Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História Geral
  3. Pré-História

Pré-História

A Pré-História foi o período do surgimento e desenvolvimento dos primeiros humanos na Terra. Para sobreviver às intemperes da natureza, eles tiveram que se adaptar ao meio ambiente. Esses grupos eram caçadores, pescadores e coletores, alimentando-se daquilo que estava disponível na natureza.

Com o passar do tempo, a relação entre ser humano e natureza mudou, pois a humanidade começou a dominar e explorar a natureza. A descoberta e o controle do fogo bem como o surgimento da agricultura promoveram significativas mudanças na forma dos hominídeos se organizarem socialmente. A Idade dos Metais mostrou o nível de complexidade do homem primitivo ao usar metais como ferro para a confecção de armas.

Leia também: A importância das ferramentas na Pré-História

Divisão da Pré-História

A Pré-História foi o período da nossa história que começou com o surgimento do primeiro ser humano, em, aproximadamente, 3 milhões de anos a.C., alcançando o surgimento da escrita, por volta de 4 mil a.C. Ao longo desse tempo, os primeiros grupos humanos passaram pelo processo de adaptação ao meio ambiente em busca da sobrevivência, transformaram-se em caçadores, coletores e agricultores, até utilizarem os metais, como ferro. Esse período extenso é dividido em quatro partes:

O ser humano do Paleolítico era caçador, pescador e coletor, utilizando instrumentos feitos com pedra lascada.
O ser humano do Paleolítico era caçador, pescador e coletor, utilizando instrumentos feitos com pedra lascada.

No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos. Esse período é conhecido como Idade da Pedra Lascada, por causa da produção de objetos lascados em pedras.

No final do Paleolítico, ocorreu a descoberta e o controle do fogo. Dessa forma, os humanos poderiam caçar à noite, cozinhar os alimentos, espantar animais selvagens e se proteger do frio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Período Mesolítico

Entre o Paleolítico e o Neolítico, o período do Mesolítico foi o momento de transição e de transformações significativas para os hominídeos. A formação geográfica do planeta Terra foi concluída, e as modificações no ambiente promoveram a sedentarização de alguns grupos, fixando-se em determinadas regiões férteis.

  • Período de Neolítico

Alguns estudiosos consideram o período do Neolítico como uma revolução por conta do aprofundamento das relações entre o ser humano e o meio ambiente. A principal característica desse período da Pré-História foi a prática da agricultura. Os grupos que se sedentarizaram e se tornaram agricultores utilizavam da terra para sobreviver. Eles se tornaram produtores de alimentos. Foi nesse momento que o artesanato se desenvolveu por meio da produção de utensílios domésticos feitos de palha ou argila para armazenar a produção excedente.

  • Idade dos Metais

Por fim, o último período da Pré-História é a Idade dos Metais. Por volta do ano 6 mil a.C., os metais foram utilizados para a confecção de armas e outros instrumentos. Surgia a figura do artesão, aquele que trabalhava especificamente na produção de objetos feitos dos metais.

Além disso, as primeiras aldeias agrícolas aumentaram a população e se tornaram os primeiros aglomerados urbanos da história. A organização social se tornou mais complexa, e novas formas de trabalho foram surgindo das demandas do momento.

Veja também: Cultura Nok africana – importante estética do povo Nok

Homem pré-histórico

Ao surgir no planeta Terra, há, aproximadamente, 4 milhões de anos, o ser humano procurou se adaptar ao ambiente em que vivia. Observava os animais e a natureza que o cercavam. Se tinha alguma necessidade, logo procurava satisfazê-la. O homem pré-histórico percebeu que, sozinho, não poderia sobreviver. Por isso, buscou unir-se com outros homens para caçar animais de pequeno e médio porte, compartilhar experiências e os primeiros ritos religiosos. Eles eram nômades, estavam em constante busca por lugares melhores para sobreviver.

Quando um animal era abatido, os grupos não apenas consumiam a carne, mas utilizavam toda a carcaça. A pele era retirada e servia de agasalho para os dias mais frios. Os ossos maiores, lascados nas pedras, tornavam-se objetos pontiagudos e serviam de armas. Já os ossos menores serviam de colares para recordar as caças bem-sucedidas do passado. No primeiro momento da Pré-História, tudo era compartilhado com o grupo.

Arte na Pré-História

A arte na Pré-História é denominada arte rupestre. Os hominídeos tinham o hábito de fazer desenhos nas paredes das cavernas representando animais selvagens que foram capturados ou que desejavam capturar. Principalmente no período do Neolítico, os objetos de cerâmica também eram locais para pinturas, representando cotidiano dos primeiros agrupamentos humanos. Estudiosos se basearam nessas produções artísticas para iniciar os estudos sobre a Pré-História. Para saber mais informações acerca das produções artísticas dessa época, leia: Arte na Pré-História.

