa época foi o domínio sobre o fogo. Segundo alguns pesquisadores, os primeiros grupos a utilizarem este tipo de artifício se encontravam na porção oriental do continente africano. Essa descoberta ofereceu maior autonomia do homem em relação à Natureza ao complexificar os hábitos alimentares e aquecer sua morada.

Além disso, o uso de madeira, pedras, marfim e ossos possibilitaram a fabricação dos primeiros instrumentos domésticos e de caça. O uso de lascas de pedra se tornou bastante recorrente, fazendo do Período Paleolítico também conhecido como “Idade da Pedra Lascada”. No período Paleolítico Superior, o clima terrestre sofreu uma grande transformação que causou diversas geadas na porção norte do continente europeu.

Nessa mesma época, ocorreram vários deslocamentos humanos que ampliaram as regiões de ocupação humana pelo mundo. Depois desse período de glaciações, o Homo sapiens moderno realizava a caça de animais de grande porte (renas e mamutes) através da invenção de diferentes armadilhas. Além disso, as primeiras pinturas rupestres representavam cenas cotidianas e animais da época.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Uma pintura rupestre do Período Paleolítico.
Uma pintura rupestre do Período Paleolítico.
Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Criacionismo: uma explicação do mundo encontrada em diferentes civilizações.
Criacionismo
Criacionismo, Teorias Criacionistas, Mitos Criacionistas, criação, evolução, Egito Antigo, Grécia Antiga, criacionismo bíblico, ciência x religião, neocriacionismo, origem do mundo, origem do homem.
Artefatos em metal produzidos na Antigüidade.
Idade dos Metais
Idade dos Metais, povos pré-históricos, formação dos primeiros centros urbanos, ferro, cobre, bronze, sociedades patriarcais, Mesopotâmia, Revolução Urbana, comunidades agrícolas auto-suficientes, cidades.
A compreensão da arte rupestre é um grande desafio para vários pesquisadores.
A arte rupestre
As características e questões referentes a esse tipo de manifestação artística.
A ocupação do continente americano promove um acalorado debate na comunidade científica.
Ocupação do Continente Americano
As teses que buscam explicar a chegada dos primeiros homens à América.
Pintura rupestre localizada na Rocha de Bhimbetka, Índia.
Arte na Pré-História
Acesse o texto e saiba mais sobre a arte na Pré-História, com enfoque nos períodos Paleolítico e Neolítico. Veja também sobre a arte na Pré-História no Brasil.
Período Neolítico
Veja as transformações do período Neolítico na vida humana primitiva. Confira as características gerais, a arte, a economia e as principais conquistas desse período!
Estatueta de terracota da cultura Nok.*
Cultura Nok africana
Conheça a cultura Nok clicando aqui!
O machado de pedra do período paleolítico foi uma das primeiras ferramentas utilizadas pelos homens
As ferramentas na Pré-história
Criadas para facilitar a sobrevivência dos primeiros homens, as ferramentas de trabalho marcaram a evolução humana na Pré-história.