Os hominídeos desenhavam nas paredes das cavernas vários animais que foram abatidos ou que eles desejavam abater.
Os hominídeos desenhavam nas paredes das cavernas vários animais que foram abatidos ou que eles desejavam abater.

Trabalho na Pré-História

Desde o período do Paleolítico que os primeiros grupos humanos dividiam seus trabalhos. Aos homens cabia a função de caçar animas e pescar peixes, enquanto as mulheres, além de cuidar dos filhos recém-nascidos, faziam a coleta dos frutos.

No último período da Pré-História, a Idade dos Metais, surgiu a figura do artesão, o trabalhador que se especializou na extração dos metais e na confecção de armas. Além disso, os artesãos também faziam objetos de cerâmica para armazenar a produção excedente.

Pré-História no Brasil

Quando os portugueses desembarcaram no Brasil, em 22 de abril de 1500, não encontraram um território desabitado. Já existiam inúmeras tribos espalhadas pelo litoral e no interior. A organização social dessas tribos era diferente dos europeus, e o choque cultural foi o primeiro empecilho entre o colonizador e os primeiros habitantes daquele continente, batizado de América.

A chegada dos primeiros habitantes ao Brasil começou logo após os primeiros agrupamentos humanos atravessarem o Estreito de Bering, na fronteira entre a Sibéria e o Alasca, fugindo do frio. As tribos se espalharam por todo o continente americano vindas desse estreito ou por barcos oriundos da Oceania. Conforme estudos arqueológicos, a presença humana no Brasil começou há 12 mil anos, ou seja, é uma ocupação recente. Os primeiros habitantes eram caçadores-coletores, agricultores e povoaram o litoral.

Os vestígios dessa primeira presença humana no Brasil estão presentes em sítios arqueológicos localizados:

Esses locais guardam também pinturas rupestres dentro das cavernas por onde passaram os primeiros habitantes do nosso país.

Curiosidades sobre a Pré-História

  • O fóssil mais antigo do Brasil, batizado de Luzia e datado de 12.500 a 13 mil anos, foi encontrado em Lagoa Santa, Minas Gerais.

  • A descoberta e o controle do fogo permitiram aos hominídeos saírem em caçada durante a noite para capturar suas presas.

Resumo sobre a Pré-História

  • A Pré-História é dividida em Paleolítico, Mesolítico, Neolítico e Idade dos Metais.

  • O ser humano da Pré-História teve que se adaptar ao meio ambiente para sobreviver, transformando-se, ao longo do tempo, de nômade caçador a sedentário agricultor.

  • A arte na Pré-História deu-se com as pinturas nas cavernas e em objetos de argila, representando o cotidiano e as primeiras crenças dos hominídeos.

  • O trabalho era dividido desta forma: os homens realizavam a caça e a pesca, e as mulheres coletavam frutos e cuidavam dos filhos.

  • A Pré-História no Brasil começou há 12 mil anos, e os primeiros habitantes eram caçadores e agricultores.

Exercícios resolvidos

Questão 1 – Leia os itens seguintes e assinale a alternativa correta sobre o período Paleolítico:

A) Foi o primeiro período da Pré-História, quando os hominídeos eram caçadores, coletores e nômades.
B) Nele surgiram as primeiras cidades e as primeiras civilizações da Antiguidade oriental.
C) Foi marcado pela sedentarização dos hominídeos e a produção agrícola.
D) Os hominídeos não caçavam nem pescavam, apenas se alimentavam de frutos das árvores.

Resolução

Alternativa A. O Paleolítico é o período mais antigo da Pré-História e caracterizado pelas atividades como a caça, pesca e coleta. Os primeiros hominídeos eram nômades, ou seja, não tinham local fixo para morar, estavam em constante deslocamento.

Questão 2 – Para alguns estudiosos da Pré-História, o período do Neolítico é visto como uma revolução por conta das inúmeras transformações ocorridas no cotidiano dos hominídeos. Sobre esse período, assinale a alternativa que corretamente mostra uma dessas transformações:

A) caça de animais selvagens
B) constante procura por lugares para melhor sobreviver
C) surgimento da agricultura
D) coleta de frutos e raízes para a cura de doenças.

Resolução

Alternativa C. O surgimento da agricultura promoveu uma grande transformação na vida dos humanos do período do Neolítico. Ao se tornar um agricultor, o ser humano precisou fixar-se em um terreno para cuidar da terra e de sua colheita. Dessa forma, vários grupos deixaram de ser nômades para serem sedentários.

Crédito da imagem

[1] thipjang / Shutterstock

Publicado por: Carlos César Higa
Assista às nossas videoaulas

Artigos de "Pré-História"